You are currently viewing História – Patrimônio de Goiânia

História – Patrimônio de Goiânia

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

As construções e monumentos de uma cidade podem refletir a sua história, principalmente aqueles que são de períodos passados. Em Goiânia podemos encontrar um rico patrimônio cultural que merece ser preservado.

PATRIMÔNIO DE GOIÂNIA

Disponível em: https://linkcultural.com.br/noticia/408/goiania-art-deco-festival-2023-tem-programacao-repleta-de-cultura-e-historia. Acesso em 12 dez. 2023.

Goiânia foi fundada em 24 de outubro de 1933 como parte do projeto de interiorização e desenvolvimento do Brasil, sendo a sua concepção liderada por Pedro Ludovico Teixeira. A cidade foi planejada e construída para ser a nova capital do estado de Goiás, substituindo a antiga capital, a cidade de Goiás.

Goiânia traz em sua concepção arquitetônica o estilo modernista e é inspirada principalmente na Art Déco que se caracteriza por construções em linhas retas, formas geométricas, materiais luxuosos e detalhes ornamentados. É conhecido por sua elegância e sofisticação.

A maior parte das construções em estilo Art Déco estão localizadas no centro da capital goiana e muitas delas são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Quando um bem é tombado significa que passou por um ato administrativo que visa proteger e preservar bens culturais, como edificações, conjuntos urbanos, entre outros, considerados de interesse histórico, arquitetônico, artístico, paisagístico ou cultural. O tombamento determina várias restrições legais sobre esses bens, visando sua conservação e evitando sua destruição, descaracterização ou perda de valor histórico e cultural.

Além das construções, Goiânia possui diversos outros monumentos e esculturas que enriquecem o seu patrimônio cultural como, por exemplo:

  • Monumento à Goiânia (ou às Três Raças): localizado na Praça Cívica, representa a miscigenação das etnias que formaram o povo goiano e
  • Monumento aos Bandeirantes: localizado na Avenida Anhanguera e retrata o momento histórico de desbravamento do interior de Goiás.

Agora é com você, vamos responder algumas questões?

Questão 1

Observe um monumento existente na cidade de Goiânia e que representa a cidade:

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:IMG-20190315-WA0016.jpg. Acesso em 12 dez. 2023.

Faça uma pesquisa sobre o monumento retratado e preencha o quadro:

Questão 2

As políticas públicas de manutenção do patrimônio histórico são fundamentais para a riqueza cultural de um povo.

Assinale a alternativa que representa um instituto de proteção dos bens proibindo a sua destruição:

a) Levantamento.

b) Isolamento.

c) Tombamento.

d) Derrubamento.

Questão 3

A cidade de Goiânia é uma capital construída com base no movimento de interiorização. 

Assinale a alternativa que representa o estilo que inspirou a construção da capital atual do Estado de Goiás:

a) Modernista.

b) Romântico.

c) Barroco.

d) Colonial.


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF04HI10-A) Refletir sobre a presença de povos/etnias indígenas no território brasileiro, a chegada de europeus, via expansão marítima e a diáspora forçada de africanos para a constituição da sociedade brasileira, comparando semelhanças e diferenças no passado e no presente.
Referências:
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

IPHAN. Instrumentos de proteção. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275#:~:text=Tombamento%20%2D%20%C3%89%20o%20mais%20antigo,os%20sob%20vigil%C3%A2ncia%20do%20Instituto. Acesso em 12 dez. 2023. 

RECORD GOIÁS. Goiânia: monumentos contam um pouco da história.  Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4bjmTmRkEDk. Acesso em  12  dez.  2023.