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História – Redemocratizar é preciso: Diretas Já

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Disponível em<https://histourando.wordpress.com/2014/10/08/diretas-ja/>. Acesso em: 18 nov. 2022.

O estudo da história, que se debruça sobre analisar e problematizar as ações humanas ao longo do tempo e do espaço hoje trará reflexões sobre o movimento conhecido como Diretas Já no Brasil. Identificar o: o que? Por que razões? E o como? Essa análise é deveras importante e a história propõe desenvolver essas atividades para que você compreenda e apreenda essas informações.

Diretas Já 

O movimento das “Diretas Já” no Brasil foi um marco histórico que ecoou a voz da população em busca de participação política direta. Surgido na década de 1980, o movimento foi uma resposta à ditadura militar que havia se instalado no país por mais de duas décadas. Milhares de brasileiros saíram às ruas clamando pelo direito de eleger diretamente o presidente, encerrando o ciclo de eleições indiretas. Esse movimento simbolizou a luta pela democracia, reunindo pessoas de diversas vertentes políticas e sociais. Lideranças como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves e Fernando Henrique Cardoso uniram forças para reivindicar o fim do sistema autoritário. As multidões que se aglomeravam nas praças e avenidas das principais cidades do país eram um reflexo da vontade coletiva de ter voz ativa na escolha do líder máximo.

Movimento “Diretas Já”. Disponível em:<https://memoria.ebc.com.br/cidadania/galeria/videos/2014/12/em-1984-a-oposicao-brasileira-estava-nas-ruas-para-pedir-eleicoes>. Acesso em: 15 ago. 2023.

A campanha “Diretas Já” enfrentou obstáculos, pois a emenda constitucional necessária para permitir as eleições diretas não foi aprovada pelo Congresso Nacional. No entanto, o movimento foi um divisor de águas, preparando o terreno para a transição democrática que ocorreria em breve. A eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral em 1985, embora não tenha sido por votação direta, representou uma etapa crucial na restauração da democracia brasileira. As “Diretas Já” não somente reacenderam o desejo popular por uma nação mais justa e livre, mas também trouxeram à tona discussões sobre o papel do cidadão na política e a importância da participação civil. Esse episódio histórico serviu como exemplo de mobilização pacífica e construtiva, demonstrando que a união das vozes pode ser a ferramenta mais poderosa para transformar uma nação.

Hoje, olhamos para o movimento “Diretas Já” com reconhecimento, pois ele ajudou a pavimentar o caminho para o Brasil contemporâneo, onde as eleições diretas são uma realidade incontestável. A memória desse movimento nos recorda da necessidade constante de vigilância democrática e da responsabilidade de cada cidadão em defender os princípios que garantem uma sociedade livre e igualitária.

Respondas às Questões

Questão 1

Leia com atenção:

Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc. Normalmente representam personalidades públicas.

Disponível em:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/o-que-e-charge/>. Acesso em: 18 nov. 2022

Observe com atenção a charge abaixo e em seguida faça o que se pede.

Charge de Ziraldo, publicada no Correio da Manhã, edição de 23/6/1968. Disponível em:<https://histourando.wordpress.com/2014/10/08/diretas-ja/>. Acesso em: 18 nov. 2022.

Identifique qual o contexto da história do Brasil a charge se insere. Descreva em seu caderno quais críticas são apresentadas na charge.

Questão 2

Faça uma pesquisa sobre: Diretas Já! Anote em seu caderno as informações que encontrar.

Questão 3

Na luta pelo direito de restabelecer o voto e as eleições, temos o papel desempenhado pelo deputado Dante de Oliveira (PMDB-MT) que apresentou sua proposta em 2 de março de 1983. Sobre a Emenda Dante de Oliveira, marque a opção correta:

(A) defendia o direito dos militares permanecerem no poder e ainda previa o recrudescimento da ação do DOI-CODI;

(B) solicitava apoio do bloco comunista para a retirada definitiva dos militares do poder no Brasil.

(C) objetivava eleições diretas para presidente e vice-presidente, por sufrágio universal, voto direto e secreto por um período de cinco anos;

(D) objetivava eleições diretas para presidente e vice-presidente, por sufrágio universal, voto direto e secreto por um período de quatro anos.

Questão 4

Observe a charge, identifique qual período da história do Brasil ela está inserida e determine o que ela expressa.

Qual foi a abordagem característica de Henfil em relação à ditadura militar no Brasil em suas charges?

(A) Ele retratou a ditadura militar de maneira elogiosa, enaltecendo as realizações do governo. 

(B) Ele evitou abordar questões políticas em suas charges durante esse período. 

(C) Ele criticou fortemente a repressão e a censura da ditadura militar, usando sátira e humor para expor os abusos de poder. 

(D) Ele ignorou completamente a ditadura militar e concentrou-se em tópicos não relacionados à política.

SAIBA MAIS

Dê o play e bora conhecer mais sobre esse período da história do Brasil.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 15° 9° Ano Diretas Já!”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=ATJr9L-Q2cg>. Acesso em: 20 nov. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1C2mAVvXYbcDnx8t2EWkryfBKz_FRCwgJ

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidade:(EF09HI22) Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.
(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.
Referências:ALBERTI, Verena. O professor de história e o ensino de questões sensíveis e controversas. IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades (Palestra), Caicó/RN, UFRN, 2014.
BAUER, Caroline Silveira. Qual o papel da história pública frente ao revisionismo histórico? In: MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (Orgs.). Que história pública queremos? São Paulo: Letra e Voz, 2018. p. 195-205.
STAMPA, Inez. Proteção e difusão do patrimônio documental brasileiro no âmbito da justiça e transição: o sombrio legado da ditadura militar e o Centro de Referência Memórias Reveladas. In: STAMPA, Inez; RODRIGUES, Vicente (Orgs.). Ditadura e transição democrática no Brasil: o golpe de Estado de 1964 e a (re)construção da democracia. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2016. p. 26-46.