You are currently viewing História – Tempo, espaço e formas de registros: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

História – Tempo, espaço e formas de registros: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

Olá, educando (a). Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 05/04/2021 (Segunda-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta  aula, por meio de textos selecionados, explicações, imagens e vídeo você compreenderá sobre as teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra e sobre os mitos de fundação.

Temática – História – Tempo, espaço e formas de registros: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização. Disponível em: <https://pixabay.com/>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Tempo, espaço e formas de registros: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

AGRUPAMENTO F | 6º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |HISTÓRIA | PROF.: UILSON 

Hoje debateremos algumas teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra. É importante destacar que a história estuda “ as ações humanas no tempo e no espaço (geográfico) e nesse processo analisaremos as teorias sobre o surgimento do homem. Estas teorias podem ser diferentes daquilo que você acredita, podem ser diferentes de sua fé e religião! Como professor, eu não pretendo confrontar sua fé. Nós vamos estudar estes temas para que vocês os conheçam.

Comparar a origem dos seres humanos segundo ideias criacionistas

Desde a Antiguidade, a origem da Terra e dos seres vivos que a habitam é uma questão que impressiona e preocupa os homens. Vários pesquisadores acreditam que a Terra tenha surgido há 4,6 bilhões de anos e que sua formação tenha se dado a partir de partículas de poeira e gases. Acreditam também que a superfície da Terra era um ambiente hostil, sem chances para o aparecimento de qualquer organismo vivo. À medida que o tempo passou, as condições na Terra melhoraram muito, dando condições para que surgisse a vida em nosso planeta. Então, para explicar o surgimento do homem existem várias teorias. Sigam o roteiro abaixo para melhorar sua compreensão sobre esse assunto. Começamos com uma pergunta para você:

Atividade

Questão 1: Como os seres humanos surgiram na Terra para você? – Elabore um desenho que represente a origem dos seres humanos.  Não se esqueça de escrever uma legenda para o seu desenho.

Agora vocês devem ler com atenção dois relatos sobre a criação do homem. Esses relatos são de culturas diferentes. Após a leitura será proposta algumas atividades para que realizem.

Os Maias

“ A civilização maia surgiu por volta do ano 1800 a.C. na região da mesoamérica, que hoje corresponde ao sudeste do México, Belize, Guatemala, as partes setentrionais de Honduras e El Salvador […] A criação do mundo segundo esse povo é descrita no Popol Vu, uma coleção épica de lendas, que conta o início como sendo a escuridão, onde vivia Peteu e Gucumatz , os deuses primordiais, que criam o mundo apenas com seu pensamento, e assim todos os animais, que serviriam para tomar conta da Terra e adorar os criadores. Mas vendo que os animais não podiam falar e não conseguiam louvá-los, os deuses decidem criar os homens”.

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Divisi%C3%B3n_pol%C3%ADtica_de_Mesoam%C3%A9rica.png>. Acessado em 18 de Março de 2021.

Os Babilônios

“Quando [Marduk] ouviu as palavras dos deuses, seu coração o empurrou a criar maravilhas; e [abrindo] sua boca dirige sua palavra […] para comunicar-lhe o plano […] de seu coração : “ vou juntar sangue e formar ossos; farei surgir um […] humano […] vou criar […] este homem para que lhe sejam impostos os serviços dos deuses e que eles estejam descansados […]. Infligiram-lhe seu castigo : cortaram-lhe o sangue. E com seu sangue formou a humanidade. Impôs sobre ela o serviço dos deuses, liberando a estes”.

Fonte: DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.PNLD 2020.

Atividade

Questão 2: Quais diferenças você observa entre os três pontos de vista sobre a criação do homem expressados (sua perspectiva, a Maia e a Babilônica)?

 Questão 3: O que há de semelhante entre as origens apresentadas no quadro?

 Questão 4: Cite alguma religião que explique a origem do homem a partir de um Deus criador.

