You are currently viewing História – Njinga a Mbande, Rainha do Ndongo e do Matamba

História – Njinga a Mbande, Rainha do Ndongo e do Matamba

Esta é uma proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

by Achille DevÈria, printed by FranÁois Le Villain, published by Edward Bull, published by Edward Churton, after Unknown artist, hand-coloured lithograph, 1830s. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_de_Sousa#/media/Ficheiro:Ann_Zingha.jpg>. Acesso em: 29 out. 2023.

As resistências

Ao longo dos séculos, diversas formas de resistência surgiram, moldadas pela coragem e determinação das comunidades oprimidas. Estas formas de resistência, muitas vezes, têm raízes culturais, políticas e sociais, e desempenham um papel crucial na luta pela liberdade e justiça.

Njinga a Mbande, Rainha do Ndongo e do Matamba

Njinga, também conhecida como Njinga Mbande ou Ana de Sousa Njinga Mbande, foi uma rainha guerreira do reino de Ndongo e Matamba, que está localizado no território atual de Angola. Ela nasceu em 1583 e faleceu em 1663. Njinga é lembrada por sua habilidade política e militar, liderando seu povo contra a colonização portuguesa no século XVII.

Ilustração contemporânea da rainha Jinga em negociações com os portugueses, datada de 1657

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_de_Sousa#/media/Ficheiro:Queen_Nzinga_1657.png>. Acesso em: 29 out. 2023.

Njinga tornou-se rainha em 1624, após a morte de seu irmão, Ngola Mbandi, e enfrentou várias batalhas contra os portugueses que estavam tentando expandir seu domínio na região. Ela foi uma líder astuta e diplomática, negociando tratados e alianças com diferentes potências regionais para resistir à ocupação portuguesa.

Sua resistência tenaz contra os colonizadores europeus e sua habilidade política fizeram dela uma figura lendária em Angola e em outras partes do mundo. Ela é frequentemente lembrada como uma heroína africana que lutou contra a opressão colonial.

Estátua de Dona Ana de Sousa, Ngola Ana Nzinga Mbande, rainha de Ndongo e Matamba, Luanda, Angola.

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_de_Sousa#/media/Ficheiro:Nzingambande.jpg>.Acesso em: 29 out. 2023.

Respoda às Questões

Questão 1

A história da humanidade está repleta de exemplos de resistência contra a dominação de um povo sobre outro. Diante da opressão, surgem diversas formas de resistência que desafiam sistemas injustos e promovem a igualdade. Esta questão explora algumas dessas formas de resistência, destacando a diversidade de estratégias adotadas por comunidades oprimidas para reivindicar seus direitos e liberdades.

Qual das seguintes opções representa uma forma de resistência não violenta adotada por comunidades oprimidas em resposta à dominação de um povo sobre outro?

(A) Boicotes econômicos e comerciais, visando enfraquecer economicamente os opressores.

(B) Utilização da violência como meio de reverter a opressão e restaurar a liberdade.

(C) Aceitação passiva da situação para evitar conflitos e confrontos diretos.

(D) Colaboração total com os opressores para minimizar represálias e promover a coexistência pacífica.

Questão 2

Em sua opinião, por que não estudamos muito sobre a história africana e afrobrasileira?

Questão 3

Njinga a Mbande, também conhecida como Rainha Nzinga, foi uma líder notável do Reino do Ndongo e do Reino do Matamba, que existiram na região que hoje é Angola. Sua história é marcada por coragem, estratégia política e resistência contra a colonização portuguesa no século XVII.

Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre Njinga a Mbande?

A) Ela foi uma poderosa rainha guerreira que liderou a resistência contra a colonização portuguesa em Angola.

B) Ela era uma princesa que se submeteu pacificamente ao domínio português, buscando uma coexistência pacífica.

C) Njinga a Mbande nasceu na Europa e foi enviada para Angola como uma emissária de paz.

D) Ela foi uma escritora e filósofa renomada, cujas obras influenciaram a literatura africana contemporânea.

Questão 4

Fala uma pesquisa sobre “Njinga a Mbande, também conhecida como Rainha Nzinga”. Anote sua pesquisa no caderno e depois escreva um pequeno texto sobre essa personagem.

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
(GO-EF07HI14-A) Compreender as especificidades das trocas materiais e simbólicas, internas e externas realizadas por povos africanos antes da colonização que envolvia aldeões, grandes reinos e povos árabes.
Referências bibliográficas:PANTOJA, Selma. Nzinga Mbandi: mulher, guerra e escravidão. Brasília: Thesaurus, 2000.WEBER, Priscilla Maria. Nzinga Mbandi representada através da resistência ao domínio português. Cantareira. Niterói, n.15, jul./dez., 2011. Resenha crítica.