You are currently viewing HISTÓRIA – O PODER DO ESTADO

HISTÓRIA – O PODER DO ESTADO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A sociedade em que vivemos é muito complexa e, todos os dias, as pessoas desenvolvem inúmeras e variadas relações. Para organizar tudo isso é preciso a existência de um Estado que promoverá a administração dos bens públicos, conduzindo o governo e as políticas.

O PODER DO ESTADO

 Disponível em: https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/Mapa-colorido-de-imagem-vetorial-de-Brasil/11543.html. Acesso em 24 mar. 2023.

A sociedade em que vivemos é muito complexa e nela as pessoas todos os dias desenvolvem diferentes relações. Para melhor organizar a coletividade e conduzir o governo é preciso haver uma entidade que é chamada de Estado. O Estado necessita de um território em que se estabelecem as normas decorrentes de seu poder. 

As primeiras organizações de Estado na Antiguidade possuíam profundas relações com os aspectos místicos e religiosos. No Egito Antigo, os faraós eram considerados a reencarnação de deuses e, por isso, eram conferidos poderes supremos.

Na Idade Média era comum haver monarcas ou reis com poderes absolutos, sendo que o Estado era personificado na própria pessoa, ou seja, o líder estava acima das leis.

Buscando maior participação nas estruturas de governo ocorreram Revoluções promovidas pelo povo. As revoluções questionaram os poderes absolutos dos governantes e clamaram por leis em que o povo pudesse ter garantias básicas de um Estado democrático.

ESTADO E PARTICIPAÇÃO DO POVO

O Estado existe para o povo e todo poder que ele possui emana ou vem da vontade do povo. As estruturas de Estados democráticos possibilitam que as pessoas participem da escolha dos representantes promovendo eleições.

Além disso, em um Estado democrático todos devem respeito às leis e à Constituição Federal. As normas seguem um processo para a sua criação e todos os cidadãos podem opinar e questionar. Mesmo depois que as leis já estejam valendo, é dever do povo fiscalizar se elas estão sendo cumpridas.

Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

O Estado democrático busca promover eleições para que as pessoas possam escolher seus representantes e participar das  decisões políticas. Faça uma pesquisa e registre as informações sobre as eleições no Brasil:

a) Quais os cargos políticos que as pessoas votam nas eleições para escolher os representantes?

b) De quanto em quanto tempo ocorrem as eleições?

c) Quem pode votar no Brasil?

QUESTÃO 2

As estruturas sociais são muito complexas e o Estado atua em diferentes áreas para garantir que os direitos fundamentais sejam vivenciados pelas pessoas.

a) Em sua opinião quais serviços essenciais o Estado deve promover para garantir uma boa qualidade de vida aos cidadãos?

b) Por quais razões é importante que as pessoas se interessem pelas decisões políticas? 

QUESTÃO 3

O Estado é composto por vários elementos que conferem identidade e possibilitam a melhor organização.

O termo utilizado para designar a quantidade de pessoas que vivem em uma área de um Estado é:

a) território.

b) povo.

c) população.

d) etnia.

QUESTÃO 4

Ao longo da história os Estados passaram por diferentes formas de se organizar.

Pode-se afirmar que é uma característica de organização do Estado no Egito Antigo:

a) a realização de eleições regulares.

b) a influência da religião nas estruturas do governo.

c) a ampla participação de todos os setores da sociedade.

d) a presença de um governante com poderes limitados e não absolutos.


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Referências:
CANAL GIZE ZA. Conceito de Revolução.  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x6wgb1J1HsA. Acesso em 24  mar. 2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

IBGE. População. Disponível em: https://ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em 24  mar. 2023.

OUTRO LADO DA HISTÓRIA. A civilização egípcia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I6K4N-SK3ik. Acesso em 24  mar. 2023.

POLITIZE. O que é Estado? Disponível em: https://conceitosdomundo.pt/povos-nomades-e-sedentarios/. Acesso em 24  mar. 2023.