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História – Povos indígenas no Brasil

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

NO BRASIL HÁ UMA DIVERSIDADE INCRÍVEL DE POVOS INDÍGENAS, ESTES CONTRIBUÍRAM DE FORMA FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. PARA QUE A RIQUEZA CULTURAL DESSES POVOS NÃO DESAPAREÇA É IMPORTANTE RECONHECER OS DIREITOS DOS INDÍGENAS.

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/wilfredpaulse/7185424753.Acesso em 25 mai. 2022

OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL SÃO GRUPOS ÉTNICOS QUE HABITAM O TERRITÓRIO BRASILEIRO E MUITOS DELES ESTÃO AQUI DESDE ANTES DA CHEGADA DOS COLONIZADORES EUROPEUS, OU SEJA, ANTERIORMENTE AO DESEMBARQUE DOS PORTUGUESES EM 1500. 

OS POVOS INDÍGENAS SÃO RECONHECIDOS COMO GRUPOS QUE POSSUEM MANIFESTAÇÕES PRÓPRIAS QUANTO À SUA CULTURA, LÍNGUA E ORGANIZAÇÃO SOCIAL. 

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 RECONHECE E GARANTE DIVERSOS DIREITOS AOS POVOS INDÍGENAS, INCLUINDO O DIREITO À SUA TERRA TRADICIONAL E À PRESERVAÇÃO DE SUAS TRADIÇÕES CULTURA. 

OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL AINDA ENFRENTAM DESAFIOS, COMO A INVASÃO DE SUAS TERRAS, A FALTA DE ACESSO A SERVIÇOS BÁSICOS E A VIOLÊNCIA.

MUITAS PALAVRAS UTILIZADAS NA LÍNGUA PORTUGUESA SÃO DE ORIGEM LINGUÍSTICA DOS POVOS INDÍGENAS COMO: BURITI, TAMANDUÁ, CAPIVARA, CAJÁ E CACAU.

AGORA É COM VOCÊ, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

LEIA O TRECHO DA MÚSICA “CANTO INDÍGENA PELA PAZ”:

NÓS JÁ FOMOS OS DONOS DESSA TERRA

E MUITOS MORRERAM LUTANDO POR ELA

MAS HOJE O BRANCO IMPÕE SUA LEI

OBRIGANDO-NOS A VIVERMOS EM RESERVAS

ONDE A CAÇA E A PESCA

FICAM ESCASSAS A CADA AMANHECER

NÓS TODOS QUEREMOS SER LIVRES PRA SOBREVIVER

E PARA MANTER A MINHA CULTURA

ANTES QUE SE DESTRUA

TODO O MEU SABER

PRESERVAMOS AS LÍNGUAS E OS RITUAIS

AS DANÇAS E OS CANTOS DE PAZ

NÃO DEIXAMOS A TRADIÇÃO MORRER JAMAIS

AO LADO DOS DEUSES PELA PAZ

PRA QUE O BRANCO E O INDÍGENA

SE TORNEM IRMÃOS

E QUE VIVAM EM COMUNHÃO

PELOS FILHOS DOS FILHOS QUE VIRÃO

URUBU-KAAPOR, SATERÉ-MAWÉ, MUNDURUKU

PARINTINTIN, KARAJÁ, GUARANI, ARIKÉN, KAMAIURÁ

UAINANA, BANIWA, TIKUNA, SUYÁ

Disponível em:https://www.letras.mus.br/garantido/canto-indigena-pela-paz/.Acesso em 25 mai. 2022

A) QUAL MENSAGEM A LETRA DA MÚSICA QUER TRANSMITIR?

B) QUAIS FATORES PODEM FAZER COM QUE  AS TRADIÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS DESAPAREÇAM?

QUESTÃO 2

OBSERVE ALGUMAS IMAGENS DA REPRESENTAÇÃO DA ARTE INDÍGENA:

Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vaso_Marajoara.jpg.Acesso em 25 mai. 2022.

Disponível em:https://www.flickr.com/photos/wilfredpaulse/7891349144.Acesso em 25 mai. 2022.

APÓS A OBSERVAÇÃO DAS IMAGENS, IDENTIFIQUE QUAIS ELEMENTOS NATURAIS FORAM UTILIZADOS PARA A CONFECÇÃO DOS OBJETOS ARTÍSTICOS APRESENTADOS.

QUESTÃO 3

EMBORA MUITOS INDÍGENAS TENHAM O CONTATO COM A LÍNGUA PORTUGUESA E PRATIQUEM O IDIOMA NO COTIDIANO, É GRANDE O NÚMERO DE PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENA QUE UTILIZAMOS. 

ASSINALE A ALTERNATIVA QUE REPRESENTA UMA PALAVRA DE ORIGEM INDÍGENA

A) BURITI

B) HOT DOG

C) SHOPPING

D) ABAJUR

QUESTÃO 4

A POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL SOFREU UMA REDUÇÃO CONSIDERÁVEL DESDE A CHEGADA DOS PORTUGUESES.

QUAL INSTRUMENTO QUE OBJETIVA LEVANTAR INFORMAÇÕES SOBRE A QUANTIDADE POPULACIONAL NO BRASIL?

A) CENSO

B) PROVA

C) AVALIAÇÃO

D) RESUMO


SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Brincadeiras indígenas”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7FeZoMOBYgo>. Acesso em: 30 Mai 2022.

Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF02HI03-B) Reconhecer o modo de vida de diferentes grupos sociais como: indígenas, afrodescendentes, ciganos, comunidades tradicionais, migrantes e imigrantes.
Referências:
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

ENCONTRO DE CULTURAS. Aldeia Multiétnica. Disponível em: /www.youtube.com/watch?v=KHeq68E_9K4. Acesso em 125 mai. 2022. 

IBGE EDUCA. Indígenas. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20506-indigenas.html. Acesso em: 25 mai. 2022.

SECRETARIA ESPECIAL DO ESPORTE. Pataxó reproduz o som dos pássaros com instrumentos tradicionais.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TtmXmH6a-9w Acesso em 25 mai. 2022.

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. KARAJÁ. Disponível em https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1 /. Acesso em 25 mai. 2022.