You are currently viewing História – Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social: Ser Goiano.

História – Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social: Ser Goiano.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 12 de Março de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Hoje vamos falar sobre a cultura popular no estado de Goiás.  Que nada mais é que um conjunto de manifestações produzidas e vivenciadas pelo povo goiano. Os hábitos, costumes, festas, danças, músicas, arte, saberes, literatura e contação de histórias, são transmitidas das gerações mais velhas para as mais novas. Algumas festas religiosas, estão diretamente ligadas à cultura popular brasileira e estão associadas aos elementos da cultura indígena, europeia e africana presentes em vários países.

Temática: Ser Goiano. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_do_Coreto_(Cidade_de_Goi%C3%A1s,_Brasil)_12.jpg>. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social: Ser Goiano.

AGRUPAMENTO E | 5º ANO | CICLO DA INFÂNCIA |HISTÓRIA | PROF.ª: JUSSARA

A cultura popular de Goiás.

No estado de Goiás, podemos destacar algumas festas populares como, a Folia de Reis, Catira, Cavalhada, Festa do Divino e muita Festa Folclórica. Me deixa te perguntar, na cidade onde você está existe alguma festa da cultura popular? Qual? Pesquise ai.

O goiano traz muito consigo a cultura dos povos indígenas, afinal, foram os primeiros habitantes desta terra. Eles não possuíam uma organização do tempo e não utilizavam o calendário para marcar os dias ou meses, e nem o relógio para marcar as horas. Eles tinham uma maneira própria de marcar o tempo. A passagem dos dias não era registrada em horas, mas sim de acordo com a posição do sol, e a passagem do tempo (semanas, meses), por meio dos fenômenos naturais, como a chuva e o frio e pela agricultura. O tempo indígena foi construído por eles próprios, e à medida que o tempo passava, faziam registros do tempo vivido ou tempo histórico, desde o seu nascimento até a sua morte. Isso explica o fato do goiano ser tão íntimo da natureza e suas ações. O homem do campo goiano, sabe como poucos, a época boa para plantio e colheita, o movimento de chuva conforme as formigas por exemplo. A fase da lua que é melhor para o plantio da mandioca, é a lua minguante… Você sabia disso??

Observe a imagem da Mandioca.

Disponível em: <https://pixabay.com/>.

Mas, afinal, o que é ser goiano?

É um povo misto de agrário e urbano, roça e cidade, curral e concreto…Nós de Goiás nos tornamos desbravadores natos. Goiás e Minas Gerais são muito próximos e assim sua gente é muito parecida UAI SÔ…, temos a mesma ausência do mar, o mesmo Luar do sertão, montanhas e minérios e achamos as coisas um “trem-bão” em cada coisa “boa demais da conta”. Mas o ouro nos legou heranças provinciais distintas. Portanto, para falar de Goiás é fundamental notar que temos particularidades históricas que não nos deixam ser um mero reflexo das transformações ocorridas em nível nacional. Nem por isso somos tão distintos. Num passado distante, quando o ciclo do ouro passou a ser decadente, nos colocou como atrasados, por algum tempo. Aos poucos  a “goianice” que era o termo usado como negatividade para falar dos goianos, foi dando espaço para a “goianidade” após os anos 30, assim foi-se misturando o velho e novo, o antigo e o moderno, o rural e o urbano, o  atraso e o progresso  foram escrevendo a história goiana.

Hoje, somos a modinha lusitana nos saraus da Cidade de Goiás, o traço europeu nas óperas dos barracões de Pirenópolis, somos ainda a herança espanhola ou portuguesa das cavalhadas, a viga mestra do cristianismo na procissão do fogaréu na Cidade de Goiás e somos mais ainda nós, os goianos, os homens pardos de que nos falou Luiz Palacin, na catira, nas folias de reis e do divino ou na dança do congado de Catalão.

