You are currently viewing HISTÓRIA – O lazer é um direito

HISTÓRIA – O lazer é um direito

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

As atividades humanas cotidianas devem intercalar trabalho, estudo e momentos de relaxamento, descanso e diversão. Assim, conseguimos ter uma qualidade boa de vida e preservamos a saúde física e mental.

O LAZER É UM DIREITO

 Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/parque-jogando-bola-crian%C3%A7as-ver%C3%A3o-6688951/.Acesso em 10 nov. 2023.

Em nossas atividades cotidianas temos o direito ao lazer. Não é saudável para uma pessoa apenas trabalhar e estudar e não dedicar tempo a atividades de descanso, diversão e convívio familiar.

O direito ao lazer é reconhecido como um direito humano fundamental. Está previsto em diversos instrumentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Federal.

O direito ao lazer garante às pessoas o tempo e o espaço para descansar, se divertir, realizar atividades de lazer e praticar esportes. Ele também está relacionado ao direito à cultura e à participação na vida cultural e social da comunidade.

O lazer é importante para que as pessoas conservem a saúde física e mental, pois proporciona descanso, relaxamento e alívio do estresse. Além disso, o lazer também contribui para que tenhamos mais criatividade, contatos sociais, aprendizado de conhecimentos diversos e desenvolvimento pessoal. Por esses motivos, é essencial encontrar um equilíbrio entre o trabalho e o lazer na vida cotidiana.

Os espaços para lazer são locais destinados ao descanso, entretenimento e diversão das pessoas. É fundamental que existam espaços de lazer públicos e gratuitos, que podem incluir parques, praças, praias, cinemas, teatros, zonas de recreação, entre outros. Esses espaços são importantes para promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Crianças e adultos podem encontrar modalidades de lazer diferenciadas.

Entreviste um adulto e uma criança sobre as atividades de lazer preferidas e preencha as informações.

a) Entrevista com o adulto

1 – Qual a sua atividade de lazer preferida?

2 – Em que momentos de sua semana você costuma realizá-la?

3 – Por quais motivos você gosta de praticar a atividade?

b) Entrevista com a criança

1 – Qual a sua atividade de lazer preferida?

2 – Em que momentos de sua semana você costuma realizá-la?

3 – Por quais motivos você gosta de praticar a atividade?

QUESTÃO 2

Os espaços de lazer devem estar espalhados por várias regiões das cidades, para que todos tenham acesso.

Faça uma pesquisa dos espaços de lazer que existem na região da cidade em que você mora, informando as características, onde está localizado e quais atividades as pessoas podem realizar.

QUESTÃO 3

Os espaços de lazer são modificados ao longo do tempo e evoluem de acordo com as tecnologias e interesses sociais.

Qual espaço de lazer não era existente na Antiguidade e que hoje é comum nos centros urbanos:

a) Cinemas.

b) Praças.

c) Teatros.

d) Bosques com áreas verdes.

QUESTÃO 4

A cidade de Goiânia tem em sua estrutura vários ambientes para o lazer, que podem ser usufruídos pela população. 

Assinale a alternativa que representa um espaço de lazer existente na capital do Estado de Goiás:

a) Cristo Redentor.

b) Praia de Copacabana.

c) Bosque dos Buritis.

d) Museu do Ipiranga.


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
(GO-EF03HI12-A) Conhecer as atividades de lazer praticadas e/ou possibilitadas em seu município e comunidade, comparando com outros municípios, em diferentes tempos.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

PREFEITURA DE GOIÂNIA. Parques e bosques. Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/parques-e-bosques/. Acesso em 10 nov. 2023. 

RECORD TV GOIÁS. Parques de Goiânia melhoram cenário da cidade e tornam ambiente mais atrativo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4zkvAp7Bk0w. Acesso em: 10 nov. 2023.