You are currently viewing História – O surgimento da agricultura

História – O surgimento da agricultura

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O ser humano nem sempre dominou a agricultura, vivendo períodos em que para conseguir os alimentos realizava atividades de coleta de insumos da natureza e caça de animais. As atividades agrícolas possibilitaram a fixação dos indivíduos em locais próximos às áreas de cultivo e fortaleceram a existência de agrupamentos humanos, dando origem às primeiras civilizações.

O SURGIMENTO DA AGRICULTURA

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/planta-a-vida-germina%c3%a7%c3%a3o-solo-2395165/. Acesso em 26 fev. 2022

A natureza nos oferece os recursos para a sobrevivência, porém nem sempre os seres humanos dominaram as técnicas do cultivo e colheita de alimentos. No início do período pré-histórico muitos agrupamentos humanos eram nômades, o que significava que não estabeleciam uma moradia fixa e viviam se deslocando e realizando atividades de coleta e caça.

A vida nômade apresenta algumas dificuldades como a necessidade de percorrer longas distâncias e o enfrentamento de perigos decorrentes das intempéries da natureza e ataque de animais. 

A DOMINAÇÃO DAS TÉCNICAS DE CULTIVO

Há cerca de doze mil anos a.C. (antes de Cristo), algumas pessoas perceberam que as sementes quando caiam, germinavam e davam origem à novas plantas. A partir dessas observações, os seres humanos concluíram que poderiam cultivar alimentos e colhê-los, não havendo a necessidade de coletar insumos da natureza.

Para melhor executar o plantio foram desenvolvidos instrumentos confeccionados de pedras e rochas e espécies de animais foram domesticadas auxiliando nas atividades de arar a terra. A dominação das técnicas de cultivo representou uma grande revolução na história da humanidade.

A AGRICULTURA E O MODO DE VIDA SEDENTÁRIO

O surgimento da agricultura representou a superação do nomadismo e o estabelecimento de agrupamentos humanos sedentários. Isso significa que muitos grupos humanos fixaram-se em uma região, desenvolvendo vilas, que se transformaram em povoados e com o crescimento tornaram-se cidades.

As primeiras civilizações fixas procuraram-se estabelecer em regiões próximas a rios, pois desse modo a irrigação das plantações era mais facilitada. Muitas outras técnicas agrícolas foram criadas, objetivando melhorar o processo de produção.

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Antes de dominar as técnicas agrícolas, os agrupamentos humanos possuíam um modo de vida em que não se fixavam em locais determinados, deslocando-se entre regiões e vivendo da caça de animais e da coleta de alimentos da natureza. 

Esse modo de vida é caracterizado como:

(a) Nomadismo.

(b) Sedentarismo.

(c) Urbanismo.

(d) Povoamento.

Questão 2

A História é uma ciência muito importante pois investiga as fontes do passado, demonstrando o modo de vida em diferentes períodos. Por meio da colaboração de arqueólogos, podemos entender como eram as primeiras técnicas de cultivo agrícola e as ferramentas utilizadas para o plantio e a colheita.

Assinale a alternativa que representa corretamente uma característica do período de surgimento da agricultura. 

(a) O surgimento e desenvolvimento inicial da agricultura ocorreu no período da Idade Média.

(b) As primeiras ferramentas de cultivo foram confeccionadas com pedras e rochas.

(c) As atividades agrícolas integram ou fazem parte do setor econômico secundário.

(d) O domínio das técnicas agrícolas contribuiu para a permanência no nomadismo.

Questão 3

Os registros humanos referentes ao período de início do desenvolvimento da agricultura eram feitos em paredes de cavernas, por meio de figuras rupestres.

Observe um registro rupestre:

Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tribo_%2814388341751%29.jpg. Acesso em 26 fev. 2022.

Inspire-se na imagem destacada acima e crie uma representação em estilo rupestre que simboliza grupos humanos dominando a técnica de plantio de vegetais. Não se esqueça de usar os mesmos tons de cor e respeite o estilo de traço das gravuras.

Questão 4

Observe a imagem a seguir que demonstra uma espécie de modo de produção agrícola. Veja os instrumentos que são utilizados:

 Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/arado-de-boi-bois-agricultor-253417/. Acesso em 26 fev. 2022.

O instrumento utilizado chama-se arado e é movido por animais. Faça uma pesquisa e responda:

a) Qual a finalidade do arado na produção agrícola?

b) O arado é ainda utilizado nas grandes produções agrícolas atualmente? Por quais razões?


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc.).
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

ITU. A história da agricultura. Disponível em: https://www.itu.com.br/conteudo/detalhe.asp?cod_conteudo=19107#:~:text=a%20Pr%C3%A9%2Dhist%C3%B3ria-,H%C3%A1%20cerca%20de%20doze%20mil%20anos%2C%20durante%20a%20Pr%C3%A9%2Dhist%C3%B3ria,iguais%20%C3%A0s%20que%20os%20originaram.. Acesso 22  fev. 2023.

MUNDO EDUCAÇÃO. Pré-história. Disponível em:https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/prehistoria.htm#:~:text=A%20Pr%C3%A9%2DHist%C3%B3ria%20foi%20o%20per%C3%ADodo%20da%20nossa%20hist%C3%B3ria%20que,volta%20de%204%20mil%20a.C.. Acesso em 22  fev. 2023.

PREFEITURA DE SANTOS. O que é a arqueologia? Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=aace-XTbEO0. Acesso em 22  fev. 2023.