You are currently viewing História – Viver na cidade

História – Viver na cidade

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental

As cidades são espaços localizados na zona urbana de um Município. elas contam com atividades baseadas na industrialização e no comércio. As cidades quando não têm um planejamento na urbanização acabam sofrendo com muitos problemas como, por exemplo, poluição e engarrafamentos que dificultam o deslocamento.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/goi%c3%a2nia-viaduto-latif-sebba-marco-6833823/. Acesso em 14 nov. 2022

QUESTÃO 1

Faça uma entrevista com algum adulto que mora na cidade e anote as percepções que o seu entrevistado tem sobre o ambiente urbano.

  1. Há quanto tempo você vive na cidade?
  2. Quais as principais mudanças você percebeu ao longo dos anos na cidade?
  3. Quais os pontos de melhoria são necessários na cidade para uma melhor qualidade de vida da população?

QUESTÃO 2

Observe a imagem a seguir:

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Refl%C3%AAxo_sobre_o_rio_poluido_do_Rio_Tiet%C3%AA._-_panoramio.jpg. Acesso em 14 nov. 2022

  1. Quais os problemas da cidade você consegue identificar na imagem?
  2. De que forma os problemas podem dificultar a boa qualidade de vida dos habitantes?

QUESTÃO 3

As cidades são administradas pelos prefeitos com a colaboração do vice-prefeito.  Eles são escolhidos por voto em eleições que acontecem de quatro em quatro anos.

Você tem conhecimento de quem administra o seu Município? Faça uma pesquisa sobre o Município em que você mora e preencha o quadro:

SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Prefeito”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vtKqV6rMjAc Acesso 18 nov 2022


ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-4o-ano/


Componente Curricular:História
Habilidades:
(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
Referências
BRASIL ESCOLA. O que é urbanização? Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm. Acesso em: 14 nov. 2022.

CASHME. Cidades sustentáveis. Disponível em: https://www.cashme.com.br/blog/cidade-sustentavel/. Acesso em: 14 nov. 2022.

CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis história, 4º ano : ensino fundamental, anos iniciais. 2. ed. São Paulo : Ática, 2017.

IBGE EDUCA. POPULAÇÃO RURAL E URBANA. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html#:~:text=De%20acordo%20com%20dados%20da,brasileiros%20vivem%20em%20%C3%A1reas%20rurais. Acesso em 14 nov. 2022. 

IBGE EXPLICA. Cidades sustentáveis. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=am2WOYu4iFc&t=220s. Acesso em 14 nov. 2022. 

RECORD TV GOIÁS. Goiânia 86 anos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Gyrrczrt0U0. Acesso em: 14 nov. 2022.