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História – Tempo, espaço e formas de registros: a história e suas percepções de tempo.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 08 de Março de 2021 (Segunda-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta  aula, por meio de textos selecionados, explicações, imagens e vídeo você compreenderá o que é história e o que ela estuda.

Temática – Tempo, espaço e formas de registros: A história e suas percepções de tempo. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1418873>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Tempo, espaço e formas de registros: A história e suas percepções de tempo.

AGRUPAMENTO F | 6º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |HISTÓRIA | PROF.: UILSON

Por que estudar história?

Certamente você já deve ter feito essa pergunta: porque estudar sobre o passado? Pra que estudar sobre quem já morreu? 

Começamos mais um ano de estudos sobre a história, sobre o tempo, sobre você e a história do homem ao passar do tempo. Estudar história não é memorizar datas, locais ou acontecimentos. De acordo com SCHMDT que cita os estudos do alemão Jorn Rusen que defende em sua teoria (2017, p. 62): “compreender como o pensamento histórico contribui para orientar, temporalmente, a vida humana para dentro (identidade) e para fora (práxis).

Como bem diz o Historiador March Bloch:  a História não é a ciência que estuda os acontecimentos passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo¹. Pois bem, é isso que estudaremos. De acordo com o historiador citado acima, a história é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo eu acrescento  e no espaço. Mas, qual o significado disso? Como isso é feito? Convido vocês a partilharem comigo este caminho pelas trilhas da história e a construção do pensamento histórico!

O historiador age como um detetive em seu trabalho de investigação. Um detetive ao iniciar sua investigação busca pistas, indícios, algo que possa ajudar a esclarecer o acontecimento. O historiador age da mesma forma para compreender e explicar os acontecimentos históricos. Essas pistas que o historiador utiliza são chamadas de “Fontes Históricas”. Vejamos o que são essas fontes no vídeo abaixo.

FONTES HISTÓRICAS – O QUE É DOCUMENTO HISTÓRICO” no canal Vem Fazer História, no site YouTube.

FONTES HISTÓRICAS – O QUE É DOCUMENTO HISTÓRICO – (Em 4 minutos)

Tempo Histórico e Tempo Cronológico

A História trabalha utilizando duas categorias de tempo: o cronológico e o histórico. E trabalha também com a noção de espaço.  O tempo é fundamental para o estudo e a compressão da história, mas o que podemos definir como tempo? Uma sucessão de dias, meses, anos e fatos? Para identificar e perceber algumas formas de perceber o tempo (se é cronológico  ou histórico) vou utilizar duas imagens: a primeira exibe o calendário da SME- Goiânia e a outra uma linha do tempo contendo os períodos da história do Brasil. Tempo cronológico é o tempo determinado pelos calendários, pelo relógio, dias e noites e Tempo histórico é o tempo que é estabelecido pelos acontecimentos históricos. É marcado pelas continuidades e rupturas, eventos de pequena ou de longa duração de uma determinada sociedade. 

Vejamos exemplos:

Observe e leia atentamente o calendário da SME – Goiânia na imagem a seguir. Por meio deste calendário temos um exemplo de tempo cronológico que é aquele determinado pelo relógio, calendários, dias e noites. Sempre acaba no dia 31 de dezembro e inicia no dia 1 de janeiro.

Disponível em: <https://www.sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/calendario-2>.

Um exemplo de Tempo Histórico está na imagem a seguir, onde são exemplificados em uma linha de tempo os “Períodos da História do Brasil” que são períodos de longa ou pequena duração. É o tempo que exemplifica a ação humana, as transformações produzidas por esta ação, bem como o impacto nas sociedades.

Apesar de ser possível dividir as temporalidades em diversos momentos distintos: cronológico, histórico, da natureza e geológico. Temos que ter em mente que apesar de distintos eles se complementam e coexistem, sendo essa coexistência necessária para a formação e compreensão da consciência histórica.

Relembrando a aula – Nesta aula estudamos o porque estudar história. Verificamos como o historiador trabalha, quais documentos utiliza como pistas para responder às suas perguntas. Diferenciamos tempo cronológico de tempo histórico e estabelecemos as relações entre eles e assim pudemos compreender como o pensamento histórico contribui para orientar, temporalmente, a vida humana.

Atividade

Questão 1 – Para desenvolver esta atividade foi pensado o seguinte passo a passo:

1º Entrevistar os pais e avós sobre o local de nascimento deles, conseguindo datas, locais, a situação em que viviam, destacando as brincadeiras na época. Conseguir as informações: onde nasceram? Quando? Como era a cidade? As roupas? As brincadeiras?

2º  Identifique as semelhanças, se houver.

3º Sobre sua vida pesquisar em registros escritos tais como: carteira de identidade, registro de nascimento.

4º Fotografar objetos usados ao nascer: roupa de saída da maternidade, primeiro sapatinho, as primeiras roupas, primeiros brinquedos. Verifique quais registros seus pais, avós ou tios possuem daquela época, não se esqueçam de entrevistar.

Questão 2 – Como finalização da atividade redija um pequeno texto detalhando o que aprendeu e como aprendeu.

Questão 3 – Construa sua própria linha do tempo. Na parte de cima da linha, nos traços indicados, coloque o ano de acontecimento de quatro fatos importantes de sua vida. Na parte debaixo da linha, nos traços indicados, coloque qual acontecimento se refere a cada ano.


Habilidade estruturante:(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
Referências:Calendário SME – Goiânia 2021 https://www.sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/calendario-2 acessado em 05/02/2021.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. “Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da História”. Intelligere, Revista de História Intelectual, vol. 3, nº2, p. 60-76. 2017. Disponível em http://revistas.usp.br/revistaintelligere>. Acesso em 30/01/2021.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p. 55.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.