You are currently viewing História – O Mercantilismo, o liberalismo e a gestação do Capitalismo.

História – O Mercantilismo, o liberalismo e a gestação do Capitalismo.

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Acompanhe as mudanças, as alterações e/ou permanências ocorridas ao longo do tempo e do espaço por meio do estudo da história. Vamos compreender para conhecer as relações entre o mercantilismo, liberalismo econômico e o capitalism? Para isso, vamos …

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Defina mercantilismo.

Questão 2

Quais relações podemos estabelecer entre liberalismo, iluminismo e a gestação do capitalismo? Explicite

Questão 3

Temos como característica fundamental do mercantilismo “a intervenção do Estado na economia”, explique essa frase exemplificando.

Questão 4

Apresente seis características do liberalismo econômico. Escolha duas delas, e explique-as.

Questão 5

Associe os números às suas respectivas definições.

1- Capitalismo comercial( ) é a fase que as mercadorias trocadas entre colônias e metrópoles são substituídas de manufatura por produtos industrializados, ou seja, produzidos por máquinas de forma exponencial. O capitalismo industrial criou uma produtividade absurda sob a promessa de melhorar a qualidade de vida, diminuir os custos de produção e criar uma nova era de prosperidade e progresso. 
2 – Capitalismo financeiro( ) Foi a primeira forma de capitalismo, surgiu a partir do mercantilismo e foi baseado em relações de exploração comercial entre a Europa e suas colônias na América, África e Ásia. Nesse período, as principais potências europeias: Portugal, Espanha, Holanda e França enriqueceram por meio da exploração de novos povos e terras.
3 -Capitalismo industrial( ) Nessa fase do capitalismo, o valor é atribuído não apenas às mercadorias, mas também à especulação em torno das relações que se estabelecem com essas mercadorias. Em outras palavras, tudo tornou-se passível de apostas e valorização.

SAIBA MAIS

Aperte playe e venha conhecer mais …

Canal Uilson Duarte. “Atividade 18ª 7° Ano E assim, o liberalismo”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=LvG9DXbvac8>. Acesso em: 14 dez. 2022.

Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1fAvDtSzDpRCTiRvSpgI5YDNIATjcBWJ3

Habilidade:(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
(GO-EF07HI17-A) Compreender que a modernidade possui suas próprias estruturas, lógica, ciência, saberes, cultura, comércio, política, bem como que a Europa e os territórios ocupados sofreram transformações nos campos: econômico, social, político e cultural, por meio de rupturas e continuidades.
Referencial teórico 
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos [1844] (trad. Jesus Ranieri). São Paulo : Boitempo, 2004: Prefácio; Salário, p. 19-38; Trabalho estranhado e propriedade privada, p. 79-90; Propriedade privada e trabalho; Propriedade privada e comunismo; Crítica da dialética e da filosofia hegelianas em geral; Propriedade privada e carências, p. 99-156.