You are currently viewing História – Pessoas e mercadorias se deslocam

História – Pessoas e mercadorias se deslocam

Olá, educando (a)!Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 03/06/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%C3%94nibus_Coletivo_de_Goi%C3%A2nia_-_Avenida_Parana%C3%ADba.JPG> acesso em: 1, junho. 2021.

Olá crianças! Espero que esteja tudo bem com vocês. É muito bom estar aqui novamente! Hoje, iremos estudar e compreender sobre os meios de locomoção.
Assista à videoaula, pegue seu material e mãos à obra! 

História | Turma D | 4º Ano | Ciclo da Infância

ATIVIDADE 1

O êxodo rural, ou seja, a mudança das pessoas do campo para a cidade, possibilitou o crescimento das cidades, mas nem todas essas pessoas tiveram lugar na cidade. Algumas se adaptaram e outras foram sendo esquecidas à margem, ou seja, marginalizadas, muitas vezes sem lugar para morar ou morando em lugares muito distantes dos lugares onde ocorrem os principais serviços da cidade. Esse tempo gasto para locomoção na cidade para acessar o trabalho ou serviços necessários às vezes é tão excessivo que impede uma maior convivência entre os familiares.
Converse com seus familiares e descreva se eles moram próximos ou longe de onde trabalham, quanto tempo gastam para se locomover e qual meio de transporte utilizam. 

ATIVIDADE 2

Nas aulas anteriores você viu que além de saber se localizar e se locomover também é importante conhecer os meios de transporte feitos para isso. Em Goiânia ainda não temos metrô, porém em grandes cidades este é o transporte mais utilizado por ser capaz de levar grande quantidade de pessoas e ser muito rápido. Observe a imagem abaixo para responder a atividade. Acesse o mapa das linhas de metrô de São Paulo pelo link abaixo:

Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/Metr%C3%B4_SP.svg> acesso em 1, jun. 2021

Observe que se você estivesse na Estação Moema (linha lilás) e precisasse ir até a estação Liberdade (linha azul) o trajeto a ser feito seria: Pego o metrô na estação Moema (linha lilás) e vou até a estação Santa Cruz, lá pego o metrô da linha azul e me direciono para a Estação Liberdade (linha azul).

Agora descreva o trajeto que seria feito por você se precisasse ir da Estação Santana até à estação Belém. Imagine outras viagens que poderiam fazer e descreva os trajetos para praticar. Lembre-se que para se locomover e se localizar quanto mais detalhes, melhor. 

ATIVIDADE 3

Os tropeiros foram importantes personagens da história do Brasil pois contribuíram para o desenvolvimento do comércio e o desbravamento de novos acessos. Os meios de transporte utilizados eram basicamente animais. Atualmente há diversos meios de transporte mais rápidos e acessíveis que permitem chegar a diversos lugares no país. 
Acesse o mapa político do Brasil para realizar a atividade.

Mapa

Descrição gerada automaticamente

Descreva o trajeto que uma pessoa faria saindo de (Porto Alegre) Rio Grande do Sul para chegar a São Luiz (Maranhão) e os meios de transporte que melhor poderiam ser utilizados atualmente.


Ciclo da infância:
Habilidade estruturante 
(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. 
(GO-EF04H106) Discutir o êxodo rural e identificar os resultados da intervenção humana e tecnológica na natureza e suas consequências.
(EF04GE02)   Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Referências:Mapa do Metrô de São Paulo. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/Metr%C3%B4_SP.svg> Acesso em: 17 abr 2021Mapa Político do Brasil. IBGE. Disponível em: < https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#6> Acesso em: 17 abr 2021