You are currently viewing História – Todas as crianças têm direitos

História – Todas as crianças têm direitos

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 09/09/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá criança, tudo bem com você? 

Você sabia que todos nós ao nascermos temos direitos e estes devem ser respeitados? Durante muito tempo não se reconheciam direitos fundamentais às crianças, o que foi mudado com uma declaração no ano de 1959. 

É importante que você saiba que as crianças, para que possam se desenvolver, têm direito ao nome, à educação, à alimentação, ao lazer. A família, a sociedade e o poder público devem criar meios para que tudo isso seja garantido. 

Vamos para a nossa aula?

ATIVIDADE 1

Observe a imagem a seguir:

Aterro, Eliminação De Resíduos, Lixo, Reciclando
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/aterro-elimina%c3%a7%c3%a3o-de-res%c3%adduos-lixo-6525289/. Acesso em: 06/08/2021

No Brasil, o trabalho infantil é um problema social. Muitas crianças não podem ir à escola e trabalham desde cedo nas lavouras, nas ruas ou em fábricas. 

A partir dessa situação, elabore um cartaz em que se mostra que o trabalho infantil não é permitido e traz muitos prejuízos para o desenvolvimento infantil. Use sua criatividade com desenhos ou colagens. 

ATIVIDADE 2

Convide alguns de seus familiares, preferencialmente seus avós, para que eles lhe contem como eram os direitos e os deveres que possuíam quando eram crianças. Pergunte a eles como era ir à escola, se tinham que realizar tarefas domésticas e se trabalhavam.

Após essa conversa, faça um registro comparando como era ser criança na época relatada pelo seu entrevistado e como é ser criança atualmente. 

CRIANÇA DE ANTIGAMENTECRIANÇA DE HOJE




Assista ao vídeo e relembre quais são os seus direitos.

Ciclo da infância e adolescência:
Habilidade estruturante 
(EF04HI08-A) Compreender que educação, ciência, cultura e tecnologia são direitos essenciais e devem ser garantidos a todos, independentemente de classe social, raça, etnia, gênero, orientação sexual e religião.