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História – O trabalho e suas relações na História.

Olá, educando (a). Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 06 de Setembro de 2021 (Segunda-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta aula será apresentado/problematizado o conceito de trabalho, trabalho escravo e trabalho livre em suas configurações no tempo e no espaço. Exemplificado que sem as lutas não há reconhecimento. Analisado a questão do trabalho infantil no Brasil.

Temática – História – O trabalho e suas relações na História. Disponível em: <https://crianca.mppr.mp.br/2019/07/155/TRABALHO-INFANTIL-2021-Declarado-Ano-Internacional-para-a-Eliminacao-do-Trabalho-Infantil.html>. Acesso em: 20 de Agosto de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – O trabalho e suas relações na História.

AGRUPAMENTO F | 6º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |HISTÓRIA | PROF.: UILSON DUARTE

O trabalho e suas relações na História

A maioria das pessoas necessita trabalhar para ter o que comer, vestir, onde morar e conseguir outros produtos. Até aqueles que não trabalham dependem do trabalho dos outros para viver.

Formas de trabalho 

Existem muitas formas de trabalho, e todas elas são importantes. Alguns tipos requerem grande esforço físico, enquanto outros exigem nível alto de educação. Todas as formas de trabalho colaboram para o bom andamento da sociedade.

No passado, as instituições sociais dividiam o trabalho entre trabalhadores livres, escravizados e servos. Na história humana, sociedades das mais distintas culturas e dos mais inúmeros períodos escravizaram algum outro povo ou exploraram. 

O conceito de escravidão de acordo com os historiadores utilizado neste texto é:

Escravidão é a propriedade de uma pessoa por outra pessoa, onde a pessoa escravizada não possui nenhum direito e é tratado como se fosse uma mercadoria. Sendo obrigado a trabalhar para seu “dono” sem receber nenhum pagamento pelos trabalhos realizados.

Escravidão. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/escravidão/482519/recursos/169742>. Acesso em: 7 de agosto de 2021.

Os servos trabalhavam sem pagamento, moravam na propriedade do senhor feudal, não eram escravizados e não podiam ser vendidos, mas não tinham liberdade para deixar a terra. (aproximadamente entre os séculos VI e XVI).

Sem lutas, não há conquistas

Desde a fundação de Roma os plebeus representavam uma grande parcela da sociedade, mas não tinham direito à participação política. Mesmo os poucos artesãos e comerciantes que conseguiam enriquecer continuavam sem direitos políticos.

Durante as guerras, os plebeus eram obrigados a abandonar suas propriedades para defender a cidade. Isso aconteceu muitas vezes durante a República romana, resultando na desorganização da produção agrícola e no endividamento dos camponeses. Os camponeses que não conseguissem pagar seus empréstimos podiam ser escravizados (até que pagassem integralmente suas dívidas), o que era frequente.

Essa situação motivou diversas revoltas dos plebeus. Em 494 a.C., convocados para uma campanha militar, eles se retiraram para o monte Sagrado, próximo à cidade, e ameaçaram não ir à guerra caso suas exigências não fossem atendidas. Pressionados, os patrícios foram obrigados a criar o cargo de Tribuno da Plebe. Os tribunos eram escolhidos anualmente pelos plebeus. No início eram eleitos dois tribunos; depois passaram a ser dez. Com o tempo, conquistaram o direito de proibir as decisões do Senado e até de suspender atos de cônsules e magistrados.

Em 450 a.C., novas revoltas plebeias conseguiram que as leis romanas passassem a ser escritas. Até então, as leis eram baseadas nos costumes dos antepassados e transmitidas oralmente. Dessa forma, sua aplicação ficava a critério dos governantes, que defendiam os interesses dos patrícios.

A elaboração de um código de leis, que foi gravado em 12 tábuas de bronze, alterou essa situação. O código ficou conhecido como a Lei das 12 Tábuas e continha regras dos antigos costumes e outras que beneficiavam os plebeus. A plebe foi conquistando novos direitos, como a abolição da escravidão por dívidas. Em 445 a.C., por exemplo, a Lei Canuleia permitia o casamento entre patrícios e plebeus. Porém, essa possibilidade acabava valendo só para os plebeus enriquecidos com as atividades comerciais.

Relações de trabalho na modernidade

Uma mudança fundamental nas relações de trabalho ocorreu no início do século XVIII, com a Revolução Industrial. Inventaram e introduziram as máquinas, que aceleravam a produção de diversos produtos nas fábricas. Vários agricultores e artesãos abandonaram suas profissões para trabalhar nas fábricas. Nas fábricas trabalhavam por longas jornadas em péssimas condições e recebiam muito pouco por isso. Além disso, as fábricas empregavam muitas crianças.

Trabalho. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/historia do trabalho/recursos/230480>. Acesso em: 7 de agosto de 2021.

Trabalho infantil. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/historia do trabalho/recursos/184428>. Acesso em: 7 de agosto de 2021.

Forças militares convocadas para combater uma grande greve de metalúrgicos ocorrida no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, em 1892. Ao longo da história, a violência foi um recurso comumente empregado para suprimir as manifestações trabalhistas.

Greve. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/historia do trabalho/recursos/233797>. Acesso em: 7 de agosto de 2021.

Nesta aula foi apresentado e discutido os conceitos de trabalho, trabalho escravo, trabalho assalariado (livre), servidão. Analisado no decorrer da história as relações de trabalho que se desenvolveram em várias sociedades, com suas lutas e contradições. Foi exemplificado as relações de trabalho que existiram e existem no Brasil. Lutas e direitos por melhores condições de trabalho e quais os direitos trabalhistas que existem no Brasil atualmente

 Atividades

Questão 1 – Faça uma pesquisa em seu livro didático e determine quem era considerado cidadão na Antiguidade em Atenas e em Roma?

Questão 2 – Pesquise na internet o que é cidadania. Depois escreva com as suas palavras o que é ser cidadão nos dias de hoje.

Questão 3 – Converse com seus pais/familiares/responsáveis sobre:

A) – Se eles consideram importantes os direitos trabalhistas que eles possuem?

B) – Pergunte se consideram importante manter esses direitos?

C) – Qual instituição ajuda o trabalhador a manter seus direitos? Explique.

Questão 4 – Tenha uma conversa com seus pais/familiares/responsáveis sobre a aula de hoje.

Questão 5 – Registre em seu caderno o que você compreendeu dessa conversa.

Questão 6 – Compartilhe em suas redes sociais o que você aprendeu nesta aula.


Habilidade estruturante:(EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da polis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
Referências:BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. PNLD 2020
VICENTINO, Cláudio Teláris história, 6° ano: Ensino Fundamental, anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018. PNLD 2020