You are currently viewing História – Mudanças ao Longo do Tempo

História – Mudanças ao Longo do Tempo

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Mudanças ao Longo do Tempo

Olá estudante!

Faça a leitura atenta!

Viajando pelas Transformações das Comunidades

• De acordo com o texto, o que aconteceu com João e Maria enquanto brincavam no parque?
  • Você acha que as comunidades mudaram muito ao longo do tempo? Por quê?
  • Como você imagina que será a comunidade do futuro, com base no que leu no texto?

No passado, as pessoas viviam em casas simples, geralmente perto de rios ou áreas boas para plantar comida. Elas se comunicavam usando mensageiros ou sinais visuais, como fogueiras.

Com o tempo, novas tecnologias como a roda e a escrita surgiram, ajudando no desenvolvimento das sociedades. Grandes cidades começaram a se formar, com governos mais complexos e comércio movimentado.

Durante a Revolução Industrial, máquinas a vapor mudaram completamente a maneira como as pessoas trabalhavam e viviam. Muitas pessoas deixaram o campo para trabalhar nas fábricas das cidades.

No século XX, tecnologias como eletricidade, telefone e automóvel transformaram ainda mais as comunidades. As cidades cresceram rapidamente e novas formas de transporte, como o metrô, surgiram.

Hoje, vivemos em um mundo onde as comunidades estão muito interligadas. A tecnologia desempenha um papel importante em nossas vidas, desde como nos comunicamos até como trabalhamos. No entanto, as cidades enfrentam desafios como poluição e desigualdade social.

QUESTÃO 1

Ao longo da história, as comunidades mudam de várias maneiras, incluindo em sua aparência, estruturas sociais, economia e tecnologia. As comunidades antigas seguiam o perfil

(A) As pessoas viviam em casas luxuosas e urbanas.

(B) A comunicação era principalmente por meio de tecnologias como telefone e internet.

(C) As comunidades eram geralmente localizadas em áreas favoráveis para a agricultura.

(D) O comércio era limitado devido à falta de desenvolvimento tecnológico.

QUESTÃO 2

Realize uma entrevista com um familiar ou amigo mais velho sobre as transformações nas comunidades. Deixe aqui o seu registro:

Entrevistado
Data de nascimento

QUESTÃO 3

É muito importante entender sobre as mudanças nas comunidades ao longo do tempo, pois

(A) É necessário ignorar as lições do passado.

(B) É necessário compreender melhor o presente e planejar o futuro.

(C) É necessário compreender que as mudanças não têm impacto significativo.

(D) É necessário entender que as comunidades nunca mudam.

QUESTÃO 4

Analise os impactos das transformações nas comunidades ao longo do tempo, considerando aspectos como mudanças tecnológicas, urbanização e desafios enfrentados atualmente. Como essas transformações influenciaram a vida das pessoas e as dinâmicas sociais nas comunidades? Os impactos são apenas positivos? Registre em forma de texto!

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
(EF04HI02-A) Compreender que a trajetória dos grupos humanos, ao longo do tempo, está marcada por grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade.
(EF04HI02-B) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo e os marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.) que influenciaram a trajetória dos grupos humanos.
(EF04HI03-A) Perceber que as mudanças na história ocorrem em ritmos diferentes, algumas mais rápidas (tecnologia, moda, etc.) e outras mais lentas ( hábitos e costumes), dando impressão de que estão paradas no tempo e, por isso, consideradas muitas vezes como “permanências”.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.