You are currently viewing História – O campo e a cidade: ontem e hoje

História – O campo e a cidade: ontem e hoje

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 06/05/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Pixabay

Olá crianças! Espero que esteja tudo bem com vocês. É muito bom estar aqui!
Hoje, iremos estudar e compreender sobre a relação campo-cidade.

Pegue seu material, assista a videoaula a seguir e mãos à obra! 

História | 4º Ano | Turma D

ATIVIDADE 1

A cidade é responsável por fornecer ao campo diversos equipamentos, serviços e atividades comerciais. Já o campo fornece à cidade matéria-prima para a produção de diversos produtos e ainda a alimentação que consumimos. 

ASSISTA AO VÍDEO DO CANAL “Turma da Mônica”:

Turma da Mônica – https://youtu.be/Bfx_E3zvnjc

 –  E AÍ? VOCÊ GOSTOU DO VÍDEO? Muito legal essa turminha.

Converse com seus familiares e desenhe em seu caderno os produtos que você usa na cidade e que são produzidos no campo. 

ATIVIDADE 2

Na nossa videoaula você viu que o município é formado pela área urbana (a cidade) e pela área rural (o campo) e que embora as duas partes possuam formas um pouco diferentes de vida, elas possuem também muitas relações. Você viu também que a vida no campo se modificou muito com o tempo e que algumas dessas mudanças está na tecnologia que faz parte de muitas propriedades da zona rural. Observe as imagens para responder a atividade.

 Imagem 1

Amish, Agricultor, Mangueiras De Tiragem, Arado
Pixabay

 Imagem 2

Trator, Agricultura, Campo, Máquina, Semear, Colheita
Pixabay

ATIVIDADE 3

Qual das imagens apresenta uma tecnologia mais avançada? Justifique sua resposta.

ATIVIDADE 4

Vimos que as formas de vida na cidade e no campo possuem diferenças. Uma forma de ilustrar isso é com a fábula de Esopo chamada “O rato do campo e o rato da cidade”, você já conhece? Se ainda não conhece, assista ao vídeo abaixo.

O rato do campo e o rato da cidade – Fabula de Esopo

Já vimos também que uma fábula é um gênero textual que tem a intenção de dar uma moral, ou seja, ensinamento através de uma história. Agora veja a fábula de forma escrita, leia com a sua família a fábula “O rato do campo e o rato da cidade” e depois crie uma moral para a história. 

Moral da história:  


Habilidade estruturante (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. 
(GO-EF03HI08-A) Conhecer os modos de vida da cidade e do campo observando as peculiaridades e as semelhanças, em suas culturas e modos de viver, pensar e produzir.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Referências:Fábula O rato do campo e o rato da cidade – vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LR1RuL208rY Acesso em: 27 mar 2021.
Fábula O rato do campo e o rato da cidade – texto. Disponível em: <https://www.santillana.pt/files/apps/mun3/assets/ratos.pdf> Acesso em: 27 mar 2021.
Chico Bento em Na Roça é diferente – vídeo: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc> Acesso em: 27 mar 2021.