You are currently viewing História –  Crescimento na Comunidade

História – Crescimento na Comunidade

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Crescimento na Comunidade

Olá estudante!

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conversa-amigavel-entre-dois-filhos_148813895.htm#fromView=search&page=1&position=40&uuid=d07a9cb2-72bd-4c7e-afd6-3a0887498900>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Há muito tempo, a nossa cidade era apenas uma vasta terra coberta por árvores e cercada por montanhas. Não havia estradas, casas ou escolas; era um lugar desconhecido.

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-neolitica-desenhada-a-mao_36304358.htm#fromView=search&page=2&position=36&uuid=72030383-27dd-4333-8def-66c4a672b845>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

As cidades começaram como pequenos assentamentos, modestas aldeias ou vilarejos. Ruas de terra batida, casas simples e uma população pequena caracterizavam esses lugares, onde todos se conheciam pelo nome e a vida era simples e tranquila.

Com o tempo, devido às necessidades da própria comunidade local, eventos históricos, industrialização, migração rural-urbana e avanços tecnológicos, as cidades mudaram. 

O crescimento das cidades trouxe consigo muita movimentação e uma infinidade de oportunidades, atraindo pessoas de todas as partes em busca de trabalho, educação e uma vida melhor. 

O aumento da demanda por serviços e infraestrutura nas cidades estimula investimentos em projetos de infraestrutura, como transporte público, redes de energia, telecomunicações e saneamento básico.

No entanto, o crescimento urbano também apresentou desafios significativos. O rápido aumento da população muitas vezes sobrecarrega infraestruturas existentes, levando a problemas como congestionamentos de tráfego, poluição e habitação precária.

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-desenhada-a-mao-dos-desenhos-animados-do-padre_42103519.htm#fromView=search&page=1&position=34&uuid=2909c34b-c5a4-400f-8a78-d1ec4b25688e>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Apesar dos obstáculos, nossas cidades continuam crescendo. Hoje, elas são centros de cultura, inovação e progresso. Museus, teatros, parques, universidades e empresas se desenvolvem em meio ao cenário urbano, visando oferecer experiências e oportunidades para as pessoas.

Atividades

QUESTÃO 1

Faça a leitura seguinte:

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conversa-amigavel-entre-dois-filhos_148813895.htm#fromView=search&page=1&position=40&uuid=d07a9cb2-72bd-4c7e-afd6-3a0887498900>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

A) Como você imagina que sua cidade era no passado? Quais mudanças você acha que ocorreram na sua cidade ao longo do tempo?



B)  Você concorda com a resposta da menina? Justifique a sua resposta.



QUESTÃO 2

Quando um grupo de pessoas, vivem no mesmo lugar ou têm interesses parecidos, elas formam uma comunidade. Para viver em comunidade e contribuir para o seu crescimento é importante 

(A) ignorar as diferenças entre os membros.

(B) trabalhar apenas para o benefício pessoal.

(C) ter espaços de uso comunitário e colaborar com os outros membros.

(D) compartilhar conquistas mas  não participar dos desafios que surgirem.

QUESTÃO 3

Um dos desafios enfrentados pelo crescimento urbano é

(A) congestionamentos de tráfego, poluição e habitação precária.

(B) diminuição da população e da demanda por serviços.

(C) redução da diversidade cultural.

(D) menos oportunidades de emprego.

QUESTÃO 4

As cidades são centros de cultura, inovação e progresso. Museus, teatros, parques, universidades e empresas se desenvolvem em meio ao cenário urbano, visando oferecer experiências e oportunidades para as pessoas. Na sua opinião, qual é a importância de oferecer oportunidades para a população, e como isso pode influenciar a qualidade de vida e o bem-estar?







Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF03HI01-A) Identificar os grupos populacionais que formam a sua cidade, o seu município e a sua região.
(EF03HI01-B) Compreender as relações estabelecidas entre os grupos populacionais (imigrantes, africanos, indígenase outros) que formam a cidade, o município e a região.
(EF03HI01-C) Distinguir os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
(EF03HI02-A) Identificar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou na região em que vive.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.