You are currently viewing História – Resistir, insurgir e existir

História – Resistir, insurgir e existir

Esta é uma proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Resistir, insurgir e existir

A luta pelos direitos indígenas no Brasil já dura séculos  e enfrenta desafios complexos. Os povos indígenas desta região com milhares de anos de história  continuam a lutar por  direitos básicos como limites territoriais, respeito pela cultura e  garantia de uma vida digna.   Uma das principais necessidades dos povos indígenas é o estabelecimento de limites territoriais. A constituição federal de 1988 reconhece os seus direitos originários às terras que tradicionalmente ocupam. Contudo, este processo é muito lento e enfrenta forte oposição de setores  como o agronegócio. Muitos povos indígenas ainda aguardam o reassentamento, o que ameaça a sobrevivência física e cultural destas comunidades.   Além disso, a invasão de terras indígenas por grileiros, madeireiros ilegais, garimpeiros e pecuaristas é sempre uma  preocupação. Estas invasões causam degradação ambiental, conflitos violentos e colocam em perigo a vida dos povos indígenas.

Disponível em:<https://reporterpopular.com.br/o-levante-e-pela-terra-nosso-direito-e-originario-e-nao-comeca-em-1988/>. Acesso em: 04 set. 2023.

A falta de supervisão e a falta de punição impediram que isso acontecesse.  Outro aspecto importante das lutas indígenas é a preservação da cultura e do modo de vida tradicionais. A diversidade cultural dos povos indígenas é um bem valioso para o Brasil, mas está constantemente sob ameaça de assimilação e perda de identidade. A falta de acesso à educação de qualidade, saúde e saneamento básico é um grande desafio  que afecta estas comunidades.   A violência contra os povos indígenas também é uma triste realidade. Os líderes locais que defendem os seus direitos  enfrentam frequentemente ameaças e assassinatos. Estes crimes raramente são devidamente investigados e punidos, o que cria um ciclo vicioso de impunidade em que  a violência persiste. Apesar de todas essas dificuldades, os brasileiros locais continuam a lutar resolutamente. São apoiados por organizações indígenas, ativistas, acadêmicos e setores da sociedade civil que reconhecem a importância de preservar a diversidade cultural e ambiental do país.   A demarcação de terras, a proteção contra invasões, o acesso à educação e à saúde de qualidade, o respeito à autodeterminação e o reconhecimento das culturas indígenas são medidas importantes para garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil. É essencial que o governo brasileiro cumpra suas obrigações constitucionais e de tratados internacionais para garantir um futuro digno para esta comunidade.  A luta pelos direitos indígenas no Brasil não é apenas uma luta pela justiça social, mas também uma luta pela preservação das riquezas culturais e ambientais do Brasil. Reconhecer e apoiar essas lutas é essencial para a construção de um Brasil mais inclusivo, justo e sustentável.

Responda às Questões

Questão 1

Faça uma pesquisa na Constituição de 1988: identifique e transcreva para seu caderno o que ela diz sobre os direitos dos povos originários.

Questão 2

Pesquise na internet sobre: manifestações e lutas dos indígenas brasileiros. Escreva um pequeno texto sobre suas conclusões.

Questão 3

As lutas indígenas no Brasil são moldadas por múltiplas ameaças, muitas das quais afetam diretamente a sobrevivência e o bem-estar das comunidades.

Quais são as principais ameaças enfrentadas pelas comunidades indígenas brasileiras em sua luta pela preservação de suas terras e culturas?

(A) Exploração descontrolada de recursos naturais.

(B) Integração total à cultura brasileira.

(C) Falta de acesso a tecnologias modernas.

(D) Ausência de apoio governamental à educação.

Questão 4

A história da luta indígena no Brasil é marcada por eventos significativos que moldaram as reivindicações e a mobilização das comunidades indígenas.

Qual foi o marco histórico que desencadeou a luta indígena por seus direitos no Brasil?

(A) O contato com os colonizadores europeus no século XVI.

(B) A promulgação da Constituição de 1988.

(C) A Revolta dos Malês no século XIX.

(D) A criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
Referências:APIB. Dossiê internacional de denúncias dos povos indígenas do Brasil 2021.
Brasília: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, 2021.
Rocha, D. F. da ., Porto, M. F. de S., & Pacheco, T.. (2019). A luta dos povos indígenas por saúde em contextos de conflitos ambientais no Brasil (1999-2014). Ciência & Saúde Coletiva, 24(2), 383–392. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.27972016>. Acesso em: 28 ago. 2023.