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Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/papiro-hier%C3%B3glifos-eg%C3%ADpcio-antigo-63004/

História – Viagem pelo passado na busca da cultura do presente

Olá, educando(a)! Esta videoaula de História para o Agrupamento E (5º ano), do Ciclo da Infância, foi veiculada na TV no dia 13/08/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/papiro-hier%C3%B3glifos-eg%C3%ADpcio-antigo-63004/

Nesta aula, você estudará sobre o surgimento da escrita,  as formas de contar a passagem do tempo, a transmissão de saberes, como aconteceu a comunicação através dos tempos. Enfim, você viajará pelos registros de memória numa caminhada pelo passado para compreender um pouco mais sobre como se formou a cultura que temos no presente. Embarque nesta aventura!

Assista à videoaula da professora Jussarinha sobre esta temática.

História |Turma E | 5 Ano | Ciclo da Infância

Os primeiros registros humanos foram os desenhos que os habitantes daqui viam e faziam naquele tempo e começaram a registrar nas paredes das cavernas. Sabemos que nesses registros há representações de seus gestos e de uma comunicação arcaica. Assim, temos o registro da memória do passado, acontecimentos do presente e planejamentos para o futuro, que formam a  cultura humana.

A história da escrita começou com os nossos antepassados que se abrigavam em cavernas e ali comiam, dormiam e moravam. Naquele tempo, não existiam lápis, caneta e nem papel para rabiscar, comunicar, registrar. A comunicação acontecia por meio de trejeitos das mãos e do olhar, dos gestos e desenhos nas paredes de seus abrigos até chegarmos na Mesopotâmia, onde os Sumérios inventaram a escrita em placas de argila, com muitos símbolos e códigos difíceis de se decifrar. A revolução da escrita aconteceu com o surgimento do papel, vindo do papiro. 

A transformação do papiro in natura revolucionou a escrita, possibilitando o arquivamento de  registros diversos, por exemplo. Ele é o antecessor do papel que usamos hoje. Papiro é uma planta que recebe, aceita bem a tinta e facilita a escrita. Veja, a seguir, uma imagem dessa planta:

Fonte: Papiro planta. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/papiro-planta-verde-folhas-rio-995095/

A notícia do uso de papiro para nele escrever espalhou-se mundo afora, até chegar na Fenícia, onde criou-se o alfabeto sem as conhecidas vogais. Mais tarde, os Gregos criaram outro alfabeto, e desta vez com as vogais. A evolução da escrita aconteceu em Roma, de onde o alfabeto conhecido por nós, na atualidade, foi lançado. Hoje, ele é usado em países de diversos idiomas. Esta história está escrita por todas partes do mundo e aqui em Goiás não é diferente, como podemos ver as imagens encontradas em Formosa e Itapirapuã:

Figuras geométricas de uma gruta em Formosa -GO

Fonte: Buriti Mais História/Organizadora Editora Moderna; Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável: Lucimara Regina de Souza Vasconcelos – 1ed.-Sao Paulo: Moderna,2017.

Você sabia?

Você sabia que, muito além de celulares, computadores e as mídias sociais da atualidade, o teatro, a música, as imagens e a cartografia também são tidas como meios de comunicação desde tempos passados? Afinal, se nós começarmos a imaginar ou pesquisar a comunicação lá no tempo das cavernas, vamos encontrar as imagens registradas nas pedras e nelas até algumas imagens que nos remetem a pensar em momentos de representação, como no teatro. Vemos nesses registros as representações de nossos antepassados, possíveis interpretações de acontecimentos importantes e até simbologias ainda a se decifrar de nossa Pré-história.

O som dos tambores vem desde as cavernas. Estudiosos já revelaram que os tambores eram improvisados em troncos de árvores com pele de animais, principalmente na região da África, onde tocavam para alertar, chamar atenção para se reunirem, e, mais a frente, para se divertirem através da dança. Esses tambores, com o tempo, passaram a ser conhecidos como instrumentos de percussão e já foram muito usados nos espetáculos de teatro para acentuar os momentos de suspense ou tensão nas histórias narradas e representadas.

A música tem conexão direta com a sensibilidade, com a emoção das  pessoas e todas as culturas do mundo produzem alguma forma de música. Ritmo, melodia, harmonia e forma variam na composição deste meio de comunicação que tem em cada cultura uma representatividade. No Brasil, temos uma mistura de estilos que passa pelo samba, chorinho, axé, bossa nova, MPB, forró, baião, maracatu, rock e, claro, a música autêntica raiz que é a sertaneja, de grande destaque no cenário goiano.

