You are currently viewing História – Organização Social e Política.

História – Organização Social e Política.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 09 de Abril de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

E aí moçada, tudo bem? Simbora que hoje nesta aula de História nós vamos falar sobre o estado, ou seja, a administração de um território. Aqui vamos conhecer e refletir um pouco sobre os primeiros contatos entre as culturas indígenas, europeias e africanas, lá na época da colonização e, portanto, vamos falar da formação do povo brasileiro, sem nos esquecer do nosso querido povo de Goiás.

Temática – Organização Social e Política. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/cidade-estado/480989/recursos/233484>. Acesso em 24 de Março de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Organização Social e Política.

AGRUPAMENTO E | 5º ANO | CICLO DA INFÂNCIA |HISTÓRIA | PROF.ª: JUSSARA

Organização Social e Política

Pessoal, hoje, as cidades modernas fazem  parte de um país, mas, nem sempre foi assim. Durante a Antiguidade e a Idade Média havia cidades independentes, que não faziam parte de países ou de reinos. Elas são conhecidas como cidade-estado. Cada cidade-estado governava a si própria e às áreas rurais próximas.

As Cidades-Estado surgiram nos primórdios da civilização ocidental. Entre 5000 e 2500 a.C., cerca de doze cidades-estados surgiram na Mesopotâmia (atual Iraque). Depois de 2300 a.C., essas cidades-estados perderam sua independência e foram forçadas a fazer parte do Império Acadiano. Elas surgiram novamente na Grécia antiga, onde as montanhas separavam as comunidades. As Cidades-Estado gregas experimentaram diversos tipos de governo. Atenas é considerada o berço da democracia. Esparta era uma fortaleza militar governada por reis. Mas, como não conseguiam manter alianças por muito tempo, as cidades-estados gregas eram muito fracas para resistir aos invasores. Os macedônios e depois os romanos invadiram a Grécia, e a maioria das cidades-estados foram destruídas. Atenas sobreviveu e existe até hoje, com esplendor e vigor.

Mais tarde, na Idade Média entre os séculos XI e XV, as Cidades-Estado surgiram mais uma vez na Europa, foi aí que nasceu Veneza, Florença, Gênova e outras que dominaram a cultura da região em que hoje fica a Itália. Na região das atuais Alemanha e Bélgica, também surgiram algumas e elas prosperaram com o comércio até perder sua independência para reinos maiores.

Conforme relata Lucimara Regina de Souza Vasconcelos, há cerca de 2.600 anos atrás, pressões e revoltas populares transformaram as leis e assim o regime político de Atenas, gerando aí o conceito de democracia e estendendo a cidadania para os homens maiores de 18 anos e filhos de pai e mãe atenienses. Mas… vejam que interessante: as mulheres, os escravos e as pessoas que não eram nascidas em Atenas, não eram consideradas cidadãs e estavam excluídas de participar da política local. Assim a gente começa entender melhor porque ouvimos dizer que a Grécia é o berço da democracia.

Mas, Professora Jussarinha, o que é democracia que se fala tanto? É votar? Calma jovem, O termo “democracia” descreve uma forma de governo. Ele vem de duas palavras gregas que significam “governado pelo povo”. Num estado democrático,  as pessoas têm o direito de dar sua opinião sobre como deve ser o governo. Isso é feito por meio de uma eleição, do exercício do voto, porém há regras que determinam  quem pode ou não votar. Como vimos, as primeiras democracias surgiram na Grécia antiga, há mais de 2 mil anos atrás. Mas elas não duraram muito tempo. Por volta do século 13, alguns governantes começaram a permitir que certas pessoas fizessem parte do governo. Entre os séculos 17 e 18, algumas pessoas começaram a pensar que todo o mundo tinha alguns direitos e, entre eles, o direito de participar do governo. Foi aí que, nas colônias britânicas da América do Norte, os colonos sentiam que o rei não lhes permitia ter participação no governo e, então, eles lutavam para ganhar a liberdade. Quando ganharam a guerra, estabeleceram os Estados Unidos como uma república. Isso aconteceu também na França logo depois, por ocasião da Revolução Francesa, fato este que depôs o rei e instaurou a república. A república é uma forma de democracia na qual os cidadãos escolhem as pessoas que fazem as leis. Eles também escolhem o líder do país, que normalmente é chamado de presidente. Muitos outros países se tornaram repúblicas desde então. Outros países mantiveram seus reis e rainhas, mas também se tornaram democracias. Monarquias em que existe democracia são chamadas de monarquias constitucionais. Nesses países, as pessoas escolhem seus representantes. O rei ou a rainha são chefes de estado, mas na verdade têm muito pouco poder. Já aqui no Brasil, a proclamação da República só aconteceu em 1889. O país se tornou então uma república federal presidencialista. Na época da proclamação da República do Brasil, apenas os homens alfabetizados com mais de 21 anos podiam votar. As mulheres ganharam o direito de voto em 1932, e os analfabetos e os maiores de 16 anos, em 1988. Belê Professora, mas o que é República?

