Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Analisar e problematizar questões ligadas à política, poder e as representações nas sociedades ao longo do tempo e do espaço é uma das prerrogativas da história. Estudamos recentemente o poder e política no I Império do Brasil. E agora …
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Observe a charge abaixo:
1 – Defina voto censitário.
2 – Ao observar a charge podemos inferir que:
- Quem pode votar no Brasil hoje?
- Quem estava apto a votar no Brasil Império?
Questão 2
Explique porque a Constituição de 1823 ficou conhecida como Constituição da Mandioca?
Questão 3
Observe a charge abaixo, leia o texto e relacione seu conteúdo com a Constituição de 1824 que estabeleceu o 4° poder, ou o Poder Moderador!
SAIBA MAIS
Somente aperte e play e veja esse vídeo com informações para melhorar seu entendimento.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-8o-ano/
Habilidades: | (EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado. (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado. (GO-EF08HI16-A) Analisar as diferentes propostas políticas defendidas no Primeiro Reinado e Período Regencial, identificando as revoltas provinciais e os limites ao exercício da cidadania, nesse período. |
Referencial teórico | BARBOSA, Silvana Mota. A Sphinge Monárquica: o poder moderador e a política imperial. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, 2001. DOLHNIKOFF, Miriam. História do Brasil Império. São Paulo: Contexto, 2017. MALERBA,Jurandir (org.). Independência brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: FGV, 2006, pp. 125-151. |