Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO É FUNDAMENTAL PARA A CULTURA E O RECONHECIMENTO DE UM POVO. POR ISSO, OS MONUMENTOS, CONSTRUÇÕES, OBRAS ARTÍSTICAS, FESTEJOS, CULINÁRIA E TRADIÇÕES DEVEM SER CONSIDERADOS BENS PÚBLICOS. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE PARA QUE AS ATUAIS E FUTURAS GERAÇÕES TENHAM UMA SADIA QUALIDADE DE VIDA E O DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE MANTIDO E EQUILIBRADO.
PATRIMÔNIO PÚBLICO
Nas cidades é possível encontrar vários prédios e monumentos que integram o patrimônio público. Alguns deles também refletem a história da construção do local ou homenageiam pessoas, eventos ou traços culturais fundamentais para a identidade do povo. Assim, os governos devem elaborar políticas públicas e praticar ações para a conservação e preservação do patrimônio histórico e cultural. No Brasil, o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é uma entidade criada para levantar patrimônios históricos e criar mecanismos de manutenção e conservação.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL E IMATERIAL
O Patrimônio histórico imaterial é composto por elementos que não têm existência física ou corpórea , mas que refletem a identidade cultural. Nessa categoria enquadram-se festejos populares, danças, contos orais, culinária e manifestações religiosas.
Já o patrimônio histórico material são bens com existência física e que refletem modos de vida de outras épocas como, por exemplo, construções, esculturas, monumentos e prédios.
Em Goiás podem-se citar como patrimônios materiais o prédio do Teatro Goiânia, a Estação Ferroviária, a casa de Cora Coralina. Em relação ao patrimônio imaterial temos as Cavalhadas, a festa do Divino Pai Eterno e a galinhada com pequi.
É muito importante que as gerações atuais preservem o patrimônio histórico para que traços de uma cultura não sejam perdidos.
Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Ao passear pelo estado de goiás conseguimos encontrar vários bens que integram o patrimônio histórico cultural. Veja alguns desses bens:
PALÁCIO DAS ESMERALDAS
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_das_Esmeraldas#/media/Ficheiro:Pal%C3%A1cio_das_Esmeraldas_2.JPG. Acesso em 27 fev. 2022
CAVALHADAS
Disponível em:http://portal.iphan.gov.br/go/noticias/detalhes/5231/pedido-de-registro-das-cavalhadas-de-goias-sera-entregue-ao-iphan. Acesso em 27 fev. 2022
GALINHADA COM PEQUI
Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galinhada_com_pequi.jpg. Acesso em 27 fev. 2022
SÍTIO ARQUEOLÓGICO TOCA DA ONÇA EM FORMOSA/GO
Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2a/Sitio_arqueol%C3%B3gico_da_toca_da_on%C3%A7a_formosa_goias_-_panoramio.jpg. Acesso em 27 fev. 2022
Após a observação das imagens, indique quais delas são consideradas patrimônios materiais e quais são patrimônios imateriais:
QUESTÃO 2
O Poder Público também é responsável por criar políticas de valorização do patrimônio histórico cultural.
Assinale a alternativa que representa uma entidade que possui a função de zelar, manter e preservar o patrimônio histórico do Brasil:
A) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
B) Instituto Nacional da Seguridade Nacional.
C) Instituto de Conservação da Biodiversidade.
D) Instituto de Proteção ao Patrimônio Público.
QUESTÃO 3
Os arqueólogos são profissionais que estudam e procuram fontes ou elementos materiais para compreender os acontecimentos do passado e os modos de vida.
Assinale a alternativa que indica um local em que se encontram vestígios e indícios de ocupação humana antiga ou recente:
A) Cidade arqueológica.
B) Sítio arqueológico.
C) Fazenda arqueológica.
D) Zona arqueológica.
QUESTÃO 4
Como Goiás é rico culturalmente! Nosso estado possui patrimônios históricos culturais que merecem ser preservados para que nossas lembranças e tradições mantenham-se vivas.
Encontre no caça palavras bens materiais e imateriais que integram o patrimônio público histórico de Goiás.
SAIBA MAIS
A casa da poetisa Cora Coralina é um importante patrimônio de Goiás. Por falar nisso, você já ouviu falar sobre essa artista?
Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Cora Coralina”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O2CG_aYYFjE Acesso em 21 fev 2022.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção. |
Referências: | ARQUEOLOGIA E PRÉ-HISTÓRIA. O que é um sítio arqueológico. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/o-que-e-um-sitio-arqueologico/. Acesso em 27 fev. 2022. AZEVEDO, Angélica Fernandes; CARSALADE, Flávio de Lemos. Goiânia: Art Déco como símbolo de modernidade. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/article/view/13106. Acesso em 27 fev. 2022. CINE 81. Casa de Cora Coralina. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=Qu5nJEKM0h8&t=92s. Acesso em 27 fev. 2022. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Goiás. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/362/. Acesso em 27 fev. 2022. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. |