You are currently viewing História – Patrimônio natural

História – Patrimônio natural

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

O patrimônio natural é composto por riquezas presentes na natureza e que são de fundamental importância para a memória e identidade de um povo. A preservação do patrimônio natural é um dever de toda a sociedade, para que as futuras gerações consigam usufruir de um meio ambiente sadio e equilibrado.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

 Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Reserva_Particular_do_Patrim%C3%B4nio_Natural_do_Vale_do_Corisco_Jonas_de_Paula_e_Silva%2801%29.jpg. Acesso em 05 set. 2022

QUESTÃO 1

Observe e leia a charge:

Disponível em:  www.arianocartuns.com.br . Acesso em 05 set. 2022

Qual a crítica representada?

De que forma as ações demonstradas na charge interferem na preservação do patrimônio natural?

QUESTÃO 2

Leia a notícia:

“Quase um quarto de todos os peixes de água doce do mundo – mais precisamente 23% – estão nos rios brasileiros. Assim como 16% das aves do planeta, 12% dos mamíferos e 15% de todas as espécies de animais e plantas. O estudo, realizado por um grupo de 17 cientistas, incluindo quatro brasileiros, é a maior revisão de dados sobre a biodiversidade nos trópicos, segundo o biólogo marinho, zoólogo e botânico britânico Jos Barlow, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, que liderou a pesquisa.”

 Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/08/19/importancia-do-brasil-na-biodiversidade-mundial-e-maior-do-que-se-pensava-dizem-cientistas.ghtml. Acesso em 05 set. 2022

Faça uma pesquisa sobre uma espécie animal ou vegetal que integra a biodiversidade brasileira e registre as informações na ficha:

QUESTÃO 3

Em Goiás encontramos o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que é um Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco.

Leia o trecho de uma reportagem:

“Em outubro de 2017, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, sofreu o maior incêndio de sua história. Foram queimados 65 mil hectares de terra, cerca de 25% da área total da reserva, o equivalente a metade da cidade do Rio de Janeiro. Caso tivesse ocorrido antes da última ampliação do parque, em junho de 2017, o incêndio teria destruído entre 80% e 90% da vegetação.”

Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2018/04/parque-nacional-chapada-dos-veadeiros-incendio-florestal-cerrado. Acesso em 05 set. 2022

Em sua opinião, como a tragédia representada na notícia impacta a vida das comunidades? Há alguma atitude que pode ser tomada para evitar tal situação?

SAIBA MAIS

Você sabe o que é Patrimônio Mundial? O Brasil possui diversas riquezas culturais e naturais. Entre elas, 25 são reconhecidas como Patrimônio Mundial pela UNESCO nas listas de Patrimônio Cultural, de sítios do Patrimônio Natural e Patrimônio Imaterial.

Canal ONU Brasil “Patrimônio Mundial no Brasil e o Desenvolvimento Sustentável https://www.youtube.com/watch?v=AVfSfcdOs0U Acesso em 11 Set 2022

O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento saudável da criança. Assista ao vídeo e anote as dicas referentes aos parques de Goiânia.

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Parques de Goiânia – opções de lazer” – Disponível em https://www.youtube.com/watch? v=4TY8n14LrG4 Acesso 11 Set 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-5o-ano/

Componente Curricular:História
Habilidade:
(EF05HI10) Inventariar  os  patrimônios  materiais  e  imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Referências
ICMBIO. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Disponível em:https://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/guia-do-visitante.html. Acesso em 05 set. 2022.

PALAVRA CANTADA OFICIAL. Canção para a fauna e flora. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1yza3Nr3xF8. Acesso em 05 set. 2022.

TV BRASIL GOV. Conheça o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em Goiás . Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=LV3Eb2khH90. Acesso em 05 set. 2022. 

WWF. O que é biodiversidade? Disponível em:https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/. Acesso em: 05 set. 2022.