ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O meio ambiente e o espaço natural revelam muito sobre a história de um povo. Comunidades tradicionais, como as indígenas, mantêm uma profunda relação com os recursos naturais, que são essenciais para a sobrevivência. Atividades destrutivas, nas quais se incluem queimadas e desmatamentos, são um risco grave à continuidade dos povos.
O MEIO AMBIENTE E A HISTÓRIA
Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/%c3%a1rvore-folhas-setas-flechas-6205521/. Acesso em 05 set. 2022
Você já parou para pensar que o meio ambiente interfere diretamente no modo de vida das pessoas? Populações que habitam regiões muito frias têm estilos de vida totalmente diferentes daquelas que habitam lugares com forte incidência de calor.
Ao longo da história, agrupamentos humanos buscaram fixar-se em locais determinados e as características naturais, como clima, solo, vegetação e presença de rios, impactou nas estruturas de construções, nos hábitos culturais e nas atividades econômicas realizadas.
O grande problema está no fato de que certas atividades humanas são mais depredatórias do que conservacionistas, ou seja, destroem o meio ambiente sem a preocupação em preservar os recursos da natureza.
A destruição da natureza pode trazer como consequência a dizimação de comunidades tradicionais que dependem dos recursos para a sobrevivência. Além disso, é fundamental reconhecer que um dano ambiental em certa localidade não fica restrito somente à ela, podendo espalhar e afetar outras áreas.
A Constituição Federal Brasileira estabelece que o meio ambiente sadio e preservado é um direito de todos. Mas para que esse direito seja respeitado, todas as camadas sociais (governo, empresas e pessoas físicas) devem contribuir adotando práticas ambientalmente amigáveis.
O direito ao meio ambiente é um direito fundamental e consiste no direito de todos viverem em um ambiente ecologicamente equilibrado, sendo dever do Estado e da coletividade preservar e garantir esse direito para as presentes e futuras gerações.
Agora é com você, vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Leia o trecho da Carta da Terra para Crianças:
Carta da Terra para Crianças
Todas as pessoas nesta Terra têm que se alinhar para definir um novo futuro: proteger nosso meio ambiente e clima, respeitar os direitos humanos e, assim, criar um mundo onde todos possamos viver em paz e justiça. Temos a responsabilidade de salvar vidas, agora e no futuro.
A Terra é a nossa casa: A Terra é apenas um pequeno pedaço do nosso grande universo. A própria Terra está cheia de vida, numerosas plantas, animais e seres humanos. Para nossa sobrevivência, dependemos de nossa Terra, de sua água, do ar, das plantas e dos animais. Então, precisamos lidar com cuidado com a vida na Terra.
A situação do mundo: A forma como vivemos hoje tem um impacto negativo na Terra. Com a produção e consumo de diferentes bens, roubamos os recursos da Terra como água, ar, florestas e solos.
Ameaçamos o habitat e a diversidade de inúmeras plantas e animais. Em todo o mundo, observamos injustiças, guerras e pessoas que são obrigadas a passar fome ou a sofrer de doenças devido à alimentação inadequada ou insuficiente ou à falta de meios financeiros para consultar um médico.
Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/carta-da-terra-para-criancas. Acesso em 05 set. 2022
Agora que você, criança, recebeu essa carta da Terra, faça uma outra carta respondendo e informando quais os compromissos serão assumidos pela sua geração para que os recursos naturais sejam preservados.
QUESTÃO 2
Veja a charge a seguir que representa uma crítica e uma imagem de que o planeta está doente:
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/839428818025448083/. Acesso em 24 set. 2022
Assinale a alternativa que representa uma atitude humana que contribui para que o planeta não seja saudável e prejudique o meio ambiente:
(a) Realização de queimadas em pastagens.
(b) Reflorestamento de áreas vegetais.
(c) Retirada de areia de leitos de rios.
(d) Retirada de espécies animais de seu habitat.
QUESTÃO 3
Os diários são excelentes meios para o registro de informações, com o objetivo que as memórias fiquem preservadas.
Faça um registro em forma de diário, descrevendo como são as condições naturais da região e que você vive atualmente. Não se esqueça de realizar uma ilustração para que no futuro você também possa ter uma percepção visual do ambiente.
QUESTÃO 4
A diversidade natural do Brasil é impressionante. Os biomas são capazes de trazer uma riqueza única e particularizante de cada região, além de refletirem o modo de vida e tradições das populações locais.
A região em que está localizada o Estado de Goiás, possui como predominância o bioma:
(a) Caatinga.
(b) Pampas.
(c) Cerrado.
(d) Pradarias.
SAIBA MAIS
Você já pensou em se voluntariar e fazer parte de algum projeto que cuida da natureza?
Conheça o projeto “PLANTADORES DE ÁGUA” e se inspire!
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. GREENPEACE. Desmatamento em terras indígenas aumenta 64% nos primeiros meses de 2020. Disponível em:https://www.greenpeace.org/brasil/blog/desmatamento-em-terras-indigenas-aumenta-64-nos-primeiros-meses-de-2020/Acesso em 24 set. 2022. PALAVRA CANTADA OFICIAL. Amazônia. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=lvXxa-q_oi8. Acesso em 24 set. 2022. THOMAS, K. O homem e o mundo natural: mudança de atitude em relação às plantas e aos animais, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. |