You are currently viewing HISTÓRIA: QUEM SOU EU?

HISTÓRIA: QUEM SOU EU?

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


OLÁ CRIANÇA! VAMOS OUVIR O TEXTO QUE A PROFESSORA VAI LER:

DIÁRIO DE UMA CRIANÇA DE 6 ANOS

EU SOU UMA CRIANÇA DE SEIS ANOS, CHEIA DE ENERGIA E CURIOSIDADE, PRONTA PARA EXPLORAR O MUNDO AO MEU REDOR. MINHA IDENTIDADE ESTÁ EM CONSTANTE FORMAÇÃO, COMO UM QUEBRA-CABEÇA QUE AINDA ESTÁ SENDO MONTADO. QUANDO ME OLHO NO ESPELHO, VEJO OLHOS CHEIOS DE BRILHO, UM SORRISO RADIANTE E BOCHECHAS CORADAS DE ENTUSIASMO. 

SOU FEITA DE RISADAS CONTAGIANTES E ABRAÇOS CALOROSOS, DE SONHOS COLORIDOS E IMAGINAÇÃO SEM LIMITES. ADORO BRINCAR AO AR LIVRE, CORRER DESCALÇA NA GRAMA MACIA E SENTIR A BRISA FRESCA ACARICIAR MEU ROSTO. ADORO EXPLORAR CADA CANTINHO DO QUINTAL, DESCOBRINDO INSETOS FASCINANTES E FLORES DELICADAS.

DENTRO DE CASA, MEU REFÚGIO É MEU MUNDO DE BRINQUEDOS.CONSTRUO CASTELOS COM BLOCOS COLORIDOS, CRIO HISTÓRIAS COM MEUS BONECOS E ME PERCO EM AVENTURAS COM MEUS CARROS DE BRINQUEDO. MINHA IMAGINAÇÃO É UM LUGAR MÁGICO ONDE TUDO É POSSÍVEL.

QUANDO CHEGA A HORA DE DESCANSAR, GOSTO DE LER  LIVROS ENCANTADOS QUE ME LEVAM A LUGARES DISTANTES E ME APRESENTAM A PERSONAGENS INCRÍVEIS. ADORO HISTÓRIAS DE HERÓIS CORAJOSOS, PRINCESAS ENCANTADAS E ANIMAIS FALANTES QUE ME ENSINAM LIÇÕES IMPORTANTES SOBRE O MUNDO.

MAS, ACIMA DE TUDO, QUEM SOU EU É DEFINIDO PELO AMOR E PELO CARINHO DA MINHA FAMÍLIA. ELES SÃO MEU PORTO SEGURO, MEU APOIO EM TODAS AS MINHAS AVENTURAS. COM ELES, SEI QUE POSSO SER QUEM QUISER SER, FAZER O QUE MEU CORAÇÃO DESEJA E SONHAR TÃO ALTO QUANTO O CÉU. 

EU SOU UMA CRIANÇA DE SEIS ANOS, E MEU MUNDO É CHEIO DE MARAVILHAS ESPERANDO PARA SEREM DESCOBERTAS. SOU QUEM SOU HOJE, MAS ESTOU ANSIOSA PARA VER QUEM ME TORNAREI AMANHÃ. EU SOU UMA CRIANÇA DE SEIS ANOS, E MEU MUNDO É CHEIO DE MARAVILHAS ESPERANDO PARA SEREM DESCOBERTAS. SOU QUEM SOU HOJE, MAS ESTOU ANSIOSA PARA VER QUEM ME TORNAREI AMANHÃ.


VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

SUGESTÃO DE LEITURA

DE MANEIRA LÚDICA E ENVOLVENTE ESTE LIVRO, COM DIVERTIDO TEXTO RIMADO, APRESENTA O CORPO HUMANO AOS PEQUENOS LEITORES. AO ESTABELECER PARALELOS ENTRE AS PARTES DO CORPO E DIVERSOS ANIMAIS, O LIVRO RESSALTA TANTO NOSSAS SEMELHANÇAS COMO NOSSAS DIFERENÇAS COM AS VÁRIAS ESPÉCIES DE ANIMAIS. AO FINAL, UM ESPELHO SURPRESA IRÁ ENCANTAR OS PEQUENOS LEITORES, MOSTRANDO QUE CADA UM É ESPECIAL À SUA MANEIRA.

CADA UM TEM UM JEITO PRÓPRIO DE SER, NÃO HÁ DÚVIDAS, E AS CRIANÇAS PERCEBEM ISSO LOGO CEDO. ESSE LIVRO ABORDA AS DESCOBERTAS DE UM SIMPÁTICO COELHO SOBRE O FORMATO DE SEU CORPO, SEU PELO E VÁRIAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E EMOCIONAIS. NO FIM, SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS SÃO SÓ UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA. COM ILUSTRAÇÕES MARCANTES E DIVERTIDAS, ESTE LIVRO AJUDA O ALUNO A COMPREENDER MELHOR AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS COM RELAÇÃO AOS OUTROS E AO MUNDO, ALÉM DE TRABALHAR ALGUNS ANTÔNIMOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

QUESTÃO 1

HOJE VAMOS FAZER NOSSO DOCUMENTO DE IDENTIDADE.  

QUESTÃO 2

VAMOS COMPLETAR O QUE SE PEDE:

MEU NOME É:




ME CHAMAM DE:




EU SOU ASSIM:



































EU TENHO  ________  ANOS 


QUESTÃO 3

VOCÊ GOSTOU DO TEXTO?

QUE TAL FAZER UM DESENHO BEM LEGAL QUE REPRESENTE O TEXTO LIDO. 




















COMPONENTE CURRICULAR:HISTÓRIA
HABILIDADE(GO-EF01HI01-A) IDENTIFICAR E COMPREENDER A SUA HISTÓRIA DE VIDA, POR MEIO DE INFORMAÇÕES ORAIS, DOCUMENTOS ESCRITOS, ICNOGRÁFICO-VISUAIS E OBJETOS MATERIAIS.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.COM
JANISH, Heinz. Eu sou assim e vou te mostrar. Brinque-book na mochila. 2017.VILLELA, Bia. De que jeito sou eu? Editora do Brasil,  2017.