You are currently viewing HISTÓRIA – PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE GOIÂNIA

HISTÓRIA – PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE GOIÂNIA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Ao percorrer a cidade de Goiânia, encontramos diversos prédios e monumentos que contam a história e preservam a importantes acontecimentos do passado. A riqueza de um povo não é medida somente pelo valor material, mas pelo modo como são tratadas a cultura e a história.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE GOIÂNIA

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Elianec-teatro_goiania_%283%29.jpg. Acesso em 28 abr. 2023

Ao passear ou caminhar pela cidade de Goiânia encontramos diversos monumentos ou prédios históricos. Eles contam e retratam o processo de criação e desenvolvimento da cidade, além de homenagear figuras ou pessoas que contribuíram para causas importantes.

O patrimônio de um povo não é medido somente pela acumulação de recursos materiais, mas também pelo modo como a cultura é mantida e a história preservada.

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL

O patrimônio imaterial é composto pelos traços culturais, históricos, hábitos e modos de vida de um povo. Para que isso não se perca ou seja esquecido com o passar do tempo é fundamental a existência de entidades ou órgãos que atuam na preservação do patrimônio imaterial.

No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, conhecido pela sigla IPHAN, foi criado para atuar diretamente no levantamento de patrimônios imateriais e estabelecer formas de preservação e manutenção dos mesmos.

GOIÂNIA E ART DÉCO

O patrimônio histórico arquitetônico de Goiânia possui muita influência do estilo de arte moderna denominado Art Déco.

O estilo é caracterizado por fachadas imponentes, com linhas retas e formas geométricas retangulares. É importante reconhecer que a Art Déco não impactou somente a arquitetura mas a moda, obras de arte e cinema.

Em Goiânia, podemos encontrar prédios com a estrutura modernista de Art Déco, como a Estação Ferroviária e o Teatro Goiânia, ambos localizados na região central.

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Goiânia é reconhecida por monumentos e prédios que destacam estilos arquitetônicos modernos. 

Assinale a alternativa que corretamente representa o estilo de arte moderna que influenciou a arquitetura de prédios históricos, como o Teatro Goiânia:

(a) Estilo Barroco

(b) Estilo Art Déco

(c) Estilo Gótico

(d) Estilo Romântico

QUESTÃO 2

A preservação do patrimônio histórico e cultural é fundamental para o reconhecimento da identidade de um povo.

No Brasil, a entidade responsável pela conservação e preservação do patrimônio histórico e cultural é:

(a) o Ministérios da Ciência e Tecnologia

(b) o Instituto Brasileiro do Patrimônio Imaterial

(c) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

(d) a Secretaria Federal de Cultura e Educação

QUESTÃO 3

Observe a imagem de um monumento existente na cidade de Goiânia, denominado Monumento às Três Raças.

Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_C%C3%ADvica_%28Goi%C3%A2nia%29.jpg. Acesso em 28 abr. 2023

a) Em que localidade está o monumento na cidade de Goiânia?

b) Quais elementos ou formas você consegue identificar ao observar o monumento?

c) Em sua opinião, qual o sentido ou significado do monumento?

QUESTÃO 4

Leia o trecho de uma notícia:

“O tempo e o clima não são as únicas ações que provocam a deterioração dos monumentos históricos de Sorocaba. Muitos deles são alvos constantes de furtos, pichações e outros atos de vandalismo que podem gerar gastos adicionais com o patrimônio público e comprometem a valorização da memória local.

Um dos exemplos é a placa de bronze do monumento a Baltasar Fernandes, localizado no Largo de São Bento, na região central. A peça, que já foi furtada uma vez, em 2015, não está mais no local indicando a homenagem ao fundador de Sorocaba. A poucos metros dali, o busto que abriga os restos mortais de Francisco Adolfo Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, apresenta manchas de tinta verde nos escritos informativos.”

Fonte: JORNAL CRUZEIRO DO SUL. Vandalismo ameaça monumentos históricos. Disponível em: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/vandalismo-ameaca-monumentos-historicos/. Acesso em 28 abr. 2023.

a) Após a leitura do texto, de que forma o noticiado pode prejudicar a sociedade ou coletividade? 

b) Em sua cidade os monumentos históricos são preservados e protegidos do vandalismo? Como você chegou à essa conclusão?


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF03HI04-C) Conhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural de sua cidade, por meio de fontes materiais como monumentos, obeliscos e arquitetura; fontes imateriais como as manifestações culturais e populares: festas, culinária, música, arte e literatura.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

IPATRIMÔNIO. Estação ferroviária – Goiânia. Disponível em:
https://www.ipatrimonio.org/goiania-estacao-ferroviaria/#!/map=38329&loc=-16.663352000000003,-49.261714,17. Acesso em 28 abr. 2023.

IPHAN. Institucional. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em 28 abr. 2023.

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO ESTADO DE GOIÁS. Teatro Goiânia. Disponível
em:https://www.cultura.go.gov.br/centros-culturais/todas-as-unidades/2248-teatro-goiania.html. Acesso em 28 abr. 2023.

TV BRASILGOV. IPHAN lança guia com serviços prestados ao cidadão. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=_a0_7K_eBlk&t=53s. Acesso em 28 abr. 2023.