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História – Viagens marítimas

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

As grandes navegações foram expedições marítimas que mudaram a história do mundo. Com o objetivo da descoberta de novas rotas comerciais e de novos territórios, os europeus desbravaram os oceanos ampliando o domínio no mundo.

VIAGENS MARÍTIMAS

 Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Caravela_Vera_Cruz_no_rio_Tejo.jpg. Acesso em 25 jan. 2022

As grandes navegações do século XV influenciaram consideravelmente o crescimento e desenvolvimento das atividades comerciais. Em busca de novas rotas para facilitar o transporte de mercadorias e a venda de produtos, países europeus investiram e incentivaram expedições que ficaram conhecidas como as grandes navegações.

As viagens marítimas duravam meses e representavam desafios aos navegadores como, por exemplo, as adversidades climáticas.

Portugal e Espanha foram países pioneiros e se tornaram grandes potências na realização das expansões comerciais por vias marítimas.

A RIQUEZA DAS ESPECIARIAS

A conservação de alimentos, antes da invenção de equipamentos elétricos, representava um grande desafio. Assim, a busca por condimentos, temperos e especiarias que conservasse por mais tempo os alimentos foi bastante incentivada.

A descoberta de rotas mais rápidas que levavam às Índias e ao extremo Oriente, para a negociação de especiarias, contribui para o aumento de expedições marítimas.

A CHEGADA A NOVAS TERRAS

A busca por novas rotas comerciais trouxe como consequência a chegada de expedições europeias às novas terras. 

Assim, portugueses e espanhóis desembarcaram na América, iniciando os processos de colonização das áreas descobertas. 

A colonização contribuiu para a exploração de riquezas naturais (exploração de minérios e madeiras) e escravização de povos que já viviam nas regiões. 

Foi um processo que dizimou inúmeros povos, em razão de doenças trazidas pelos colonizadores e imposição da escravização.

Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

As grandes navegações mudaram a história do mundo! Novas terras foram descobertas e rotas comerciais desbravadas.

Procure no caça-palavras termos que relacionam-se com o período das explorações marítimas. Boa diversão!

QUESTÃO 2

Os portugueses ao chegarem ao território brasileiro tinham o interesse na exploração dos recursos naturais, como madeira e minério. O resultado da exploração era direcionado, principalmente, para a metrópole em benefício da coroa portuguesa.

Tantos anos de exploração resultaram na destruição de grandes áreas florestais.

Leia a seguir uma notícia que demonstra a história da Mata Atlântica:

“A Mata Atlântica, originalmente, cobria uma área superior a 1,3 milhão km² distribuída ao longo de 17 estados brasileiros que iam desde o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Desde o descobrimento do Brasil, no entanto, até os dias de hoje a área de mata foi reduzida a aproximadamente 7% da sua área original. Inicialmente em função dos ciclos econômicos da história do nosso país – o do Pau-Brasil, do ouro, da cana-de-açúcar e posteriormente do ciclo do café – e mais recentemente, em função da ocupação demográfica nas áreas urbanas, principalmente da cidade do Rio de Janeiro e São Paulo. Mais de 3.000 dos 5.507 municípios brasileiros ocupam hoje a área que originalmente foi a Mata Atlântica. Cerca de 108 milhões de habitantes vivem nas áreas de influência da Mata Atlântica.

O resultado atual é a perda quase total das florestas originais intactas e a contínua devastação e fragmentação dos remanescentes florestais existentes, o que coloca a Mata Atlântica em péssima posição de destaque, como um dos conjuntos de ecossistemas mais ameaçados de extinção do mundo.”

 Disponível em: https://www.petropolis.rj.gov.br/sma/index.php/mata-atlantica/historia-da-mata-atlantica.html.Acesso em 25 jan. 2022.

a) Quais prejuízos a intensa exploração dos recursos naturais pode gerar?

b) Existe alguma forma de aliar a exploração dos recursos naturais com a preservação do meio ambiente para que não chegue à situação de destruição extrema como ocorreu com a Mata Atlântica?

QUESTÃO 3

Os grandes navegadores percorriam longas distâncias em busca de novas terras para exploração e descoberta de rotas marítimas para o comércio.

A descoberta de novas rotas comerciais para as Índias e extremo Oriente visavam facilitar a negociação de:

a) especiarias.

b) algodão.

c) cana-de-açúcar.

d) carnes.

QUESTÃO 4

Os Europeus, interessados na exploração de rotas comerciais marítimas e descoberta de novas terras para ampliação do domínio de territórios investiram nas grandes navegações.

Ao lado de Portugal, pode-se afirmar que foi uma grande potência das grandes navegações:

a) Bélgica.

b) Alemanha.

c) Espanha.

d) Luxemburgo.

QUESTÃO 5

Os grandes navegadores percorriam longas distâncias em busca de novas terras para exploração e descoberta de rotas marítimas para o comércio.

Leia a seguir um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão que participou da expedição de Pedro Álvares Cabral:

De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares […]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.

MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.

Como você imagina que era o cotidiano nas caravelas? Imagine que você fora nomeado escrivão de uma expedição marítima, cuja principal atribuição é registrar os acontecimentos da viagem.

Use sua criatividade e faça o registro da expedição.

SAIBA MAIS

Os portugueses chegaram ao Brasil e exploraram diversos recursos, um dos mais utilizados foi o pau-brasil. Assista ao vídeo e se informe.

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Exploração do pau-brasil”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HPBnWbIVOpU Acesso em 21 fev 2022.


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF05HI01-A) Relembrar e refletir sobre as viagens marítimas realizadas pelos europeus, espanhóis e portugueses, no século XV e a chegada dos mesmos a América, Brasil e em Goiás.
Referências:
CURIOSIDADES HISTÓRICAS. A rotina nas caravelas nos séculos XV e XVI. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BEiWr5zHeQU. Acesso em 26 jan. 2022

FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2018.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

HISTÓRIA DO MUNDO. Grandes Navegações. Disponível em https://www.historiadomundo.com.br/artigos/as-grandes-navegacoes.htm. Acesso em 26 jan. 2022

SÓ HISTÓRIA. A carta de Pero Vaz de Caminha. Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/curiosidades/carta/ Acesso em 26 jan. 2022.
BRITANNICA ESCOLA. Diques. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/dique/481730. Acesso em 27 jan. 2022.