Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Analisar os processos de mudanças e permanências ocorridas ao longo do tempo nos permitem compreender e estabelecer relações sobre o que precisamos fazer e que caminho seguir para termos uma sociedade igualitária e justa. Então,
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Observe a imagem acima e em seguida responda às questões 1 e 2.
Questão 1
Descreva o sentido do que é representado na imagem.
Questão 2
A imagem anterior pertence a um determinado tempo e espaço na história. Caracterize esse tempo e espaço.
Questão 3
Defina Darwinismo Social e exemplifique.
Questão 4
Quais os resultados presentes hoje em nossa sociedade das teorias racistas do século XIX?
SAIBA MAIS
Aperte o play e navegue pelo conhecimento em mais este vídeo.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1Y0q1N_l2BLfHQR1PJQJwnimiEaxvd26y
Habilidade: | (EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia. (GO-EF08HI23-A) Discutir as justificativas para o domínio neocolonial na África e Ásia, analisando teorias, como Darwinismo Social, Etnocentrismo, Racismo, Missão Civilizatória, relacionando esses conceitos com os casos de intolerância, presentes nos dias atuais. |
Referencial teórico | BLANC, M. Os herdeiros de Darwin. São Paulo: Scritta, 1994. BOLSANELLO, M. A. Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileira. Educ. rev., Curitiba, n. 12, p. 153-165, 1996. |