You are currently viewing História – Patrimônio e cultura

História – Patrimônio e cultura

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A preservação do patrimônio cultural de um povo é fundamental para que a identidade seja mantida. As tradições e hábitos que são transmitidos entre as gerações identificam as bases da formação de uma sociedade.

PATRIMÔNIO E CULTURA

 Disponível em:https://www.flickr.com/photos/prefeituradeolinda/3303507517.Acesso em 30 nov. 2023

A palavra patrimônio refere-se ao conjunto de bens que pode ser repassado ou transmitido de geração para geração. 

É possível haver um patrimônio imaterial cultural que é entendido como os elementos culturais intangíveis ou que não tem existência corpórea como tradições, expressões orais, conhecimentos, práticas, formas de expressão, celebrações e rituais que são transmitidos de geração em geração. 

O patrimônio cultural é uma parte muito importante da identidade de um povo e pode ser protegido e preservado por meio de políticas e medidas pelo Estado.  

O folclore, que inclui as manifestações populares transmitidas oralmente, como contos, danças, festas, músicas e artesanatos,  é uma parte importante da cultura de um povo, preservando seus valores e histórias. 

O patrimônio cultural deve ser preservado e conservado e, para que isso seja possível, reconhecem-se bens como patrimônio cultural mundial.  O Patrimônio cultural mundial é uma lista elaborada pela UNESCO que inclui locais de importância cultural e natural excepcional para a humanidade. Estes locais são reconhecidos e protegidos pela comunidade internacional como patrimônio de todos e devem ser preservados para as gerações futuras. 

A cidade de Goiás foi reconhecida em 2001 pela UNESCO como patrimônio cultural mundial, valorizando-se a rica tradição da cidade, incluindo a arquitetura, a música, a poesia, a culinária e as festas populares.

Agora é com você, vamos responder algumas questões?

Questão 1

O folclore é importante porque preserva a cultura de um povo, suas tradições, lendas, mitos e costumes.

a) Você conhece alguma manifestação folclórica de sua região?

b) Faça uma pesquisa de alguma lenda folclórica e registre em forma de quadrinhos o que é transmitido por ela. 

Questão 2

Observe imagens de patrimônios arquitetônicos da cidade de Goiânia:

Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/5070/simbolo-do-art-deco-de-goiania-go-estacao-ferroviaria-tem-restauracao-concluida. Acesso em 30 nov. 2023

Disponívelem:https://www.cultura.go.gov.br/acesso-a-informacao/183-eventos/3057-agendamento-teatro-goi%C3%A2nia.html/. Acesso em 30 nov. 2022

Quais são as características comuns que você consegue identificar entre as construções arquitetônicas?

Questão 3

O patrimônio cultural exige preservação e manutenção a fim de que não seja deteriorado ou esquecido.

Qual cidade é reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial?

(a) Goiânia.

(b) Cidade de Goiás.

(c) Caldas Novas.

(d) Aparecida de Goiânia.

Questão 4

O patrimônio imaterial é parte importante da identidade de um povo e pode ser protegido pela sociedade e pelo Estado.

Assinale a alternativa que representa uma manifestação cultural que representa o patrimônio imaterial:

(a) Catira.

(b) Museus.

(c) Prédios.

(d) Quadro artístico.


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF05HI10-B) Conhecer e debater sobre os patrimônios culturais, procurando identificar a representatividade, questionando os interesses de diferentes grupos sociais, dominantes e marginalizados.
Referências:
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

IPHAN. Goiás (GO). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/362/. Acesso em 30 nov. 2023. 

CASA LIBRAS UFSCAR. O que é folclore? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jfM3BtQtp4U. Acesso em: 30 nov. 2023. 

UNESCO. Sobre a UNESCO no Brasil. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/fieldoffice/brasilia/about. Acesso em: 30 nov. 2023.