You are currently viewing História – O Atlântico: entre rotas e caminhos

História – O Atlântico: entre rotas e caminhos

Esta proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Detalhe do mapa “Maris Pacifici”, o primeiro dedicado ao Pacífico, Ortelius, 1589. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos#/media/Ficheiro:Detail_from_a_map_of_Ortelius_-_Magellan%27s_ship_Victoria.png>. Acesso em: 1 jun. 2023.

As viagens marítimas no contexto das grandes navegações.

As viagens marítimas das Grandes Navegações desempenharam um papel fundamental no contexto histórico, econômico, cultural e científico da humanidade. Essas expedições representaram um marco de exploração e descoberta, abrindo novos horizontes para as civilizações europeias e estabelecendo conexões entre diferentes partes do mundo.

Em primeiro lugar, as viagens marítimas expandiram o conhecimento geográfico e cartográfico. Os navegadores exploraram novas rotas, mapearam novas terras e contribuíram para o desenvolvimento da cartografia, permitindo uma compreensão mais precisa do mundo. Isso impulsionou a ciência e o avanço da geografia, bem como facilitou o comércio e as futuras navegações.

Além disso, as expedições marítimas foram responsáveis pela conexão de diferentes culturas e civilizações. Os navegadores europeus estabeleceram contatos com povos nativos em diversas partes do mundo, promovendo a troca de conhecimentos, costumes e produtos. Essa interação cultural influenciou a história, a língua, a culinária e até mesmo a identidade de muitos países.

No aspecto econômico, as Grandes Navegações foram responsáveis pela abertura de novas rotas comerciais. Os navegadores buscavam encontrar caminhos alternativos para alcançar as riquezas do Oriente, como especiarias, sedas e metais preciosos. Essas rotas comerciais foram cruciais para o desenvolvimento do capitalismo europeu e para a consolidação dos impérios coloniais.

As viagens marítimas também tiveram um impacto duradouro na história mundial. A expansão dos impérios coloniais europeus levou à exploração e exploração de novas terras, muitas vezes à custa dos povos indígenas. Essa colonização teve consequências profundas nas estruturas sociais, políticas e econômicas, moldando o mundo como o conhecemos hoje.

Por fim, as Grandes Navegações inauguraram uma nova era de exploração e curiosidade pelo desconhecido. Os navegadores e suas expedições audaciosas despertaram um espírito de aventura e uma busca constante por novos horizontes. Suas viagens abriram caminho para futuras descobertas, estimularam o desenvolvimento da navegação e da tecnologia marítima, e deixaram um legado de coragem e perseverança.

Em suma, as viagens marítimas das Grandes Navegações foram de importância crucial para a história da humanidade. Elas expandiram fronteiras, conectaram culturas, impulsionaram a economia e inauguraram uma nova era de exploração. As descobertas e conquistas dessas expedições moldaram nosso mundo e continuam a inspirar gerações futuras a explorar o desconhecido.

Responda às Questões

Questão 1

Leia atentamente os dois tópicos abaixo e responda às perguntas em seu caderno.

  1. Pedro Álvares errou o caminho e encontrou as terras que seriam o Brasil por acaso? Ou já era um plano imperial?
  2. O Brasil foi descoberto ou invadido e saqueado?

Questão 2

Pesquise e escreva o significado de circum-navegação e o nome do primeiro ser a realizar tal façanha.

Questão 3

Durante as Grandes Navegações, os exploradores europeus buscaram novas rotas marítimas para alcançar diferentes destinos. Suas expedições abriram caminho para a exploração de novos territórios e estabelecimento de rotas comerciais. Mas você sabe quais foram as principais rotas exploradas durante esse período?

(A) Rota do Cabo: Contornando o sul da África, essa rota foi inicialmente traçada por Bartolomeu Dias e mais tarde seguida por Vasco da Gama, levando à descoberta de uma rota marítima para as Índias.

(B) Rota do Atlântico Norte: Explorada por exploradores como John Cabot, essa rota buscava um caminho para as Índias através do Oceano Atlântico Norte, chegando até as costas da América do Norte.

(C)Rota do Pacífico: A expedição liderada por Fernão de Magalhães buscou uma rota ocidental para as Índias, contornando a América do Sul e alcançando o Oceano Pacífico.

(D) Rota do Mediterrâneo: Utilizada pelos navegadores fenícios e posteriormente pelos portugueses, essa rota ligava o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e ao Oceano Índico, possibilitando o comércio com as ricas regiões do Oriente.

Questão 4

Fernão de Magalhães, um explorador português, liderou uma das expedições mais notáveis das Grandes Navegações. Sua rota buscava um caminho ocidental para as Índias, contornando a América do Sul. Essa jornada ficou marcada na história como a primeira circum-navegação do globo.

Mas você sabe qual foi a principal conquista dessa rota?

(A) Descoberta do Estreito de Magalhães: Magalhães encontrou um estreito estreito que conecta o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, possibilitando a passagem da sua frota de navios e abrindo uma nova rota para o comércio com as Índias.

(B) Chegada às Ilhas Molucas: Após a travessia do Pacífico, a expedição de Magalhães chegou às ricas e disputadas Ilhas Molucas, conhecidas como as “Ilhas das Especiarias”, estabelecendo uma rota direta para a obtenção de especiarias.

(C) Confirmação da redondeza da Terra: Ao completar a circum-navegação, a expedição de Magalhães confirmou a teoria de que a Terra é redonda, proporcionando um avanço significativo no conhecimento geográfico da época.

(D) Estabelecimento de colônias na América do Sul: Durante sua viagem, Magalhães estabeleceu colônias portuguesas em terras sul-americanas, iniciando a colonização europeia na região.

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
Referências bibliográficas:AMADO, Janaína; FIGUEIREDO, Luiz Carlos. Por TERRAS nunca dantes MAPEADAS. IN: Paulo MICELI (org.). Revista História Viva. Grandes Temas. Edição Especial Temática, no 14. Mar Português. A epopéia de um pequeno país europeu que iniciou no século XV a globalização. São Paulo: Duetto Editorial, 2006.