You are currently viewing História – Vida de criança

História – Vida de criança

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/quadro-com-crianca-feliz_5183401.htm#fromView=search&page=1&position=24&uuid=dfc09142-cbf7-40e3-9d19-70442bf2f225>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

VIDA DE CRIANÇA

OLÁ ESTUDANTE!

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/design-de-banner-do-dia-nacional-da-pipoca_34913471.htm#query=CRIAN%C3%87A%20COMENDO%20POP%20CORN%20DESENHO&position=42&from_view=search&track=ais>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

VAMOS COMEÇAR ENTENDENDO SOBRE IDENTIDADE.

IDENTIDADE É COMO NOS RECONHECEMOS, É QUEM SOMOS. ISSO PODE INCLUIR NOSSO NOME, APELIDO E ATÉ MESMO NOSSO NOME SOCIAL. O NOME SOCIAL É O NOME PELO QUAL UMA PESSOA PREFERE SER CHAMADA.

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-bonito-e-estudante-de-menina_43941641.htm#fromView=search&page=10&position=6&uuid=36e17c65-69c9-4f33-9837-72d900f0749f>. Acesso em: 07 de março de 2024.

QUAL É O SEU NOME? COMO VOCÊ PREFERE SER CHAMADO?

O NOME É ALGO MUITO ESPECIAL, É O QUE NOS IDENTIFICA E NOS DIFERENCIA DOS OUTROS. ASSIM COMO VOCÊ TEM UM NOME ÚNICO, OUTRAS CRIANÇAS AO REDOR DO MUNDO TAMBÉM TÊM.

E VOCÊ SABIA QUE  MESMO QUE TENHA NOME, APELIDO OU ATÉ NOME SOCIAL DIFERENTE, TANTO VOCÊ COMO CRIANÇAS QUE VIVEM EM OUTRO PAÍS, TEM SONHOS, BRINCAM E APRENDEM?

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-criancas-de-diferentes-paises_5934385.htm#fromView=search&page=2&position=16&uuid=1a2890ff-f715-40bb-8135-a561e479b515>. Acesso em: 07 de março de 2024.

ALGUMAS CRIANÇAS AO REDOR DO MUNDO PODEM FALAR LÍNGUAS DIFERENTES, VESTIR ROUPAS DIFERENTES OU TER TRADIÇÕES DIFERENTES, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE SÃO TÃO DIFERENTES ASSIM. NA VERDADE, ESSAS DIFERENÇAS TORNAM O MUNDO UM LUGAR MAIS INTERESSANTE E COLORIDO. PODEM TER COSTUMES DIFERENTES MAS SÃO CRIANÇAS E GOSTAM DE SE DIVERTIR. 

CONHEÇA ALGUNS EXEMPLOS DE BRINCADEIRAS POPULARES EM DIFERENTES PAÍSES AO REDOR DO MUNDO:

É IMPORTANTE VALORIZAR A CULTURA DE CADA INDIVÍDUO. RESPEITAR AS IDENTIDADES DE CADA PESSOA É FUNDAMENTAL PARA CRIAR UM MUNDO ONDE TODOS SE SINTAM VALORIZADOS E ACEITOS.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

O NOME É ALGO MUITO ESPECIAL, É O QUE NOS IDENTIFICA E NOS DIFERENCIA DOS OUTROS.

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-bonito-e-estudante-de-menina_43941641.htm#fromView=search&page=10&position=6&uuid=36e17c65-69c9-4f33-9837-72d900f0749f>. Acesso em: 07 de março de 2024.

A) QUAL É O SEU NOME? COMO VOCÊ PREFERE SER CHAMADO?


B) VOCÊ SABIA QUE EXISTEM CRIANÇAS EM OUTROS PAÍSES QUE TÊM NOMES, APELIDOS OU ATÉ MESMO NOMES SOCIAIS DIFERENTES DOS SEUS? COMO VOCÊ SE SENTE EM RELAÇÃO A ISSO?


QUESTÃO 2

IDENTIDADE É COMO NOS RECONHECEMOS, É QUEM SOMOS. É IMPORTANTE RESPEITAR A IDENTIDADE DE CADA PESSOA

(A) PORQUE TODAS AS PESSOAS DEVEM SER IGUAIS.

(B) PORQUE AS PESSOAS PODEM SER DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS.

(C) PORQUE É DIVERTIDO FAZER BRINCADEIRAS COM OS NOMES DAS PESSOAS.

(D) PORQUE AS PESSOAS NÃO TÊM DIREITO À PRIVACIDADE.

QUESTÃO 3

VOCÊ SABIA QUE  TANTO VOCÊ COMO CRIANÇAS QUE VIVEM EM OUTRO PAÍS, TEM SONHOS, BRINCAM E APRENDEM? MESMO TENDO REALIDADES DIFERENTES SÃO CRIANÇAS, E GOSTAM DE SE DIVERTIR.

A) SE VOCÊ PUDESSE EXPERIMENTAR UMA BRINCADEIRA DE OUTRO PAÍS, QUAL VOCÊ ESCOLHERIA E POR QUÊ?


B) POR QUE É IMPORTANTE APRENDER SOBRE AS BRINCADEIRAS POPULARES DE OUTROS PAÍSES? O QUE PODEMOS APRENDER COM ISSO?


QUESTÃO 4

DEVEMOS PROMOVER A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM IDENTIDADES DIFERENTES DAS NOSSAS

(A) IGNORANDO-AS E NÃO CONVERSANDO COM ELAS.

(B) APRENDENDO SOBRE SUAS CULTURAS E CRITICANDO AS DIFERENÇAS.

(C) APRENDENDO SOBRE SUAS CULTURAS E RESPEITANDO SUAS IDENTIDADES.

(D) DIZENDO-LHES PARA MUDAR QUEM SÃO PARA SE ENCAIXAR.


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Habilidades:(GO-EF02HI01-A) Compreender o significado, a ancestralidade do seu nome e sobrenome como construção de sua própria identidade e da identidade dos outros, comparando as semelhanças e diferenças entre ambas.
(GO-EF02HI01-B) Compreender a relação entre identidades, por meio de nome, apelido e nome social, discutindo semelhanças e diferenças na relação a si e ao outro, em diferentes culturas.
(GO-EF02HI01-C) Refletir que a construção de identidade é um processo histórico e que a aparênciapessoal muda de época para época e de sociedade para sociedade.
(GO-EF02HI02-A) Identificar documentos históricos de diferentes épocas, observando como as pessoas no passado olhavam e expressavam de diferentes formas e concepções a sua história e a do lugar em que viviam.
(GO-EF02HI03-A) Recolher informações sobre o passado mais próximo a partir de fontes variadas como:escritas, iconográficas, imagens, orais, objetos materiais, na perspectiva de compreender a importância da memória para a constituição da sua identidade e de sua comunidade.
(GO-EF02HI04-A) Diferenciar informações de opiniões adquirindo experiência na leitura, compreensão da função das fontes orais e dos documentos escritos como: relatos e depoimentos orais, documentos pessoais e iconográficos.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.