You are currently viewing HISTÓRIA – MUNDO PESSOAL: EU, MEU GRUPO SOCIAL E MEU TEMPO (CONHECENDO ESCOLAS DE DIFERENTES TEMPOS E LUGARES)

HISTÓRIA – MUNDO PESSOAL: EU, MEU GRUPO SOCIAL E MEU TEMPO (CONHECENDO ESCOLAS DE DIFERENTES TEMPOS E LUGARES)

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE HISTÓRIA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 01/11/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

Alunos com elementos de sala de aula em fundo branco Vetor grátis

NESTA VIDEOAULA, VOCÊ IRÁ APRENDER SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE ESCOLAS EXISTENTES E AS EVOLUÇÕES NO ENSINO COM O PASSAR DO TEMPO. VEM COMIGO!

HISTÓRIA/ 1 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

HOJE, VIMOS AS ESCOLAS DE DIFERENTES TEMPOS E LUGARES. APRENDEMOS QUE COM O PASSAR DO TEMPO, VÁRIAS COISAS MUDARAM NO ENSINO E NA ESTRUTURA FÍSICAS DAS ESCOLAS, IREMOS VER AS DIFERENÇAS DE ESCOLAS RURAIS E URBANAS TAMBÉM, LEGAL NÉ!!!

COMPREENDEMOS COMO ESSAS MUDANÇAS FORAM POSITIVAS TANTO PARA OS ALUNOS, QUANTO OS PAIS E PROFESSORES, ESTREITAREM SUAS RELAÇÕES E AUXILIOU NO APRENDIZADO DOS ALUNOS TAMBÉM.


AGORA CHEGOU A SUA VEZ DE PENSAR… VAMOS LÁ CRIANÇAS PEÇA AJUDA DE UM ADULTO!!!


ATIVIDADE 1 –

POEMA: A ESCOLA É (PAULO FREIRE) 

ESCOLA É … 

O LUGAR QUE SE FAZ AMIGOS. 

NÃO SE TRATA SÓ DE PRÉDIOS, SALAS, QUADROS, PROGRAMAS, HORÁRIOS, CONCEITOS…

ESCOLA É SOBRETUDO, GENTE QUE TRABALHA, QUE ESTUDA QUE ALEGRA, SE CONHECE, SE ESTIMA.

 O DIRETOR É GENTE, O COORDENADOR É GENTE, O PROFESSOR É GENTE, O ALUNO É GENTE, CADA FUNCIONÁRIO É GENTE.

 E A ESCOLA SERÁ CADA VEZ MELHOR NA MEDIDA EM QUE CADA UM SE COMPORTE COMO COLEGA, AMIGO, IRMÃO.

NADA DE “ILHA CERCADA DE GENTE POR TODOS OS LADOS” NADA DE CONVIVER COM AS PESSOAS E DEPOIS, DESCOBRIR QUE NÃO TEM AMIZADE A NINGUÉM. NADA DE SER COMO TIJOLO QUE FORMA A PAREDE, INDIFERENTE, FRIO, SÓ.

IMPORTANTE NA ESCOLA NÃO É SÓ ESTUDAR, NÃO É SÓ TRABALHAR, É TAMBÉM CRIAR LAÇOS DE AMIZADE, É CRIAR AMBIENTE DE CAMARADAGEM, É CONVIVER, É SE “AMARRAR NELA”!

 ORA É LÓGICO… NUMA ESCOLA ASSIM VAI SER FÁCIL! ESTUDAR, TRABALHAR, CRESCER, 

FAZER AMIGOS, EDUCAR-SE, SER FELIZ. É POR AQUI QUE PODEMOS COMEÇAR A MELHORAR O MUNDO. 


                                                                                                        

DE ACORDO COM O POEMA “ESCOLA” DE PAULO FREIRE RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:

  1. O QUE É NECESSÁRIO PARA TER UMA ESCOLA CADA VEZ MELHOR? ________________________________________
  2. PAULO FREIRE FEZ UMA DESCRIÇÃO SOBRE A ESCOLA, E VOCÊ COMO DESCREVERIA A SUA ESCOLA? ________________________________

ATIVIDADE 2 –

PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO!!! VAMOS LÁ… FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO BEM CAPRICHADA DE SUA ESCOLA…

Menina de sorriso com livros prontos Foto gratuita

DISPONÍVEL EM PIXABAY. HTTPS://BR.FREEPIK.COM ACESSO EM 03 DE OUTUBRO DE 2021.

RELEMBRANDO! O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • RELEMBRAMOS O CONCEITO DE ESCOLA;
  • APRENDEMOS QUE EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE ESCOLA, DE TAMANHOS VARIADOS E ESTRUTURAS TAMBÉM;
  • DIFERENÇAS DE ESCOLAS RURAIS E URBANAS;
  • DIFERENÇAS DAS ESCOLAS DE ONTEM COM AS ESCOLAS DE HOJE…
  • ATIVIDADES.

HABILIDADES ESTRUTURANTES(GO-EF01HI08-B). CONHECER A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR A QUAL FAZ PARTE. COMPARAR O COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES EM OUTRAS ÉPOCAS COM O COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA ATUALIDADE, UTILIZANDO DIFERENTES FONTES E DOCUMENTOS.
(GO-EF01HI08-C). DIFERENCIAR OS TIPOS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: PÚBLICAS, PRIVADAS, RURAIS, URBANAS, TRABALHANDO AS NOÇÕES DE TRANSFORMAÇÕES E SIMULTANEIDADES, MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS.
 

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.DIAS, ADRIANA MACHADO; BELLUSCI, MARIA EUGENIA. NOVO PITANGUÁ: HISTÓRIA. 1 ª ED. MODERNA: SÃO PAULO.2017.FREIRE, PAULO. A ESCOLA. DISPONÍVEL EM HTTP://WWW.CASCAVEL.PR.GOV.BR/ARQUIVOS/07082015_POEMA__A_ESCOLA.PDF ACESSO EM 03 DE OUTUBRO DE 2021.IMAGENS RETIRADAS DO SITE:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/