Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Povo, cultura e diversidade
Olá estudante!
O que você sabe sobre cultura, diversidade e como o povo brasileiro se formou?
Veja o poema:
- O que você acha que o poeta quer transmitir ao destacar a diversidade cultural do Brasil, de Goiás?
Nossa história é uma mistura de diferentes povos, culturas e tradições. Para compreendermos melhor como isso aconteceu, precisamos entender os processos de formação dos povos e das culturas, tanto no Brasil quanto em nosso estado.
Os povos indígenas foram os primeiros habitantes, seguidos pelos colonizadores portugueses, africanos trazidos como escravos e imigrantes de várias partes do mundo. Essa miscigenação deu origem ao povo brasileiro, com uma cultura rica e diversificada, presente em todos os aspectos da vida cotidiana, como culinária, música, dança, religião e língua.
Em Goiás, essa diversidade também está presente. Os indígenas foram os primeiros habitantes da região, seguidos pelos bandeirantes e pelos colonizadores portugueses em busca de ouro e pedras preciosas. Com a exploração das minas, vieram os africanos escravizados e outros imigrantes do Brasil. Essa mistura resultou no povo goiano, com uma cultura marcada pela religiosidade, culinária típica, festas populares e tradições do interior.
Compreender os processos de formação dos povos e das culturas é fundamental para valorizar nossa identidade e respeitar a diversidade que nos cerca.
A palavra “Goiás” tem sua origem na língua tupi-guarani. Ela provavelmente se originou da palavra “guaiás”, que significa “povo valente” ou “guerreiro”.
Quando os colonizadores portugueses chegaram à região, encontraram essa denominação entre os povos indígenas que habitavam a central do Brasil, e assim a região passou a ser chamada de Goiás.
Atividades
QUESTÃO 1
Veja o poema:
A) O que você acha que o poeta quer transmitir ao destacar a diversidade cultural do Brasil, de Goiás?
B) Quais são os elementos culturais mencionados no poema que contribuem para a riqueza cultural do Brasil?
C) Como o autor descreve a influência dos indígenas, africanos e portugueses na formação da cultura brasileira?
QUESTÃO 2
A mistura de diferentes povos é retratada como
(A) um processo que deu origem a uma cultura rica e diversificada.
(B) um processo que resultou na homogeneização da cultura.
(C) um processo que não teve impacto na formação da cultura brasileira.
(D) um processo que resultou na exclusão dos povos indígenas.
QUESTÃO 3
Nossa história é uma mistura de diferentes povos, culturas e tradições. Os grupos étnicos que contribuíram para a formação da cultura brasileira são
(A) indígenas, africanos, portugueses e imigrantes.
(B) indígenas e africanos.
(C) portugueses e africanos.
(D) indígenas e portugueses.
QUESTÃO 4
Observe a imagem e sua descrição:
Você conhece a cultura indígena? Pesquise e levante algumas informações para elaborar um relatório sobre a cultura dos povos originários. Siga o roteiro seguinte:
- Pesquisa sobre os Povos Originários do Brasil:
Pesquise sobre os principais povos indígenas que habitavam a região onde hoje se localiza Goiânia.
- Atividades Culturais Indígenas:
Pesquise sobre as brincadeiras típicas, as danças, a música, as comidas e as bebidas tradicionais dos povos indígenas.
- Alimentação Indígena:
Pesquise sobre a alimentação dos povos indígenas. Quais eram os alimentos mais consumidos? Como eram preparados? Quais eram os métodos de caça, pesca e agricultura utilizados por esses povos?
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF05HI01-A) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos. (EF05HI01-B) Relacionar os principais fatores que levaram estes povos a sedentarização. (EF05HI01-C) Reconhecer que a definição territorial faz parte da construção de nação. (EF05HI01-D) Compreender os principais elementos para formação do povo brasileiro, goiano e do município em que vive. (EF05HI02-A) Identificar os mecanismos de organização do poder político e perceber que a vida em sociedade sedentária levou à formação do Estado. (EF05HI02-B) Compreender que a vida em sociedade exige algumas regras de convivência e um poder (governo) que dirige as decisões da sociedade. (EF05HI02-C) Reconhecer os mecanismos de organização política e administrativa no Brasil, no Estado de Goiás e no município que vive. (EF05HI03-A) Identificar as contribuições das culturas e das religiões na composição identitária dos povos goianos. (EF05HI03-B) Reconhecer a importância do legado cultural e religioso para formação de um povo. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |