You are currently viewing História – O ir e vir das pessoas

História – O ir e vir das pessoas

Olá, educando (a)!Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 07/10/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Olá criança, tudo bem com você? 

Durante a história humana os movimentos de migração são bastante comuns. Os processos migratórios possibilitaram que muitos povos levassem sua cultura para outras regiões do planeta, criando um grande mosaico de tradições e pluralidade.

No Brasil, várias comidas, danças, religiões e tradições que existem até os dias de hoje têm sua base nos conhecimentos tradicionais e hábitos trazidos pelos africanos, europeus e indígenas. 

Vamos para a nossa aula?

ATIVIDADE 1

Observe a imagem a seguir:

File:Pamonhas.jpg - Wikimedia Commons
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pamonhas.jpg/. Acesso em: 30/08/2021

No Brasil, muitas comidas tradicionais são uma herança cultural dos povos que realizaram movimentos migratórios e vieram para o nosso país. A pamonha é um alimento feito à base de milho de origem africana e que ainda faz parte da culinária goiana. Que delícia, não é mesmo? 

Faça uma pesquisa e elabore uma lista de comidas, danças ou estilos musicais que foram trazidos pelos imigrantes africanos e que fazem parte dos nossos hábitos atualmente.  

ATIVIDADE 2

Nem sempre mudar de um país para o outro é uma realidade fácil. Muitos imigrantes encontram situações difíceis para se adaptar ao novo local.

Em sua opinião, quais são as maiores dificuldades que as pessoas que realizam processos de migração enfrentam ao chegarem a outros países?

ATIVIDADE 3

Você sabia que a discriminação contra estrangeiros tem um nome? Chama-se xenofobia. Os movimentos xenofóbicos causam violência e muitas guerras pelo mundo.

1 – Procure no dicionário o significado da palavra xenofobia.

Segue o link de um dicionário online: https://www.dicio.com.br/gratis/

 2 – Agora que você conhece o sentido da palavra, quais atitudes podemos tomar para evitar práticas discriminatórias em relação aos imigrantes?

Ciclo da infância e adolescência:
Habilidade estruturante 
(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional) 
Referências:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pamonhas.jpg/