You are currently viewing História – Patrimônio de Goiânia

História – Patrimônio de Goiânia

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A cidade de Goiânia conserva prédios e monumentos que são históricos, valorizando a identidade do Município e as suas origens. Passear pela capital de Goiás é uma verdadeira visita a um museu a céu aberto.

PATRIMÔNIO DE GOIÂNIA

Disponível em:https://www.flickr.com/photos/stankuns/2697484010.Acesso em 27 out. 2023

A conservação do patrimônio material histórico é de suma importância para a identidade de uma cidade e o entendimento dos fatores que contribuíram para a sua formação. A cidade de Goiânia conserva vários prédios históricos e monumentos na região central. 

A conservação do patrimônio material histórico tem o objetivo de preservar e proteger bens culturais e históricos, como monumentos e prédios, garantindo sua integridade e o conhecimento de sua origem pelas gerações futuras. Isso é feito por meio de medidas como a restauração, a manutenção permanente , o monitoramento e o controle de acesso e uso. 

A Art Déco é um estilo arquitetônico e artístico que teve sua popularidade no início do século XX, especialmente nas décadas de 1920 e 1930. Em Goiânia, capital do estado de Goiás, é possível encontrar diversos exemplos de prédios e construções no estilo Art Déco, especialmente no centro da cidade. Essas construções se caracterizam por linhas retas, muitos ornamentos e formatos geométricos. 

Podem-se citar as seguintes construções em Goiânia que seguem o estilo Art Déco: Coreto da Praça Cívica, Museu Pedro Ludovico Teixeira (que foi a casa em que o fundador de Goiânia viveu), Palácio das Esmeraldas e Torre do Relógio.

A proteção do patrimônio histórico material de Goiânia também envolve a conscientização da sociedade e a elaboração de políticas públicas para a manutenção dos espaços.

Agora é com você, vamos responder algumas questões?

Questão 1

Observe a imagem a seguir de um monumento existente na cidade de Goiânia:

 Disponível em:https://www.seguranca.go.gov.br/ultimo-segundo/dema-identifica-10-dos-maiores-pichadores-de-goiania.html.Acesso em 27 out. 2023

a) Qual prejuízo ao patrimônio histórico do Município você consegue identificar?

b) De que forma o prejuízo representado na imagem pode ser evitado?

Questão 2

Observe imagens e identifique a qual prédio ou monumento histórico referem:

Disponível em:http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/5779/torre-do-relogio-em-goiania-go-comeca-a-ser-restaurada . Acesso em 27 out. 2023. 

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Coreto_da_Pra%C3%A7a_C%C3%ADvica,_Goi%C3%A2nia,_Goi%C3%A1s,_Brasil.JPG. Acesso em 27 out. 2023

Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_das_Esmeraldas_%28Goi%C3%A2nia,_Brasil%29_.jpg. Acesso em 27 out. 2023

Questão 3

Cada época possui estilos arquitetônicos próprios que conferem identidade às construções.

O estilo arquitetônico presente no patrimônio histórico material de Goiânia, como por exemplo no Museu Pedro Ludovico Teixeira é: 

(a) Art Rococó.

(b) Art Déco.

(c) Art Romântica.

(d) Art Barroca.

Questão 4

A visita por Goiânia possibilita reconhecer monumentos e prédios característicos de uma cidade moderna e planejada.

A maior parte dos prédios e monumentos históricos de Goiânia concentram-se em qual região da cidade? 

a) Região Norte.

b) Região Sul.

c) Região Central.

d) Região Sudeste.


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF05HI10-A) Identificar os diferentes patrimônios materiais e imateriais de sua região e ou município com ênfase na Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial da Humanidade.
Referências:
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

RECORD TV GOIÁS. Só Goiás que tem: Goiânia tem o maior acervo Art Déco do país e inspira artistas modernos atuais. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=IpbaQbgReug. Acesso em 18 out. 2023. 

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE GOIÁS. Conheça mais sobre o Museu Pedro Ludovico Teixeira. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=O53MGMc1Td8. Acesso em: 18 out. 2023. 

IBGE. Biblioteca. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=442637&view=detalhes. Acesso em: 18 out. 2023.