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História – Povo, cultura e diversidade

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.


Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Povo, cultura e diversidade

Olá estudante!

O que você sabe sobre cultura, diversidade e como o povo brasileiro se formou?

Veja o poema:

Disponível em: <https://br.freepik.com/search?format=search&last_filter=page&last_value=3&page=3&query=brasil+desenho+&selection=1#uuid=5942f91a-57de-4964-aed2-ca4cacece01e>.  Acesso em: 07 de março de 2024.
  • O que você acha que o poeta quer transmitir ao destacar a diversidade cultural do Brasil, de Goiás?

Nossa história é uma mistura de diferentes povos, culturas e tradições. Para compreendermos melhor como isso aconteceu, precisamos entender os processos de formação dos povos e das culturas, tanto no Brasil quanto em nosso estado.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-colecao-de-personagens-colombianas-desenhadas-a-mao_58455440.htm#fromView=search&page=1&position=44&uuid=82c6a846-dbff-4471-92fe-c8e21137a414>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Os povos indígenas foram os primeiros habitantes, seguidos pelos colonizadores portugueses, africanos trazidos como escravos e imigrantes de várias partes do mundo. Essa miscigenação deu origem ao povo brasileiro, com uma cultura rica e diversificada, presente em todos os aspectos da vida cotidiana, como culinária, música, dança, religião e língua.

Em Goiás, essa diversidade também está presente. Os indígenas foram os primeiros habitantes da região, seguidos pelos bandeirantes e pelos colonizadores portugueses em busca de ouro e pedras preciosas. Com a exploração das minas, vieram os africanos escravizados e outros imigrantes do Brasil. Essa mistura resultou no povo goiano, com uma cultura marcada pela religiosidade, culinária típica, festas populares e tradições do interior.

Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/goiania-celebra-dia-dos-povos-originarios-com-atividades-culturais-no-lago-das-rosas/>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Compreender os processos de formação dos povos e das culturas é fundamental para valorizar nossa identidade e respeitar a diversidade que nos cerca.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

A palavra “Goiás” tem sua origem na língua tupi-guarani. Ela provavelmente se originou da palavra “guaiás”, que significa “povo valente” ou “guerreiro”. 

Quando os colonizadores portugueses chegaram à região, encontraram essa denominação entre os povos indígenas que habitavam a central do Brasil, e assim a região passou a ser chamada de Goiás.

Atividades

QUESTÃO 1

Veja o poema:

Disponível em: <https://br.freepik.com/search?format=search&last_filter=page&last_value=3&page=3&query=brasil+desenho+&selection=1#uuid=5942f91a-57de-4964-aed2-ca4cacece01e>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

A) O que você acha que o poeta quer transmitir ao destacar a diversidade cultural do Brasil, de Goiás?


B) Quais são os elementos culturais mencionados no poema que contribuem para a riqueza cultural do Brasil?


C) Como o autor descreve a influência dos indígenas, africanos e portugueses na formação da cultura brasileira?


QUESTÃO 2

A mistura de diferentes povos é retratada como

(A) um processo que deu origem a uma cultura rica e diversificada.

(B) um processo que resultou na homogeneização da cultura.

(C) um processo que não teve impacto na formação da cultura brasileira.

(D) um processo que resultou na exclusão dos povos indígenas.

QUESTÃO 3

Nossa história é uma mistura de diferentes povos, culturas e tradições. Os grupos étnicos que contribuíram para a formação da cultura brasileira são

(A) indígenas, africanos, portugueses e imigrantes.

(B) indígenas e africanos.

(C) portugueses e africanos.

(D) indígenas e portugueses.

QUESTÃO 4

Observe a imagem e sua descrição:

Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/goiania-celebra-dia-dos-povos-originarios-com-atividades-culturais-no-lago-das-rosas/>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Você conhece a cultura indígena? Pesquise e levante algumas informações para elaborar um relatório sobre a cultura dos povos originários. Siga o roteiro seguinte:

  • Pesquisa sobre os Povos Originários do Brasil:

Pesquise sobre os principais povos indígenas que habitavam a região onde hoje se localiza Goiânia.

  • Atividades Culturais Indígenas:

Pesquise sobre as brincadeiras típicas, as danças, a música, as comidas e as bebidas tradicionais dos povos indígenas.

  • Alimentação Indígena:

Pesquise sobre a alimentação dos povos indígenas. Quais eram os alimentos mais consumidos? Como eram preparados? Quais eram os métodos de caça, pesca e agricultura utilizados por esses povos?


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF05HI01-A) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos.
(EF05HI01-B) Relacionar os principais fatores que levaram estes povos a sedentarização.
(EF05HI01-C) Reconhecer que a definição territorial faz parte da construção de nação.
(EF05HI01-D) Compreender os principais elementos para formação do povo brasileiro, goiano e do município em que vive.
(EF05HI02-A) Identificar os mecanismos de organização do poder político e perceber que a vida em sociedade sedentária levou à formação do Estado.
(EF05HI02-B) Compreender que a vida em sociedade exige algumas regras de convivência e um poder (governo) que dirige as decisões da sociedade.
(EF05HI02-C) Reconhecer os mecanismos de organização política e administrativa no Brasil, no Estado de Goiás e no município que vive.
(EF05HI03-A) Identificar as contribuições das culturas e das religiões na composição identitária dos povos goianos.
(EF05HI03-B) Reconhecer a importância do legado cultural e religioso para formação de um povo.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.