De acordo com o Sr Ceary, meu saudoso pai, citado na obra “Tocadores homem, terra, música e cordas”, sobre a Folia de Santos Reis, ele dizia: “ É outra história, essa é mais antiga. Veja o senhor: eu tô com 62 anos, comecei eu tinha seis para sete anos. Comecei a acompanhar a folia de Santo Reis, batendo pandeiro, cantando aquelas voz lá mais atrás, cinco, seis, oito voz e aí foi me passando pra frente. Achou por bem até que a gente decorou alguma coisa sobre nascimento, padecimento de Cristo que faz parte da folia e a inteligência foi abrindo a cabeça, com o poder de Santos Reis.”

Observe a imagem do Senhor Ceary e a Folia de Reis.

Fonte: Marchi Lia, Saenger Juliana, Corrêa Roberto Tocadores homem, terra, música e cordas- Edição Brasil 2002.

Fonte: Marchi Lia, Saenger Juliana, Corrêa Roberto Tocadores homem, terra, música e cordas- Edição Brasil 2002.

O capitão Ceary faleceu há 6 anos e sua última ação, foi deixar organizado o giro, o percurso por onde a Folia de Reis deveria percorrer. Hoje a tradição de toda sua vida é seguida por sua filha caçula, minha irmã Jacyara Hosana. Bem gente, mas já que tristeza não paga dívida, bora prosear mais um pouquinho e compreender que o povo goiano passou a ser afro musical, euro musical, pardo musical, goianos musicais e assim, começamos a falar a mesma linguagem de outros povos. E, hoje a nossa goianidade, nossa tradição, é querida e respeitada.

Você já observou que tem algumas palavras e expressões que são usadas apenas por nós? Se bem que aí tem um casamento perfeito entre os mineiros e os goianos, porque tem muitas expressões que são usadas pelos dois estados. Vejamos algumas:

“Trem” – é uma herança do povo mineiro lá de Minas Gerais. A palavra Trem para os goianos, significa qualquer objeto ou coisa. Um trem qualquer…

“Demais da Conta” – quando tem muito  trem, aí é demais da conta, é uma grande quantidade… Gosto de você demais da conta. 

“Custoso ou Custosa” – Eita menino custoso… atrevido, que não sossega

”Gueroba” – também conhecida como guariroba, é uma palmeira, um palmito do cerrado, de sabor amargo é muito apreciada na culinária de Goiás.

“Chamar o Juca” – segura aí , chama ele não porque eu vou entender que você tá querendo vomitar.

”Zureta” – Ana, larga de ser zureta criatura… Eu disse que a Ana é uma pessoa estabanada. 

“Uai” – Vixeeeeeee, agora o trem ficou bão…O uai, também é uma herança do povo mineiro, é um vício de linguagem, você acredita? UAI então ta bão ne?

Relembrando a aula – hoje nós falamos sobre o povo que compõem o estado coração da pátria. Nosso Goiás. Vimos sobre a formação, a cultura popular e a mistura de tudo que nos cerca. Espero que tenham gostado.

Atividade

Questão 1. Pesquise um pouquinho sobre a fala goiana, sobre o goianês e passe a entender um pouco melhor o significado da fala dessa gente tão amável e hospitaleira que é o SER GOIANO. Depois, escreva um texto com a temática apaixonante: O goiano e o mineiro.

Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tchauzinho pessoal.


Habilidade estruturante: (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Referências: CHAUL, Nasr Fayad. A identidade cultural do Goiano. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252011000300016. Acesso em: 09 de Fevereiro de 2021.
ALVES, Giovani Ribeiro. Algumas palavras do regionalismo goiano (Dicionário de Goianês). Disponível em: https://www.dm.jor.br/opiniao/2015/06/algumas-palavras-do-regionalismo-goiano-dicionario-de-goianes/ Acesso em: 09 de Fevereiro de 2021.
Marchi Lia, Saenger Juliana, Correa Roberto Tocadores homem, terra, música e cordas- Edição Brasil 2002.