You are currently viewing História – ONU: entre os ideais e os imperialistas

História – ONU: entre os ideais e os imperialistas

Esta é uma proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/onu-na%C3%A7%C3%B5es-unidas-4984799/>. Acesso em: 18 dez. 2023.

A criação da Organização das Nações Unidas (ONU)

A criação da Organização das Nações Unidas (ONU) representa um marco significativo na história contemporânea, sendo um reflexo dos desafios e das lições aprendidas com os conflitos globais do século XX. A Segunda Guerra Mundial, que assolou o mundo entre 1939 e 1945, deixou cicatrizes profundas e evidenciou a necessidade premente de uma abordagem coletiva para a manutenção da paz e segurança internacionais.

A ideia de uma organização internacional para promover a cooperação entre as nações e evitar conflitos armados ganhou força durante a guerra. Em 1941, durante um discurso proferido pelo presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, ele delineou a visão de um mundo pós-guerra baseado em quatro liberdades fundamentais: liberdade de expressão, liberdade de culto, liberdade de viver sem medo e liberdade de viver em condições dignas. A Carta das Nações Unidas foi elaborada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional (UNCIO), realizada entre abril e junho de 1945 em São Francisco. Representantes de 50 nações estiveram presentes, cada um comprometido em criar uma estrutura internacional que evitasse os erros do passado.

Disponível em:<https://pixabay.com/pt/photos/onu-na%C3%A7%C3%B5es-unidas-4984799/>. Acesso em: 18 dez. 2023.

A ONU foi oficialmente fundada em 24 de outubro de 1945, quando a Carta foi ratificada por uma maioria dos 51 Estados-membros fundadores. Desde então, a organização tem sido um fórum para a diplomacia internacional, proporcionando um espaço onde as nações podem debater, colaborar e buscar soluções para os desafios globais.A ONU tem como objetivos principais a manutenção da paz e segurança internacionais, o desenvolvimento sustentável, a promoção dos direitos humanos e a cooperação em questões como a saúde, educação e assistência humanitária. Ela é composta por diversos órgãos, incluindo a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Secretariado e os tribunais internacionais. Ao longo dos anos, a ONU enfrentou críticas e desafios, mas também alcançou sucessos notáveis em termos de mediação de conflitos, assistência humanitária e desenvolvimento sustentável. A organização continua a desempenhar um papel vital no cenário internacional, adaptando-se para enfrentar os desafios emergentes e promover um mundo mais justo e pacífico.

Nações Unidas, Un, Viena.

Disponível em:<https://pixabay.com/pt/photos/na%C3%A7%C3%B5es-unidas-un-viena-onu-cidade-3760656/>. Acesso em: 14 dez. 2023.

Responda às Questões

Questão 1

A prevenção de guerras é um dos pilares fundamentais da missão da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa manter a paz e a segurança internacionais. Contudo, em meio a desafios complexos e conflitos persistentes, surge a necessidade de refletir sobre a eficácia da ONU no cumprimento desse papel crucial.

Como a ONU tem desempenhado seu papel na prevenção de guerras recentemente?

(A) Evidenciou sucesso notável na resolução de conflitos e na prevenção de guerras.

(B) Enfrentou dificuldades significativas, resultando em limitações na prevenção de guerras.

(C) Demonstrou hesitação em intervenções, comprometendo a eficácia na prevenção de conflitos.

(D) Foi eficaz apenas em situações específicas, enquanto enfrentou desafios em outras regiões.

Questão 2

Identifique conflitos ocorridos nos últimos anos em que a ONU não foi eficaz no cumprimento dos ideais de sua fundação e sim dos interesses dos Estados membros permanentes do Conselho de Segurança.

Questão 3

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) é um órgão central para a manutenção da paz e segurança internacionais. No entanto, a composição dos membros permanentes, conhecidos como os “Cinco Grandes” – Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido – levanta questões sobre a representatividade e dinâmica de poder no cenário global. A seguir, a problematização dessa composição será abordada em uma questão.

Qual é o desafio associado à composição dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU?

(A) Reflete uma distribuição equitativa de poder, garantindo representação global.

(B) Gera desequilíbrios de influência, favorecendo certos Estados em detrimento de outros.

(C) Estimula a cooperação internacional eficiente, promovendo decisões unânimes.

(D) Minimiza as tensões geopolíticas, garantindo estabilidade nas deliberações.

Questão 4

Escreva um texto expondo seus argumentos sobre os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, sabendo que desta forma que está, ele (Conselho) gera desequilíbrios de influência, favorecendo certos Estados em detrimento de outros.

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:Licenciado em História e Pedagogia
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
Referências:Site da ONU. Disponível em:<https://unric.org/pt/historia-da-onu/>. Acesso em: 14 dez. 2023.A Carta das Nações Unidas. Disponível em:<https://brasil.un.org/pt-br/91220-carta-das-na%C3%A7%C3%B5es-unidas>. Acesso em 14 dez. 2023.