You are currently viewing História – O meio ambiente e a história

História – O meio ambiente e a história

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

O meio ambiente e o espaço natural revelam muito sobre a história de um povo. Comunidades tradicionais, como as indígenas, mantêm uma profunda relação com os recursos naturais, que são essenciais para a sobrevivência. Atividades destrutivas, nas quais se incluem queimadas e desmatamentos, são um risco grave à continuidade dos povos.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

 Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/%c3%a1rvore-folhas-setas-flechas-6205521/. Acesso em 05 set. 2022

QUESTÃO 1

Leia o trecho da Carta da Terra para Crianças:

Carta da Terra para Crianças

Todas as pessoas nesta Terra têm que se alinhar para definir um novo futuro: proteger nosso meio ambiente e clima, respeitar os direitos humanos e, assim, criar um mundo onde todos possamos viver em paz e justiça. Temos a responsabilidade de salvar vidas, agora e no futuro.

A Terra é a nossa casa: A Terra é apenas um pequeno pedaço do nosso grande universo. A própria Terra está cheia de vida, numerosas plantas, animais e seres humanos. Para nossa sobrevivência, dependemos de nossa Terra, de sua água, do ar, das plantas e dos animais. Então, precisamos lidar com cuidado com a vida na Terra.

A situação do mundo: A forma como vivemos hoje tem um impacto negativo na Terra. Com a produção e consumo de diferentes bens, roubamos os recursos da Terra como água, ar, florestas e solos.

Ameaçamos o habitat e a diversidade de inúmeras plantas e animais. Em todo o mundo, observamos injustiças, guerras e pessoas que são obrigadas a passar fome ou a sofrer de doenças devido à alimentação inadequada ou insuficiente ou à falta de meios financeiros para consultar um médico.

 Disponível em:  https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/carta-da-terra-para-criancas. Acesso em 05 set. 2022

Agora que você, criança, recebeu essa carta da Terra, faça uma outra carta respondendo e informando quais os compromissos serão assumidos pela sua geração para que os recursos naturais sejam preservados.

QUESTÃO 2

Veja a charge a seguir que representa uma crítica e uma imagem de que o planeta está doente:

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/839428818025448083/. Acesso em 24 set. 2022

Em sua opinião, o que significa dizer que o planeta está doente? O que pode ser feito para remediar ou prevenir essa situação? 

QUESTÃO 3

Os diários são excelentes meios para o registro de informações, com o objetivo que as memórias fiquem preservadas.

Faça um registro em forma de diário, descrevendo como são as condições naturais da região e que você vive atualmente. Não se esqueça de realizar uma ilustração para que no futuro você também possa ter uma percepção visual do ambiente.

SAIBA MAIS

Você já pensou em se voluntariar e fazer parte de algum projeto que cuida da natureza?

Conheça o projeto “PLANTADORES DE ÁGUA” e se inspire!

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Projeto Plantadores de água” Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=azFG07AKqm0 Acesso 25 Set 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-5o-ano/

Componente Curricular:História
Habilidade:
(EF05HI10) Inventariar  os  patrimônios  materiais  e  imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Referências
GREENPEACE. Desmatamento em terras indígenas aumenta 64% nos primeiros meses de 2020. Disponível em:https://www.greenpeace.org/brasil/blog/desmatamento-em-terras-indigenas-aumenta-64-nos-primeiros-meses-de-2020/Acesso em 24 set. 2022.

PALAVRA CANTADA OFICIAL. Amazônia. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=lvXxa-q_oi8. Acesso em 24 set. 2022.

THOMAS, K. O homem e o mundo natural: mudança de atitude em relação às plantas e aos animais, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.