You are currently viewing História – Os movimentos de resistência dos trabalhadores no Século XIX

História – Os movimentos de resistência dos trabalhadores no Século XIX

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Os movimentos de resistência dos trabalhadores no Século XIX

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

De que forma os movimentos de resistência dos trabalhadores ajudaram a moldar direitos trabalhistas que perduram até a atualidade, e que importância esses direitos têm na sociedade moderna?

QUESTÃO 02

Como os movimentos de trabalhadores, ao longo do tempo, têm adaptado suas abordagens e lutas para enfrentar novas ameaças, como a automação e o trabalho temporário, no século XXI?

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:História
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades:(GO-EF08HI23-C) Analisar os conceitos de imperialismo, holding, cartel, truste, bem como, os movimentos de resistência dos  trabalhadores com a criação de sindicatos e partidos, comparando suas semelhanças e diferenças no século XIX e na atualidade.
Matriz de habilidades essenciais:Identificar os movimentos de resistência dos trabalhadores com a criação de sindicatos e partidos, comparando as mudanças e permanências entre o século XIX e o tempo presente.
Referências:COGGIOLA, Osvaldo. OS INÍCIOS DAS ORGANIZAÇÕES DOS TRABALHADORES. AURORA, ano IV, número 6, AGOSTO DE 2010. Disponível em: <https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/download/1227/1094>. Acesso em 28 de out. de 2024.

FONTES, Virgínia. Capitalismo, imperialismo,movimentos sociais elutas de classes. Revista da Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/87/80>. Acesso em 28 de out. de 2024.