You are currently viewing História – Os direitos e os deveres

História – Os direitos e os deveres

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

O conceito de cidadania atual passa pela necessidade de reconhecer que todos têm direitos e deveres. Mas nem sempre foi assim: na Grécia Antiga, apenas homens não estrangeiros eram reconhecidos como cidadãos. Hoje, a Constituição Federal é a principal fonte de garantia dos direitos.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/cidad%c3%a3os-multid%c3%a3o-pessoas-homens-5665873/. Acesso em 01 nov. 2022

QUESTÃO 1

Veja a charge a seguir:

Disponível em:https://www.agazeta.com.br/charge/fome-0920. Acesso em 01 nov. 2022

As pessoas representadas na imagem possuem uma vida digna? Como você chegou à essa conclusão?

QUESTÃO 2

A Constituição Federal é o documento que consagra os direitos dos cidadãos em um país.

Faça uma pesquisa sobre a Constituição Federal brasileira atual e preencha o quadro:

QUESTÃO 3

Leia a seguir alguns artigos da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão:

Artigo 1º- Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundar-se na utilidade comum.

Artigo 4º- A liberdade consiste em poder fazer tudo aquilo que não prejudique outrem: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão os que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela Lei.

Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/414/2018/10/1789.pdf.  Acesso em 01 nov. 2022

Agora que você leu os artigos, em sua opinião, de que forma os cidadão podem ser livres?

SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Direito de todos” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LFEFw6kOflo Acesso em: 21 nov 2022

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Estatuto da criança e do adolescente” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=88Q0mKSwkFo Acesso 21 nov 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-5o-ano/

Componente Curricular:História
Habilidade:
(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Referências
CANAL ME JULGA. Qual é a diferença entre a Constituição e as leis? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6OqcVj5Ala0.  Acesso em 01 nov. 2022. 

CHARLIER, Ana Maria; SIMIELLI, Ana Maria. Ápis história. 2 ed. São Paulo: Ática, 2017.

MUNDO EDUCAÇÃO. Estado Democrático de Direito. Disponível em:https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/estado-democratico-de-direito.htm. Acesso em 01 nov. 2022.