You are currently viewing História – O medievo europeu: uma nova realidade!

História – O medievo europeu: uma nova realidade!

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental.

Sabemos que história é a ciência que investiga os vestígios (fontes históricas) do passado, analisando as intervenções humanas ao longo do tempo e identificando as mudanças e permanências ocorridas, com a finalidade de fornecer referências para a compreensão do presente e essa compressão deve nos orientar em nossas perspectivas de futuro, no sentido de orientar nossa vida.  Então, 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Observe a imagem e responda a questão.

Questão 1

A imagem faz parte de um rito/cerimônia realizado na Idade Média; Identifique qual rito e descreva-o.

Questão 2

A sociedade medieval era uma sociedade rural e estamental, dividida em três estamentos ou ordens sociais, cada qual com uma função, como demonstra a imagem abaixo:

Descreva a função de cada ordem social exemplificada acima.

Questão 3

Estabeleça diferenciações entre “escravidão” e a “servidão medieval”. 

SAIBA MAIS

Aperte o play e vamos conhecer mais!

Canal Uilson Duarte. “Atividade n° 18° 6° Ano Curiosidade Idade Média”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=WyJXWWS9rnQ>. Acesso em: 02 dez. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1GE0LyDcNZBjs1qy_oJ35QflvUcLTj044

Habilidade:(GO-EF06HI14-B) Situar o processo de fragmentação do poder político com o fim do império Romano e compreender a passagem do mundo Antigo para o mundo Medieval, bem como a sua nova forma de organização de poder econômico, sociopolítico, religioso e de trabalho.
Referencial teórico 
ANDERSON, Perry – Passagens da Antigüidade ao feudalismo. Porto, 1982.