You are currently viewing História – Tecnologia e Comunicação: Como a Revolução Digital Alterou a Maneira como Vivemos

História – Tecnologia e Comunicação: Como a Revolução Digital Alterou a Maneira como Vivemos

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Tecnologia e Comunicação: Como a Revolução Digital Alterou a Maneira como Vivemos

Olá estudante!

 Veja a tirinha da Turma do Cabeça Oca:

Disponível em: <https://www.instagram.com/turmadocabecaoca/>.  Acesso em: 07 de março de 2024.
  • Por que o Pombo Correio perdeu o emprego?
  • O que ele precisou fazer para ter uma nova ocupação?
  • Astolfo conseguiu reconhecimento e remuneração com a sua nova ocupação. Você acredita que todas as pessoas que entram nesse ramo são bem sucedidas? Que outras escolhas Astolfo poderia fazer?

Ao longo dos anos, percebemos uma transformação na forma como vivemos, trabalhamos e nos conectamos uns com os outros, tudo graças aos avanços na tecnologia e na comunicação.

O que você sabe sobre tecnologia e comunicação?

Você sabia que a tecnologia e a comunicação estão sempre mudando e se desenvolvendo ao longo do tempo?

Imagine uma época em que telefones eram aparelhos fixos, conectados por fios, e não estavam disponíveis para todas as pessoas. Hoje, o telefone móvel tornou-se muito comum, e a internet é uma parte indispensável de nossas vidas cotidianas.

Veja a linha do tempo da comunicação:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

A revolução digital alterou fundamentalmente a maneira como nos comunicamos. Antes, cartas e telefonemas eram os principais meios de comunicação à distância.

Agora, podemos enviar uma mensagem instantânea para alguém do outro lado do mundo com apenas alguns toques na tela do nosso celular. Redes sociais nos permitem compartilhar momentos de nossas vidas com amigos e familiares, independentemente da distância.

Essas mudanças têm um impacto profundo em nossas vidas. A revolução digital trouxe benefícios incríveis, como acesso instantâneo à informação, maior conectividade e eficiência no trabalho. No entanto, também levantou questões importantes sobre privacidade, segurança cibernética e o impacto das mídias sociais na saúde mental.

Atividades

QUESTÃO 1

Após a leitura da tirinha da turma do Cabeça Oca responda:

Disponível em: <https://www.instagram.com/turmadocabecaoca/>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

A) Por que o Pombo Correio perdeu o emprego?


B) O que ele precisou fazer para ter uma nova ocupação?


C) Astolfo conseguiu reconhecimento e remuneração com a sua nova ocupação. Você acredita que todas as pessoas que entram nesse ramo são bem sucedidas? Que outras escolhas Astolfo poderia fazer?

D) Como você descreveria a relação entre tecnologia e comunicação ao longo dos anos?


QUESTÃO 2

Veja a linha do tempo da comunicação:

A revolução digital alterou fundamentalmente a maneira como nos comunicamos, possibilitando

(A) o acesso lento e complexo das informações.

(B) a conexão e interação com pessoas em diferentes partes do mundo.

(C) o acesso de um grupo pequeno a ferramentas de comunicação.

(D) a interação de pessoas apenas para fins comerciais.

QUESTÃO 3

A revolução digital também levantou preocupações quanto 

(A) ao aumento da privacidade.

(B) a menor conectividade entre as pessoas.

(C) a privacidade, informações falsas e prejuízos na saúde mental.

(D) ao menor risco de ataques cibernéticos.

QUESTÃO 4

Pesquise e crie um infográfico que ilustre como a revolução digital alterou diferentes aspectos de nossas vidas, como comunicação, trabalho, entretenimento, etc. Lembre-se que o infográfico combina texto, imagens, gráficos e outros elementos visuais para contar uma história ou destacar pontos-chave sobre um determinado tema. Veja alguns modelos e faça o seu infográfico:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.






















Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
(EF04HI02-A) Compreender que a trajetória dos grupos humanos, ao longo do tempo, está marcada por grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade.
(EF04HI02-B) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo e os marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.) que influenciaram a trajetória dos grupos humanos.
(EF04HI03-A) Perceber que as mudanças na história ocorrem em ritmos diferentes, algumas mais rápidas (tecnologia, moda, etc.) e outras mais lentas ( hábitos e costumes), dando impressão de que estão paradas no tempo e, por isso, consideradas muitas vezes como “permanências”.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.