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História – Racismo e darwinismo social sobre África e Ásia no XIX

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Analisar os processos de mudanças e permanências ocorridas ao longo do tempo nos permitem compreender e estabelecer relações sobre o que precisamos fazer e que caminho seguir para termos uma sociedade igualitária e justa. Então, 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Neocolonialismo. Disponível em:<https://rattibha.com/thread/1264907806743896064>. Acesso em: 05 out. 2022.

Observe a imagem acima e em seguida responda às questões 1 e 2.

Questão 1

Descreva o sentido do que é representado na imagem.

Questão 2

A imagem anterior pertence a um determinado tempo e espaço na história. Caracterize esse tempo e espaço.

Questão 3

Defina Darwinismo Social e exemplifique.

Questão 4

Quais os resultados presentes hoje em nossa sociedade das teorias racistas do século XIX?

SAIBA MAIS

Aperte o play e navegue pelo conhecimento em mais este vídeo.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 14° 8° Ano Darwinismo Social”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=plX–1_iWTE>. Acesso em: 28 out. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1Y0q1N_l2BLfHQR1PJQJwnimiEaxvd26y

Habilidade:(EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
(GO-EF08HI23-A) Discutir as justificativas para o domínio neocolonial na África e Ásia, analisando teorias, como Darwinismo Social, Etnocentrismo, Racismo, Missão Civilizatória, relacionando esses conceitos com os casos de intolerância, presentes nos dias atuais.
Referencial teórico 
BLANC, M. Os herdeiros de Darwin. São Paulo: Scritta, 1994. 
BOLSANELLO, M. A. Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileira. Educ. rev., Curitiba, n. 12, p. 153-165, 1996.