República é uma forma de governo que começou na Roma antiga. Em 509 a.C., os romanos estabeleceram uma república que durou quase quinhentos anos. Lá, um grupo de líderes eleitos (o Senado) era o mais alto poder no governo. Desde então, neste regime de governo, as pessoas escolhem seus governantes. Na maioria dos países com governo republicano, as pessoas elegem o chefe de governo, que pode ser um presidente, como é o caso do nosso País, e, assim, elegemos também outras pessoas para nos representar como: senadores, vereadores, deputados e prefeitos. E se liga, se as pessoas não gostarem da maneira como eles estão governando, poderão destituí-los do cargo, o que conhecemos como impeachment.

Cidadania é tudo aquilo que faz de uma pessoa um cidadão, ou integrante pleno, de um país. Os cidadãos têm direitos que são garantidos pelas leis de seu país. Mas, também têm deveres; um dos mais importantes é ser leal para com seu país. No Brasil, o alistamento militar deve ser feito por todos os jovens do sexo masculino, e o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e menores de 70. Por outro lado, o voto é facultativo para os analfabetos, os jovens entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 e, os estrangeiros não podem votar nem ser candidatos a cargos públicos no Brasil. Por muito tempo, em nosso País, nem todos eram considerados cidadãos, como já vimos anteriormente. Os brasileiros em geral, só tiveram acesso à participação política de maneira efusiva, com a instituição da nova Constituição em 1.988, que é considerada uma das mais avançadas em termos de direitos e deveres. Conforme podemos ver no livro Buriti mais História. Mas, e Goiás Professora Jussarinha, como fica no meio de tudo isso?

Moçada, a gente já sabe que Goiás foi nascendo através do povoamento nas margens do Rio Vermelho, por ocasião do minério, que fomos uma capitania pertencente ao atual estado de São Paulo e que, com a baixa na mineração, a agricultura e a pecuária foi tomando conta do cerrado e assim dando nome ao estado goiano, certo? O que a gente ainda não falou é que as terras goianas, já eram habitadas muito antes do próprio descobrimento do Brasil. As pinturas rupestres encontradas na toca da onça, por exemplo, ali em Formosa, são registros dos seres humanos que viveram naquela região há mais de 10 mil anos atrás, como relata Arrais sobre a História de Goiás.

Fonte: Arrais, Cristiano Alencar – História de Goiás, 4º ou 5ºano:ensino fundamental/ Cristiano Alencar Arrais, Eliézer Cardoso de Oliveira – São Paulo: Scipione, 2011.

Fonte: Arrais, Cristiano Alencar – História de Goiás, 4º ou 5ºano:ensino fundamental/ Cristiano Alencar Arrais, Eliézer Cardoso de Oliveira – São Paulo: Scipione, 2011.

Segundo o autor, esses primeiros habitantes de Goiás, não conheciam a escrita e, portanto, pertencem ao período da Pré-história. E, hoje o que engrandece a economia do goiano, a agricultura e a pecuária, já eram praticadas por nossos ancestrais, que levavam uma vida nômade, isto é, não tinham moradia fixa, mas com a invenção da agricultura passamos ter lugares fixos de moradia e assim nos tornamos sedentários.

Relembrando a aula – Falamos hoje sobre a organização social e política do nosso País, e ainda nos remetemos aos primórdios do povo goiano. Agora realmente podemos compreender que Goiás é pop demais né não?

Atividade

Questão 1: Faça uma pesquisa sobre a pré história brasileira. O que nossos ancestrais comiam, como viviam, se vestiam e se relacionavam? Anote suas referências, ou seja, suas fontes de pesquisa, sites, livros que usou ok?


Habilidades estruturantes:(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social. 
(GO-EF05HI02-A) Conhecer e refletir sobre os primeiros contatos entre as culturas indígenas, europeias e africanas, no contexto da colonização e na formação do povo brasileiro, analisando suas divergências e convergências em relação à história, cultura, religião, arte e educação.
 (GO-EF05HI02-C) Reconhecer os mecanismos de organização política e administrativa no Brasil Colônia, com enfoque na Província de Goyaz.
Referências:Arrais, Cristiano Alencar – História de Goiás, 4º ou 5ºano:ensino fundamental/ Cristiano Alencar Arrais, Eliézer Cardoso de Oliveira – São Paulo: Scipione, 2011.
Buriti mais: história / organizadora Editora Moderna; obra coletiva  concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Lucimara Regina de Souza Vasconcelos. 1 ed.-São Paulo: Moderna,2017
Caiapó. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/democracia/481135/recursos/169954>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2021.
Cidade-estado. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/cidade-estado/480989/recursos/233483>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2021. Britannica Escola.
Cidade-Estado. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/cidade-estado/480989>. Acesso em: 24 de Fevereiro de 2021.