You are currently viewing HISTÓRIA – O poder executivo

HISTÓRIA – O poder executivo

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

O Poder Executivo é fundamental na organização de uma sociedade, para que os bens públicos possam ser administrados no melhor interesse da população. Os representantes do Poder Executivo são escolhidos por meio de eleição de forma democrática..

O PODER EXECUTIVO

Disponível em:https://www.goiania.go.gov.br/parte-do-anel-externo-do-paco-municipal-e-estacionamento-do-bloco-b-serao-fechados-de-quinta-feira-20-10-a-sabado-22-10/.Acesso em 12 abr. 2023

Na sociedade existem diversos bens públicos, que são aqueles pertencentes a toda sociedade. São exemplos de bens públicos os prédios públicos destinados às escolas, hospitais, as praias e as praças.

Para que os bens públicos sejam preservados e cuidados é preciso haver uma administração realizada pelo Poder Executivo.

No âmbito federal, o chefe do Executivo é o Presidente da República; em um Município o chefe é o prefeito e no limite estadual, o governador é quem representa o Poder Executivo.

A ESCOLHA DEMOCRÁTICA E O PODER DE FISCALIZAR

Em um regime democrático (como é o Brasil), o representante do Poder Executivo é escolhido pelos cidadãos que possuem mais de dezesseis anos nas eleições. As eleições ocorrem de quatro em quatro anos.

Quando o chefe do Poder Executivo é eleito, o seu mandato dura quatro anos, podendo concorrer a uma reeleição.

O representante do Executivo deve nomear auxiliares (secretários ou ministros) para que a administração pública seja mais eficiente. Desse modo, por exemplo, em um Município há o secretário da Educação que cuida das escolas e centros municipais de educação infantil.

O poder do chefe do Executivo não é supremo e absoluto, ou seja, os vereadores e todos os segmentos da sociedade devem fiscalizar se as funções e atribuições estão sendo cumpridas e respeitadas as leis.

Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

O Poder Executivo possui representantes no âmbito estadual, municipal e federal, visando uma melhor organização administrativa.

Assinale a alternativa que indica o chefe do Poder Executivo estadual:

a) Prefeito

b) Governador

c) Presidente da República

d) Senador

QUESTÃO 2

Para que a administração pública possa ser exercida, o chefe do Poder Executivo possui funções.

Assinale a alternativa que demonstra uma função que é exercida pelo Poder Executivo:

a) Julgar pessoas que cometeram crimes.

b) Determinar e elaborar planos para a limpeza de ruas.

c) Elaborar as leis de uma cidade.

d) Decidir um processo judicialmente.

QUESTÃO 3

A administração dos bens públicos requer ações planejadas para atender o melhor interesse dos cidadãos.

Observe o bairro em que você mora e analise se os bens públicos existentes estão preservados e reflita o que poderia ser melhorado. Após as observações e reflexões registre as suas conclusões.

QUESTÃO 4

Os cidadãos devem acompanhar de perto as atividades realizadas pelo Poder Executivo, fiscalizando constantemente se o bem público está sendo bem cuidado.

Faça uma pesquisa e registre as informações:

a) Quem é o chefe do Poder Executivo na sua cidade?

b) Quem é o chefe do Poder Executivo em seu estado?

c) Quem é o chefe do Poder Executivo no Brasil?

Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Referências:
CANAL VAL ANDRÉ. Você sabe o que faz um Presidente da República ?  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8HfFJNseozM. Acesso em 12 abr. 2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

POLITIZE. O que é Poder Executivo? Disponível em: https://www.politize.com.br/poder-executivo-o-que-e/. Acesso em 12 abr. 2023.