You are currently viewing História – O tempo passou e o trabalho mudou

História – O tempo passou e o trabalho mudou

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Antigamente, o processo de plantação dos alimentos até a colheita, eram realizados manualmente por várias pessoas que trabalhavam nas lavouras, porém com o surgimento da eletricidade e o avanço da tecnologia o trabalho braçal foi substituído por máquinas. O trabalho vem se transformando com o passar do tempo e isso ocorre em todas as instâncias…

O TEMPO PASSOU E O TRABALHO MUDOU

Disponível em https://www.libras.com.br/surdos-famosos-francisco-de-goya. Acesso 21/08/2022

O trabalho é essencial para a sobrevivência humana, pois é por meio dele que conseguimos obter os recursos para alimentação, moradia, vestuário e outras necessidades. 

O trabalho rural é um dos mais antigos e se desenvolve na exploração dos recursos naturais (terra e água) para promover as atividades de plantio, colheita e criação de animais, visando principalmente a alimentação. 

Dependendo das demandas e dos interesses humanos, há profissões que existiam no passado e que não possuem mais utilidade atualmente. Pode-se citar a profissão de acendedor de postes que executava o acendimento manual de lamparinas, já que não havia circuitos de rede elétrica. Com a disseminação e popularização da eletricidade a profissão não era mais necessária.

Por outro lado, há profissões muito antigas que resistem ao tempo, pois são indispensáveis independentemente do período histórico vivido, como a profissão de cozinheiro, por exemplo. 

Algumas profissões tiveram que se adaptar às novas tecnologias, pois os instrumentos necessários para a execução das atividades modificaram consideravelmente. O surgimento da rede mundial de computadores exigiu que muitos profissionais dominassem o uso de computadores e, para isso, houve a procura por cursos de capacitação e especialização. 

Agora é com você, vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

O trabalho rural passou e continua passando por grandes transformações. O mundo muda e consequentemente as necessidades das pessoas também! 

O trabalho de plantio e colheita realizado no meio rural necessita de qual instrumento de trabalho?

(a) computadores.

(b) máquina de escrever.

(c) arado.

(d) impressora

QUESTÃO 2

Algumas profissões  existem a muito tempo, outras são recentes, porém todas tem a sua importância na sociedade.

Pense em uma pessoa mais velha que você e a convide para participar de uma entrevista, segue as questões norteadoras:

  • Há quanto tempo você exerce a sua profissão?
  • Na sua opinião o avanço da tecnologia proporcionou alguma mudança na forma de exercer o trabalho na sua profissão?
  • Por que você escolheu essa profissão ?

QUESTÃO 3

Dentre tantas profissões existentes, precisamos pensar muito antes de decidir qual delas seguiremos. 

  • Hoje você é estudante! Mas, em algum momento, já pensou qual profissão deseja seguir no futuro?
  • O que motivou a sua escolha?

QUESTÃO 4

De acordo com as demandas sociais, novas profissões acabam sendo criadas e outras não permanecem, pois não há mais utilidade.

Assinale a alternativa que representa uma profissão existente no passado e que não é mais necessária, atualmente:

(a) cozinheiro.

(b) médico.

(c) acendedor de postes.

(d) professor.

SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Curiosidades – Instrumentos de trabalho” https://www.youtube.com/watch?v=2_Ce_fu_cJY Acesso em 25 Ago 2022

Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:EF03HI11- Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
EF03HI12 – Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Referências:ALVES, Mayk. Trabalho rural é de extrema importância econômica e protegido pela Lei. Agro 2.0. Disponível em: https://agro20.com.br/trabalho-rural/. Acesso em: 20 de Ago. 2022.
CHARLIER, Anna Maria. SIMIELLI,Maria Elena. Ápis história, 3º ano : ensino fundamental, anos iniciais. 2. ed. — São Paulo : Ática, 2017.
CORDEIRO, Thiago.Qual é a profissão mais antiga do mundo? Super interessante,2018. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-profissao-mais-antiga-do-mundo/. Acesso em: 18 Ago. 2022.
Conheça as profissões mais antigas do mundo. Blog Portal Pós, 2021. disponível em: https://blog.portalpos.com.br/profissoes-mais-antigas-do-mundo/. Acesso em: 18 Ago. 2022.
Repórter Justiça. repórter Justiça SOS profissões. youtuber, 31 de Jan. 2015. Disponível em: https://youtu.be/9ESSmkrXkRw. Acesso Em: 20 Ago 2022.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.
TVE RS. TVE Repórter novas profissões 12/03/2014 bloco 1. youtube, 12 de março 2014. Disponível em: https://youtu.be/Pe6tNtqPP3k. Acesso em: 20 Ago 2022