Compreender como alguns povos indígenas explicam a origem do homem

Reflita e responda no caderno:

Questão 5 – Como alguns povos  indígenas acreditam que o homem tenha surgido?

Questão 6 – Pergunte para 2 pessoas de sua família:

Você conhece alguma explicação sobre a origem do homem, segundo algum povo indígena?

(   ) SIM, QUAL?_________________________________

(   ) NÃO

Agora vocês lerão três textos que falam sobre a criação do mundo. Esses textos são de povos indígenas diferentes. Leiam, ponderem e em seguida faça o que se pede.

Mito de origem- Palikur

 “A história diz que o primeiro homem nasceu dentro do mar, só tinha ele e mais nada. Chamava Parauyune. Ele é uma raça, ele era do mar, raça da onda do mar. Aquele homem vivia, sem forma, dentro de um pote, de uma bacia. Um dia ele disse: “mas eu queria ver alguma coisa flutuando em cima da água ou então um ar, que esteja bonito para respirar”. De repente, ele escutou uma voz que dizia: “observa, olha direito para cima”. Aí ele olhou e a água se transformou. Ele disse: “que maravilha, é isso que eu estava esperando mesmo”. Aí ele viu aquelas plantas, aquele mato, que nasciam dentro da água. Quando ele piscou um pouco o olho, ele viu a terra e disse: “que bom”.

 Mito  de origem Wajãpi

 Janejarã – nosso criador

“Nosso criador criou nossos ancestrais através de uma flauta comprida que chamamos de jimi’a puku. Ele deu para nossos antepassados essa flauta que usamos até hoje. Janejarã também criou a flauta ture e falou que temos que cantar dentro dessa flauta quando tocamos, e assim conseguimos ter muitos filhos e aumentar nossa população. Até hoje fazemos festas com essas flautas. Existe um tipo de ture, que chamamos de ture puku, que janejarã deixou para nós chamarmos a chuva e clarear a escuridão quando o mundo acabar’’.

 Mito de origem Wayana

 Para os Wayana, o “tempo dos antigos” é aquele em que os heróis descritos nos mitos viviam na terra. Nessa época criaram as pessoas, as aldeias, os objetos, os animais, os rios e muitas outras coisas. Uma importante narrativa dos primeiros tempos descreve a criação das mulheres e, assim, um herói, denominado Umale, certo dia resolve fazer uma pessoa, destinada a ser sua irmã. Essa mulher deveria produzir os alimentos consumidos, que são as bebidas fermentadas, à base de mandioca e denominadas de okï. Uma primeira mulher é modelada com mani, o cerol e uma segunda é feita de ëliwë, a argila. Para a criação de uma terceira mulher, o herói mítico emprega wama, o arumã.

Atividade

Questão 7 – Em seu caderno identifique diferenças e semelhanças entre as visões sobre a criação do homem apresentadas nos textos.

 Questão 8 – Escolha um dos textos anteriores e produza uma história em quadrinhos

Glossário

Wajãpi: Povo indígena que habita a terra Wajãpi (região situada entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá). Falam a língua tupi-guarani.

Palikur: Povo indígena que habita a terra Uaça (porção norte do estado do Amapá) e em diferentes localidades da Guiana Francesa. Fazem parte da família linguística Aruak.

Wayana: Povo indígena que habita o parque do Tumucumaque e a terra Rio Paru d’Este (territórios situados nos estados do Pará e Amapá). Povo de língua Karib.

Turé: Ritual com danças e agradecimentos aos seres sobrenaturais.

Mani: Mandioca

Arumã: Planta que possui um colmo liso e reto. É muito utilizada para a produção de cestarias.


Habilidade estruturante: 
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação. 
Referências:BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
MOURA, Aline Maria Lopes. Povos indígenas e a origem do homemDisponível em:https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5642/povos-indigenas-e-a-origem-do-homem acessado em 20/02/2021