You are currently viewing História – O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise: Absolutismo, mercantilismo, iluminismo e a emergência do capitalismo.

História – O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise: Absolutismo, mercantilismo, iluminismo e a emergência do capitalismo.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 10 de Março de 2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta aula, estudaremos as ações humanas entre os séculos XV e XVIII através de fatos históricos de longa e pequena duração. Vocês revisarão as noções de Antigo Regime e do Mercantilismo, seu braço econômico! Problematizam o iluminismo e a emergência do capitalismo.

Temática – O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise: Absolutismo, mercantilismo, iluminismo e a emergência do capitalismo. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mexico_ante_el_nuevo_orden_economico_y_su_impacto_en_el_contexto.jpg>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise: Absolutismo, mercantilismo, iluminismo e a emergência do capitalismo.

AGRUPAMENTO H | 8º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |HISTÓRIA | PROF.: UILSON

Absolutismo e Mercantilismo

Iniciaremos nossa aula de hoje analisando um mapa mental sobre “Absolutismo e Mercantilismo”. Peço que observem atentamente e façam as conexões sobre quando? Onde? Como?

Pela análise do mapa mental podemos perceber que o rei utilizava de poder absoluto no controle do Estado e do povo. Sustentava a nobreza e recebia apoio desta e da burguesia. No campo econômico o mercantilismo dava sustentação a essa prática.

Como já foi dito, não é possível estabelecer uma data fixa para quando os fatos históricos aconteceram. Mesmo com a existência do “Absolutismo e do Mercantilismo”, contradições começaram a existir e no século XVIII eclode como um movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime. Começando na Inglaterra e tendo seu auge na França. Vale lembrar que o iluminismo representou a forma da burguesia interpretar o mundo.

Acompanhem no vídeo abaixo a definição de iluminismo e suas características -“O iluminismo” no canal Project H, no site YouTube.

O Iluminismo (Resumo Rápido)

Alguns conceitos chaves são necessários para a melhor compreensão do iluminismo, liberalismo e de suas características. Para tanto, observe as definições a seguir.

Trechos de definições do Dicionário Houaiss da língua portuguesa para palavras relacionadas ao Iluminismo e do liberalismo:

Iluminismo s.m.1 movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico, o que implica recusa a todas as formas de dogmatismo, esp. o das doutrinas políticas e religiosas tradicionais; Filosofia das Luzes, Ilustração, Esclarecimento, Século das Luzes.

Liberalismo s.m. 1 ECON FIL POL doutrina baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal […] econômico ECON aplicação das doutrinas do liberalismo à economia, que se exprime pela defesa de mercados competitivos, em obediência ao princípio de que a lei da oferta e da procura é a única que deve influir na produção, no consumo e no mecanismo dos preços. […]

Liberdade s.f.  grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal 2 p.ext. conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei <l. religiosa> <l. de pensamento> […] 7 p.ext. possibilidade que tem o indivíduo de exprimir-se de acordo com sua vontade, sua consciência, sua natureza […]

Neoliberalismo […] ECON POL 2 doutrina, desenvolvida a partir da década de 1970, que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo […]

Progresso s.m. 1 ação ou resultado de progredir 2 movimento para a frente; avanço <após um dia de marcha, verificamos que o p. havia sido pequeno> […] 4 mudança de estado (de algo) que o move para um patamar superior; crescimento, desenvolvimento, aumento […]

Razão s.f. (sXIII) 1 faculdade de raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar; a inteligência <o homem tem o uso da r.> […] 8 FIL faculdade intelectual e linguística que distingue o ser humano dos outros animais 9 FIL faculdade humana da linguagem e do pensamento, voltada para a apreensão cognitiva da realidade, em contraste com a função desempenhada pelos sentidos na captação de percepções imediatas e não refletidas do mundo externo […]

Podemos ressaltar a grande importância desse movimento pois ele influenciou uma série de movimentos na Europa e fora dela que abalaram definitivamente o Antigo Regime ao longo dos séculos XVIII e XIX, como por exemplo a Independência dos EUA  e a Revolução Francesa; E é a base do pensamento contemporâneo em muitas sociedades ocidentais, no que diz respeito à organização política, econômica e social.

Liberalismo Econômico

O liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando o intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. As teses do liberalismo econômico foram criadas no século XVI com a clara intenção de combater o mercantilismo, cujas práticas já não atendiam às novas necessidades do capitalismo, sendo seu pressuposto básico a emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma.

O criador da teoria mais aceita na economia moderna foi Adam Smith, economista britânico, apontando como as nações iriam prosperar sob tal sistema. Nela ele confrontou as idéias de Quesnay e Gournay, afirmando que a desejada prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas pela atividade rural e nem comercial. Para Smith o elemento de geração de riqueza está no potencial de trabalho sem ter o estado como regulador e interventor. Outro ponto fundamental é o fato de que todos os agentes econômicos são movidos por um impulso de crescimento e desenvolvimento econômico, que poderia ser entendido como uma ambição ou ganância individual, que no contexto macro traria benefícios para toda a sociedade, uma vez que a soma desses interesses particulares promoveria a evolução generalizada, um equilíbrio perfeito.

Adam Smith teve também grande influência na derrubada da teoria mercantilista. Desmistificou a importância do ouro e da prata, equiparando esses metais às demais mercadorias.

Enquanto o liberalismo econômico favorece os mercados sem restrições por parte do governo, afirma também que o Estado tem um papel legítimo no fornecimento de bens públicos, segundo Smith.[3] O liberalismo econômico é também geralmente considerado contrário às ordens não-capitalistas, como o socialismo, socialismo de mercado e economias planificadas, as quais ainda estudarão.

Características do liberalismo econômico

Utilizem o mapa mental abaixo para poder identificar e compreender as características do liberalismo econômico.

Relembrando a aula – Nesta aula conceituamos Absolutismo e analisamos a estrutura econômica que era a base de tal poder. Analisamos e caracterizamos o iluminismo e liberalismo. Percebemos que essas mudanças prepararam o caminho para a emergência do capitalismo.

Atividade

Questão 1 –  Leia o texto extraído da Constituição Brasileira de 1988, posteriormente Identifique e transcreva do texto, dois princípios da Constituição Brasileira que contrariam a sociedade do Antigo Regime na França.

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I – a soberania;

II – a cidadania;

III – a dignidade da pessoa humana;

IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V – o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…).


Habilidade estruturante (EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
(GO-EF08HI01-A) Compreender o pensamento iluminista e a maneira como os pensadores do século XVIII desenvolveram a racionalidade, promovendo as ideias de liberdade e igualdade entre os indivíduos.
Referências:Constituição Brasileira de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em 01/02/2021.
HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LIMA, Gabriel Amato Bruno de. Iluminismo, Liberalismo e afins. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br//plano-de-aula/busca-em-casa?disciplina=Hist%C3%B3ria&anoPlanoAula=8%C2%BA%20ano> Acesso em 04 de Fevereiro de 2021.