You are currently viewing História – O trabalho no campo

História – O trabalho no campo

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

O trabalho no campo pode ser desenvolvido de diferentes formas, com ou sem o uso de tecnologias. As principais atividades agrárias são a agricultura, a pecuária e o extrativismo.
Ao longo da história, o modo de produção foi modificado, com a inserção de máquinas e insumos no processo.

O TRABALHO NO CAMPO

Fonte: pixabay.com

O trabalho no campo é de extrema importância, pois é responsável por garantir a produção de alimentos e matérias-primas necessárias para a sobrevivência da população.  Além disso, o trabalho no campo também contribui para as atividades econômicas de uma região, gerando empregos e postos de trabalho.  

A agricultura é a atividade que envolve o cultivo de plantas para a produção de alimentos ou obtenção de outras matérias-primas. É uma das principais atividades econômicas do mundo, essencial na história humana e para o desenvolvimento das sociedades.

A pecuária é uma atividade econômica presente na história da humanidade e que envolve a criação e a exploração de animais para a produção de alimentos, como carne, leite, ovos e derivados, e para a produção de outros produtos, como couro e lã.

Tanto a agricultura, quanto a pecuária precisam ser sustentáveis, ou seja, a sua prática deve contribuir para a preservação do meio ambiente, através de práticas que protegem o solo, evitam o desmatamento e utilizam de forma racional os recursos naturais.

Os recursos tecnológicos para o trabalho no campo evoluíram bastante, sendo que atualmente há máquinas com computadores que buscam dar maior eficiência e produtividade.

QUESTÃO 1

Leia a seguir uma relação de produtos que são obtidos através do trabalho no campo:

Após a leitura dos produtos,  indique quais deles são obtidos pela atividade de agricultura, pecuária e extrativismo:

QUESTÃO 2

Veja a seguir uma imagem de queimada realizada para a preparação de pasto na pecuária bovina:

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:QueimadaSaoFelix.jpg. Acesso em 10  abr. 2022

Agora que você já observou a imagem, explique como as atividades desenvolvidas no campo podem gerar menos impactos ao meio ambiente.

QUESTÃO 3

Observe as imagens a seguir que registram duas formas de desenvolvimento do trabalho de agricultura no campo:

Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/arado-mula-labrador-trabalhar-1750162/. Acesso em 10  abr. 2022

Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/trator-agricultura-campo-m%C3%A1quina-4202441/ Acesso em 10  abr. 2022

Assinale a alternativa que representa o tipo de agricultura em que há o emprego de técnicas tradicionais e pouco ou nenhum emprego de tecnologia:

a) Agricultura Intensiva.

b) Agricultura Extensiva.

c) Agricultura de Corte.

d) Agricultura de Manejo.

QUESTÃO 4

As atividades pecuárias são desenvolvidas há muito tempo e referem-se ao manejo de animais para a obtenção de produtos.

A atividade em que há a criação de porcos é chamada de:

a) suinocultura.

b) piscicultura.

c) equinocultura.

d) apicultura.

SAIBA MAIS

HORA DA ENTREVISTA!

No vídeo, o piscicultor Paulo César de Oliveira Filho, narra sobre os manejos necessários em cada fase de desenvolvimento dos peixes.

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Entrevista com um piscicultor”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9VuVxU5cvPI>. Acesso em 08 Abr. 2022.

O agropecuarista Saulo Motta, conta no vídeo possíveis formas de evitar a degradação do ambiente através das atividades agrícolas.

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Entrevista com um agropecuarista”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DTGPCXIebvY>. Acesso em 08 Abr. 2022.
Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:
(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
(GO-EF03HI11-A) Compreender as mudanças no processo de produção na agricultura causados pelo uso das novas tecnologias, identificando suas vantagens, desvantagens e consequências, em diferentes contextos.
Referências:CANAL AGRO. Extrativismo: o que é e qual sua aplicação no agronegócio? Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/extrativismo-o-que-e-e-qual-sua-aplicacao-no-agronegocio/. Acesso em 10 abr. 2022. 

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Agropecuário 2017. Disponível em:  https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/resultados-censo-agro-2017.html . Acesso em: 10 abr. 2022.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. O que é agricultura familiar?. Disponível em https://sistemas.agricultura.gov.br/vitrine/o-que-e-a-agricultura-familiar. Acesso em 10 abr. 2022.

O AGRO NOSSO. Agricultura Familiar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_xJU9sSWsbE. Acesso em 10 abr. 2022.