You are currently viewing História – Patrimônio histórico cultural

História – Patrimônio histórico cultural

Olá, educando (a)!Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 05/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Teatro Goiânia – pixabay

NA VIDEOAULA DESSA ATIVIDADE ENTENDEREMOS O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL VAMOS LÁ? ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

História – 3º ano – Agrupamento C

ATIVIDADE 1

ASSIM COMO HÁ REGRAS PARA CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA, HÁ LEIS PARA CONVIVÊNCIA DOS CIDADÃOS. É POR MEIO DAS LEIS QUE O PAÍS ESTABELECE OS PRINCIPAIS DIREITOS E DEVERES  DE CADA UM. ESSAS LEIS ESTÃO REUNIDAS NA CONSTITUIÇÃO DO PAÍS. 

O VÍDEO ABAIXO É UMA MÚSICA DO ARTISTA TOQUINHO – DIREITOS E DEVERES, ACESSE E ENTENDA MELHOR SOBRE ESSE ASSUNTO.

CANAL: CELSO MEIRELES, TÍTULO DO VÍDEO: DEVERES E DIREITOS
  • ATRAVÉS DA MÚSICA PODEMOS OBSERVAR QUE TODAS AS CRIANÇAS SÃO IGUAIS EM TERMOS DE DIREITOS E DEVERES. LISTE ALGUNS DIREITOS E DEVERES QUE VOCÊ APRENDEU ATRAVÉS DA CANÇÃO.

ATIVIDADE 2

OBSERVE A IMAGEM DA VIDEOAULA SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO- CULTURAL:

CHEGOU O MOMENTO DE CONVERSAR COM SUA FAMÍLIA A RESPEITO DO ASSUNTO:

  • VOCÊ CONHECE ALGUM MONUMENTO HISTÓRICO DE GOIÂNIA QUE APARECEU NAS IMAGENS ACIMA? SABE ONDE FICA? QUAL IMPRESSÃO VOCÊ TEVE DELES?
  • O QUE PODEMOS FAZER PARA PRESERVÁ-LOS? 

ATIVIDADE 3

OS MONUMENTOS HISTÓRICOS DA CIDADE DE GOIÂNIA SÃO CONSTRUÇÕES QUE HOMENAGEIAM PESSOAS OU ACONTECIMENTOS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DA CIDADE. OS MONUMENTOS SÃO PATRIMÔNIOS QUE NOS AJUDAM A PRESERVAR A HISTÓRIA DE GOIÂNIA E ESTÃO POR TODA A CIDADE. OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO:

IMAGENS DISPONÍVEIS EM: http resgate-do-passados:// jornal.ufg.br/n/90447-,  https://www.flickr.com/photos/naldomundim/14047542852. Acesso em 10, abril. 2021

PRAÇA ATÍLIO CORREIA LIMA , MAIS CONHECIDA COMO PRAÇA DO BANDEIRANTE, SITUADA NO CRUZAMENTO ENTRE AS AVENIDAS ANHANGUERA E GOIÁS.

OBSERVANDO AS IMAGENS ACIMA, REFLITA:

A) EXISTEM DIFERENÇA ENTRE A PRAÇA NO PASSADO E NO PRESENTE?

B)VOCÊ CONHECE OU TERIA ALGUMA FOTO NESSE MONUMENTO?

C) SUA FAMÍLIA TERIA ALGUMA HISTÓRIA PARA CONTAR SOBRE ESSE LUGAR?


RELEMBRANDO!
PERCEBEMOS E COMPREENDEMOS QUE ADQUIRIMOS  DIREITOS E DEVERES AO LONGO DO TEMPO. QUE ASSIM COMO EXISTEM REGRAS DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR, DEVEMOS SEGUIR AS LEIS QUE REGE O NOSSO PAÍS, E ELA SE ENCONTRA NA CONSTITUIÇÃO.
TIVEMOS OPORTUNIDADE DE CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE NOSSA CIDADE, APRENDER QUE FAZEMOS PARTE DELA E QUE DEVEMOS CUIDAR DOS NOSSOS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS, POIS ELES SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A HISTÓRIA DA NOSSA CIDADE E FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA TAMBÉM.


Habilidade estruturante (GO-EF03HI04-C) Conhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural de sua cidade, por meio de fontes materiais como monumentos, obeliscos e arquitetura; fontes imateriais como as manifestações culturais e populares: festas, culinária, música, arte e literatura.
Referências:https://diaonline.ig.com.br/2019/01/30/praca-do-bandeirante-conheca-a-historia-guardada-pelo-lugar/?utm_source=Isabela+Gon%C3%A7alves&utm_campaign=diaonline-author