Antes dos séculos XVIII e XIX, as peças teatrais eram lidas como um discurso, até que, passou-se a desenvolver as falas de acordo com o personagem representado. Aos poucos, esta partilha de informações através da encenação foi ganhando projeção como em Nova York, nos Estados Unidos, Londres, na Inglaterra, e até em Manaus, no Brasil, com o teatro Amazonas, um dos mais importantes do País. O teatro comunica através da representação o humor, o drama, acontecimentos sociais e releituras literárias que encantam gerações através do tempo. Nestes tempos de pandemia, o teatro também se reinventou e oferta apresentações online com a mesma qualidade das produções presenciais como foram as apresentações do FESTIN online que pudemos assistir e prestigiar junto com a família naquela sessão pipoca maravilhosa. Veja uma imagem desse teatro:

Disponível em: https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/teatro%20brasileiro/recursos/229551

Para pensar…

Se a cartografia é uma ciência que representa o processo dos mapas, então também é um meio de comunicação. Porém, é um meio de comunicação através dos mapas e envolve recolhimento de dados, investigação científica, ciências e tecnologia. É por meio dela que retratamos a dimensão territorial visando facilitar e tornar eficaz a compreensão de um determinado espaço.

Antigamente, as grandes navegações navais usavam os mapas para se orientarem e comunicar a localização. Hoje, com as tecnologias, os mapas são construídos a partir das imagens de satélites e ajudam no planejamento urbano, no conhecimento de problemas ambientais e auxiliam nos serviços meteorológicos, além de agilizarem na identificação de fenômenos naturais.

Os satélites são corpos celestes em torno dos planetas. Existem também os satélites artificiais, que são colocados em órbitas por foguetes. A propósito, você já observou quando um motorista usa o famoso GPS? Então, o GPS é um equipamento que utiliza um grupo de  satélites que estão na órbita do nosso planeta para gerar informação de georreferenciamento, de localização. Pode ser usado em celular, notebook, por exemplo, ou mesmo como equipamento unitário, um aparelho de GPS, mostrando sua localização na Terra.

Todas essas informações que você leu colaboram para compreender sobre a importância da escrita. Buscamos desde os registros nas pedras das cavernas, os documentos escritos em pergaminhos, os primeiros livros escritos a mão, utilizando placas de marfim, cobre, prata, ouro maciço e pedras preciosas. Os livros guardam histórias de muitos ancestrais nossos. Como é o caso dos Manuscritos do Mar Morto, pergaminhos de documentos bíblicos que descrevem o dia a dia de uma comunidade que viveu isolada há mais de 2 mil anos em Israel. A chamada escrita sistematizada, foi desenvolvida na Mesopotâmia e deu origem aos hieróglifos, onde cada símbolo representava um objeto.

Hieróglifos são denominações dos caracteres usados na escrita do Egito antigo. Tem origem grega que significa: “Inscrição Sagrada”.

Veja nesta imagem:

Ler e escrever são necessidades na atualidade. Este aprendizado nos leva ao conhecimento do mundo e das palavras. É através da escrita e sua interpretação que desenvolvemos uma infinidade de conquistas que levam as gerações à transpor barreiras e permite deixar registros para nossos descendentes, como é o caso da produção de videoaulas, uma nova linguagem que temos para estimular o aprendizado e aguçar, atiçar a curiosidade de cada aluno pelo entendimento de conteúdos científicos  e sua interpretação pessoal, mesmo estando do outro lado da tela.

O processo de leitura é a construção do significado do texto. Uma boa leitura estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória e ainda contribui para a melhoria do vocabulário e da escrita.

Relembrando a aula

Nesta aula, você estudou sobre a história do surgimento da escrita, algumas noções de fontes para a transmissão de saberes, culturas e histórias. Ainda, recordou a necessidade de saber ler e escrever para compreender o nosso meio.

Atividade

Questão 1. Agora é com você! Faça uma pesquisa aí na sua casa: procure fotos antigas de seus familiares ou amigos e, em seguida, observe a evolução dos tempos através das imagens. Como eram as roupas e calçados, corte de cabelo, costumes? Anote tudo direitinho no seu caderno e, após conversar com seus familiares, escreva um texto sobre o que você pode compreender e visualizar.

Questão 2. Pesquise sobre os satélites artificiais e sua importância na atualidade. Qual é a importância deles? Como são tão precisos nas informações? 


Habilidade estruturante:(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens   e  tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. 
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
(GO-EF05HI06-A) Identificar e discriminar diferentes formas de registro da História (oral, escrita, pictográfica, imagética, eletrônica, musical etc.) 
(GO-EF05HI06-B) Compreender a importância dos meios de comunicação para o registro de memória, como fonte da História. 
(GO-EF05HI07-A) Perceber que os marcos e registros da história foram produzidos e difundidos por um grupo social, que pode ser ou não representativo de todos os grupos que compõem a sociedade.
Referências:Buriti Mais História/Organizadora Editora Moderna; Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável:Lucimara Regina de Souza Vasconcelos – 1ed.-Sao Paulo: Moderna,2017.
https://escola.britannica.com.br/artigo/bateria/483107#287234
https://escola.britannica.com.br/artigo/sat%C3%A9lite/482459/recursos/173430