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História – Patrimônio público

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO É FUNDAMENTAL PARA A CULTURA E O RECONHECIMENTO DE UM POVO. POR ISSO, OS MONUMENTOS, CONSTRUÇÕES, OBRAS ARTÍSTICAS, FESTEJOS, CULINÁRIA E TRADIÇÕES DEVEM SER CONSIDERADOS BENS PÚBLICOS. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE PARA QUE AS ATUAIS E FUTURAS GERAÇÕES TENHAM UMA SADIA QUALIDADE DE VIDA E O DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE MANTIDO E EQUILIBRADO.

PATRIMÔNIO PÚBLICO

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teatro_Goi%C3%A2nia.jpg

Nas cidades é possível encontrar vários prédios e monumentos que integram o patrimônio público. Alguns deles também refletem a história da construção do local ou homenageiam pessoas, eventos ou traços culturais fundamentais para a identidade do povo. Assim, os governos devem elaborar políticas públicas e praticar ações para a conservação e preservação do patrimônio histórico e cultural. No Brasil, o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é uma entidade criada para levantar patrimônios históricos e criar mecanismos de manutenção e conservação.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL E IMATERIAL

O Patrimônio histórico imaterial é composto por elementos que não têm existência física ou corpórea , mas que refletem a identidade cultural. Nessa categoria enquadram-se festejos populares, danças, contos orais, culinária e manifestações religiosas.

Já o patrimônio histórico material são bens com existência física e que refletem modos de vida de outras épocas como, por exemplo, construções, esculturas, monumentos e prédios. 

Em Goiás podem-se citar como patrimônios materiais o prédio do Teatro Goiânia, a Estação Ferroviária, a casa de Cora Coralina. Em relação ao patrimônio imaterial temos as Cavalhadas, a festa do Divino Pai Eterno e a galinhada com pequi.

É muito importante que as gerações atuais preservem o patrimônio histórico para que traços de uma cultura não sejam perdidos.

Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

Ao passear pelo estado de goiás conseguimos encontrar vários bens que integram o patrimônio histórico cultural. Veja alguns desses bens:

PALÁCIO DAS ESMERALDAS

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_das_Esmeraldas#/media/Ficheiro:Pal%C3%A1cio_das_Esmeraldas_2.JPG. Acesso em 27 fev. 2022

CAVALHADAS

Disponível em:http://portal.iphan.gov.br/go/noticias/detalhes/5231/pedido-de-registro-das-cavalhadas-de-goias-sera-entregue-ao-iphan. Acesso em 27 fev. 2022

GALINHADA COM PEQUI

Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galinhada_com_pequi.jpg. Acesso em 27 fev. 2022

SÍTIO ARQUEOLÓGICO TOCA DA ONÇA EM FORMOSA/GO

Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2a/Sitio_arqueol%C3%B3gico_da_toca_da_on%C3%A7a_formosa_goias_-_panoramio.jpg. Acesso em 27 fev. 2022

Após a observação das imagens, indique quais delas são consideradas patrimônios materiais e quais são patrimônios imateriais:


QUESTÃO 2

O Poder Público também é responsável por criar políticas de valorização do patrimônio histórico cultural. 

Assinale a alternativa que representa uma entidade que possui a função de zelar, manter e preservar o patrimônio histórico do Brasil:

A) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

B) Instituto Nacional da Seguridade Nacional.

C) Instituto de Conservação da Biodiversidade.

D) Instituto de Proteção ao Patrimônio Público.

QUESTÃO 3

Os arqueólogos são profissionais que estudam e procuram fontes ou elementos materiais para compreender os acontecimentos do passado e os modos de vida. 

Assinale a alternativa que indica um local em que se encontram vestígios e indícios de ocupação humana antiga ou recente:

A) Cidade arqueológica.

B) Sítio arqueológico.

C) Fazenda arqueológica.

D) Zona arqueológica.

QUESTÃO 4

Como Goiás é rico culturalmente! Nosso estado possui patrimônios históricos culturais que merecem ser preservados para que nossas lembranças e tradições mantenham-se vivas.

Encontre no caça palavras bens materiais e imateriais que integram o patrimônio público histórico de Goiás.


SAIBA MAIS

A casa da poetisa Cora Coralina é um importante patrimônio de Goiás. Por falar nisso, você já ouviu falar sobre essa artista?

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Cora Coralina”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O2CG_aYYFjE Acesso em 21 fev 2022.


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.
Referências:ARQUEOLOGIA E PRÉ-HISTÓRIA. O que é um sítio arqueológico. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/o-que-e-um-sitio-arqueologico/. Acesso em 27 fev. 2022.

AZEVEDO, Angélica Fernandes; CARSALADE, Flávio de Lemos. Goiânia: Art Déco como símbolo de modernidade. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/article/view/13106. Acesso em 27 fev. 2022. 

CINE 81. Casa de Cora Coralina. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=Qu5nJEKM0h8&t=92s. Acesso em 27 fev. 2022.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Goiás. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/362/. Acesso em 27 fev. 2022.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.